Tabela, horários, regulamento e mais: saiba detalhes sobre a Copa Rio Feminina

Saiba também como chega o Vasco da Gama para a competição, que abre o calendário do futebol feminino para as Meninas da Colina.

Comissão técnica do futebol feminino do Vasco
Comissão técnica do futebol feminino do Vasco para 2023 (Foto: Matheus Lima/Vasco)

A Copa Rio Feminina de 2023 começa neste sábado (18), com um duelo antecipado da terceira rodada entre Fluminense e Flamengo, no Estádio das Laranjeiras, às 15h (de Brasília). Esta é a primeira vez que a competição é disputada pela modalidade. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se enfrentam em turno e returno, somando três rodadas em cada, no formato de pontos corridos. O time que acumular o maior número de pontos ao final dos dois turnos será o grande campeão.

Times participantes

  • Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Tabela da Copa Rio Feminina 2023

Turno

  • (Sáb – 18/02 – antecipação da 3ª rodada do turno) – 15h – Fluminense x Flamengo – Laranjeiras
  • (Qua – 22/02 – antecipação da 2ª rodada do returno) – 15h – Flamengo x Botafogo – Gávea
  • 1ª rodada:
    Dom (05/03) – 15h – Fluminense x Botafogo – Laranjeiras
    Dom (05/03) – 15h – Flamengo x Vasco – Gávea
  • 2ª rodada:
    Qua (08/03) – 15h – Vasco x Fluminense – Nivaldo Pereira
    Qua (08/03) – 15h – Botafogo x Flamengo – Caio Martins
  • 3ª rodada:
    Sáb (11/03) – 15h – Vasco x Botafogo – Nivaldo Pereira

Returno

  • 1ª rodada:
    Sáb (18/03) – 15h – Botafogo x Fluminense – Caio Martins
    Sáb (18/03) – 15h – Vasco x Flamengo – Nivaldo Pereira
  • 2ª rodada:
    Sáb (25/03) – Fluminense x Vasco – Laranjeiras
  • 3ª rodada:
    Sáb (01/04) – 15h – Flamengo x Fluminense – Gávea
    Sáb (01/04) – 15h – Botafogo x Vasco – Caio Martins

Regulamento

A Copa Rio Feminina será disputada entre fevereiro e abril de 2023, em um formato de pontos corridos. O campeonato será dividido entre turno e returno, com três rodadas cada. Os quatro clubes cariocas disputam entre si e, ao final das duas etapas da competição, o time que somar o maior número de pontos será o campeão.

Ocorrendo empate em número de pontos entre duas ou mais equipes ao final das seis rodadas, o campeão será definido, sucessivamente, através dos seguintes critérios de desempate:

  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols pró;
  • Confronto direto, somente entre dois clubes;
  • Menor número de cartões amarelos e vermelhos;
  • Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

Para a edição da Copa Rio Feminina de 2024 estarão classificadas as duas melhores equipes na classificação geral do Campeonato Estadual Feminino de 2023 e os participantes da atual edição. No total, serão seis participantes.

A atual Copa Rio Feminina não contará com premiação financeira e não há rebaixamento.

Como chegam os quatro participantes?

Botafogo

O Botafogo chega com mudanças de comando na Copa Rio. Após o time ser eliminado nas quartas de final da Série A2 do último Brasileirão Feminino, Gláucio Carvalho, que treinou o profissional no ano passado, passou a ser o coordenador técnico do clube. Com isso, Gustavo Roma, ex-técnico do sub-20, assumiu o posto de comandante do time.

Seis jogadoras reforçaram as Gloriosas nesta temporada. São elas: as atacantes Drika, ex-Fluminense, Thaynara, ex-Vasco, Elisa, ex-Minas Brasília, Maísa, ex-Ferroviária, além da meio-campista Kamila e a lateral-direita Jéssica Bahia, ex-Fluminense. Ainda não se sabe qual será o time principal para a competição.

Flamengo

O Flamengo iniciou a temporada no futebol feminino sendo vice-campeão da Supercopa Feminina, contra o Corinthians. O título da Ladies Cup no ano passado e a vaga na final da Supercopa foram conquistas importantes para a equipe, que passou por uma reformulação do elenco em 2022.

Para esta temporada, o Flamengo contratou seis jogadoras. São elas: Thais Regina, Nath Pitbull, Karol, Gaby Louvain, Tuca e Agustina. Provavelmente, a escalação para a Copa Rio não deve ser diferente em relação à Supercopa, mas o técnico Luis Andrade pretende dar rodagem para a equipe neste início de temporada.

Fluminense

A Copa Rio será um teste para o Tricolor, que busca uma temporada melhor do que a realizada no último ano. Em 2022, o time sequer se classificou para o mata-mata da Série A2 do Brasileirão Feminino. Para este ano, porém, o elenco passou por uma reformulação e recebeu 16 novas atletas. O técnico Hoffmann Túlio avaliou como positivo o início de trabalho e destacou a seriedade da equipe.

– Estamos com um início de trabalho muito bom. Fizemos todas as avaliações com as novas atletas. É muito tranquilo trabalhar com pessoas sérias e comprometidas. Em três semanas, conseguimos perceber isso e entender o espírito do Fluminense. Vamos buscar disputar a Copa Rio da melhor forma possível, depois o nosso grande objetivo é conquistar o acesso para a Série A1 do Brasileiro e chegar na final do Campeonato Carioca.

Vasco

O Vasco está passando por uma reformulação no departamento de futebol feminino. Recentemente, o técnico Antony Menezes foi demitido junto a outros profissionais, como o diretor Raphael Milenas, o preparador físico Lui Toledo, a auxiliar técnica Pretinha, o supervisor Ricardo Rocha e o técnico da base Leonardo Santos.

Para a nova fase da categoria, o Vasco anunciou a treinadora Jaqueane Correa, que exercia a função de auxiliar técnica no Flamengo, e não renovou com algumas jogadoras da temporada passada. A equipe ainda está iniciando a reformulação junto à nova comissão. Ainda não se sabe qual será o time titular para a temporada. Há poucos dias da estreia, o time principal ainda não se reapresentou e o Vasco dispensou as jogadoras da base.

No ano passado, o Vasco disputou a Série A2 do Brasileiro Feminino, mas somou apenas três pontos na Primeira Fase e não passou para as Quartas de Final.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Rayan mostra personalidade e ganha prestígio com Diniz

Atacante da base do Vasco da Gama, Rayan teve boa atuação na vitória sobre o Fortaleza, no sábado (17), pelo Brasileiro.

Ricardo Sá Pinto relembra episódios de violência em passagem pelo Vasco

Técnico português, Ricardo Sá Pinto teve curta passagem pelo Vasco da Gama e não deixou saudades na torcida.

Vegetti se aproxima da temporada mais artilheira da carreira

Goleador e capitão do Vasco da Gama, o argentino Pablo Vegetti já balançou as redes 17 vezes em 26 jogos em 2025.

Veja os 50 gols marcados por Vegetti com a camisa do Vasco

Atacante argentino do Vasco da Gama, Vegetti marcou duas vezes na vitória contra o Fortaleza e atingiu a marca de 50 gols pelo Cruzmaltino.

Danilo Boza se derrete pela torcida do Vasco

Ex-zagueiro do Vasco da Gama, Danilo Boza joga atualmente no Urawa Reds, do Japão, que irá disputar o Mundial de Clubes.

Bastidores de Vasco 3 x 0 Fortaleza tem emoção de Diniz e discurso de Pedrinho

Vasco da Gama bateu o Fortaleza por 3×0, em São Januário e voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de cinco jogos.

Ingressos para Fluminense x Vasco pelo Brasileiro 2025

Confira as informações sobre a venda de ingressos para o clássico entre Fluminense e Vasco, no Maracanã, no próximo sábado.

Fluminense terá 5 desfalques para o jogo contra o Vasco

Além dos 4 machucados, o Fluminense não terá o volante Nonato, suspenso, para o jogo contra o Vasco, pelo Brasileiro.

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.