Sub-20: Siston, Carlos Brazil e Laranjeira comentam título da Supercopa do Brasil

Diogo Siston, Carlos Brazil e Laranjeira comemoraram a conquista do título da Supercopa do Brasil Sub-20, pelo Vasco da Gama.

Vasco é campeão da Supercopa do Brasil Sub-20
Vasco é campeão da Supercopa do Brasil Sub-20 (Foto: Bruno Lopes)

O ano de 2020 entrou para a história das divisões de base do Vasco da Gama. Apesar de poucas competições devido a pandemia de Covid-19, a equipe Sub-20 foi a única a não ter competições canceladas. Apesar do calendário enxuto, com jogos em dias seguidos por diferentes competições, o Gigante da Colina venceu o Campeonato Carioca, sendo campeão invicto da Taça Guanabara e conquistou os títulos inéditos da Copa do Brasil e da Supercopa do Brasil, garantindo vaga na Copa Libertadores da América Sub-20 de 2021.

A temporada que terminou no último domingo (21/02), em Cariacica-ES, começou em março de 2020, no Estádio Moça Bonita. O Vasco venceu o Boavista na estreia da Taça Guanabara por 2 a 0, gols de MT e Arthur. Apenas esse jogo aconteceu antes de pausa devido a pandemia do Covid-19. Somente em setembro, com protocolos de saúde estabelecidos, o campeonato retornou. O Vasco teve uma sequência avassaladora, se classificando na primeira colocação com seis vitórias e um empate. Ganhou da Cabofriense nas quartas de final, passou pelo Bangu na semifinal e se sagrou campeão após vencer os dois jogos decisivos contra o Madureira.

Campeonato Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil aconteciam ao mesmo tempo, com a vaga garantida na final do Carioca, a equipe treinada até então por Alexandre Grasseli pôde dar rodagem aos meninos e focar na Copa do Brasil. Como Grasseli integrou a comissão técnica dos profissionais, seu auxiliar, Diogo Siston assumiu a equipe.

– No início do meu trabalho com o grupo, tivemos um momento que ou perdíamos ou a partida terminava empatada. Porém em nenhum momento deixamos de acreditar no trabalho, creio que essa conquista de hoje foi a coroação de um trabalho sólido que vem sendo implementado aqui no Vasco.

Na Copa do Brasil, a campanha começou contra o Trem-AP, vitória por 2 a 0 e classificação para enfrentar o Moto Club do Maranhão nas oitavas de final. Dessa vez, jogos de ida e volta: empate por 2 a 2 no Maranhão e vitória por 4 a 1 no Nivaldo Pereira. O Avaí foi o adversário das quartas de final e o Vasco venceu os dois jogos, 1 a 0 na Ressacada e 3 a 0 no Nivaldo Pereira. Os jogos das semifinais foram intercalados com a final do Campeonato Carioca. Na semifinal, classificação heroica e homenagens, o Vasco empatou com o Atlético-MG por 1 a 1 no primeiro jogo e venceu o jogo de volta por 1 a 0 em São Januário, uma vitória para homenagear o roupeiro Henrique, que faleceu horas antes do jogo em decorrência de complicações da Covid-19. A grande decisão foi contra o Bahia, na ida, em Pituaçu, Vasco conseguiu uma virada e venceu por 2 a 1. No jogo de volta, em São Januário, emoção até o fim. Nos acréscimos, Caio Eduardo fez o gol do inédito título que coroou um trabalho longo de reestruturação da base, organizado por Carlos Brazil.

– É histórico! Um prêmio para os meninos, para todos da comissão técnica que trabalham diariamente, é um momento histórico para o clube. Esse título serviu também para amadurecer ainda mais os atletas e torço para que eles possam chegar no profissional preparados para os novos desafios – disse Carlos Brazil.

Se a Copa do Brasil coroou todo o trabalho, o título da Supercopa fechou com chave de ouro o ciclo dos atletas nascidos em 2000. Laranjeira, João Pedro e Caio Lopes fizeram o último jogo pela equipe Sub-20. Os atletas estouraram a idade com o fim de 2020, mas puderam jogar a Supercopa já que o campeonato é referente a esse ano.

– Começamos a decisão muito focados, vinha dando quase tudo certo para nós. Porém bastaram dois descuidos e a equipe deles, que é muito qualificada conseguiu ressurgir no jogo. Mas a gente merece todas essas conquistas, por tudo que trabalhamos e por todas as dificuldades que passamos – disse Laranjeira.

Fonte: Site Oficial do Vasco

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.