Sub-20: Alexandre Grasseli fala sobre retorno ao Vasco

O novo técnico da equipe Sub-20, Alexandre Grasseli, falou sobre o retorno ao Vasco e da expectativa para disputa da Copa RS.

O Vasco acertou no início da semana o retorno de Alexandre Grasseli. Coordenador técnico da base em boa parte do ano de 2018, o profissional voltou ao clube para assumir o comando da equipe Sub-20. Ele já teve os primeiros contatos com o grupo de jogadores e iniciou a preparação para a disputa da Copa RS, que começa na próxima semana. Em bate-papo com o Site Oficial, Grasseli falou sobre a estrutura vascaína nas categorias de base, sobre o que o motivou nesta volta e como ele encontra o elenco que comandará.

– Foi uma honra ter participado do início desse projeto. Acreditei na ideia do Brazil e no potencial do Vasco em relação a formação. Foi um início muito interessante. Era uma função nova, mas no ano que fiquei aqui, acredito que alcançamos a maioria dos objetivos. Agora, retornando com o projeto mais estruturado, amadurecido, a gente percebe que a sequência foi muito boa. O Vasco, no que se refere a categoria de base, tem uma metodologia já desenvolvida e isso acontece do Sub-6 ao Sub-20. O que é extremamente importante para o processo de formação. No Sub-20, em especial, encontrei um elenco muito qualificado, acostumado a decisões, apesar de ser um time praticamente renovado para a Copa RS, mas vejo como um momento importante devido a todos esses fatores e vejo que aumenta a responsabilidade de dar sequência a um trabalho que vem acontecendo de maneira positiva – disse o treinador.

Na edição de 2018, o Cruzmaltino chegou até a semifinal da Copa RS. Neste ano, a equipe está no Grupo C da competição, ao lado de Defensor Sporting Club (URU), Racing Club de Avellaneda (ARG) e Palmeiras. O novo comandante da equipe Sub-20 dos Meninos da Colina falou sobre o trabalho realizado pelo antecessor Marcos Valadares, explicou como pretende implementar seu estilo com o grupo e o que o torcedor vascaíno pode esperar para esta competição.

– O Marcos Valadares dispensa comentários em relação a competência e tudo que ele fez aqui no Vasco. Evidentemente, é um novo comando, eu tenho as minhas ideias mesmo sabendo que o clube tem uma metodologia de trabalho. Algumas ideias pontuais, cada treinador tem a sua. Para essa competição, acho um pouco complicado uma mudança drástica. Conseguimos nestes três, quatro dias de trabalho, colocar um pouco o que a gente pensa em relação a formação tática, comportamento do jogador… sinto que foi bem aceito pelo grupo. Compartilhamos muitas ideais e chegamos a algumas definições para levar ao Rio Grande do Sul. Tenho falado com eles sobre a importância de conquistar títulos, pensar grande. Não vai ser diferente. O Vasco vai sempre buscar as primeiras colocações – afirmou Grasseli, que por ter trabalho no clube em 2018, tem um conhecimento de grande parte do grupo:

– Eu conheço praticamente 80, 85% do elenco. Acompanhei desde o Sub-17 até a virada pro Sub-20. Acredito que a Copa RS é uma competição para buscarmos as primeiras colocações, mas também observar de um modo geral os jogadores e o comportamento da equipe visando também a Copa São Paulo. É praticamente o mesmo grupo nas duas competições e nos dá a segurança de brigar pelo topo nas duas competições. Em relação ao tempo de trabalho, acredito que a experiência de mais de 20 anos trabalhando na base já nos dá e encurta alguns caminho para saber até onde vamos, até onde cobra, onde aperta. O mais importante é a organização que encontramos aqui e os jogadores percebem isso. Quando você chega e tenta influenciar positivamente neste bom ambiente, as coisas tendem a funcionar de forma positiva.

FICHA TÉCNICA

Nome: Alexandre Grasseli de Souza
Nascimento: 05/05/1974
Nacionalidade: Brasileiro
Clubes: América-MG, Cruzeiro, Tupi-MG (Profissional), Nacional-MG (Profissional), Atlético Petróleos de Luanda-ANGOLA (Profissional), Rio Branco-SP (Profssional), Sport (Auxiliar Técnico), Vasco (Coordenador Técnico da base)

Títulos: Campeão Mineiro Sub-15 (América-MG/2004), Campeão Mineiro Sub-20 (América-MG/2008), Campeão Brasileiro Sub-20 (Cruzeiro/2010), Campeão Dallas Cup (Cruzeiro/2010), Campeão Terborg e Den Haag (Cruzeiro/2011), Campeão Mineiro Sub-17 (Cruzeiro/2006. 2007 e 2009)

Site Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Serginho em treino do Vasco
Vasco pretende negociar jogadores sem espaço no elenco

A diretoria do Vasco da Gama pretende negociar pelo menos três jogadores sem espaço no elenco para a próxima temporada.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Veja como estão as recuperações dos lesionados no Vasco

O Vasco da Gama terá o período sem jogos para recuperar alguns jogadores lesionados para a próxima temporada.

Paulo Henrique celebra gol contra o Botafogo
Paulo Henrique faz balanço da temporada pelo Vasco e projeta 2025

Titular do Vasco da Gama na reta final da temporada de 2024, Paulo Henrique faz balanço sobre o ano e projeta 2025.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco abre negociação com Paulo Pezzolano, ex-técnico do Cruzeiro

O Vasco da Gama segue de olho no mercado em busca de um novo comandante para 2025 e abre negociações com Paulo Pezzolano, ex-Cruzeiro.

Coutinho em lance de gol contra o Atlético-MG
Philippe Coutinho sofre desvalorização de mercado em 2024; veja ranking

Philippe Coutinho, do Vasco da Gama, está na lista dos jogadores que mais desvalorizaram na temporada de 2024.