STJ e TJ-RJ avaliam futuro da eleição do Vasco; especialista analisa o caso

O STJ e o TJ-RJ ainda avaliam o futuro das eleições do Vasco da Gama, que tem como ganhadores Leven Siano e Jorge Salgado.

Jorge Salgado e Leven Siano
Jorge Salgado e Leven Siano (Foto: ge)

O processo eleitoral do Vasco segue na Justiça, mesmo após duas votações. No último sábado (14), com pleito híbrido (presencial e virtual), Jorge Salgado foi o mais votado pelos sócios. Uma semana antes, Leven Siano recebeu o maior número de votos numa eleição exclusivamente presencial e bem conturbada.

“Está tudo errado, mas a eleição que vale hoje é a do dia 7 de novembro”, ressalta Martinho Neves, advogado especialista em direito esportivo. Isso porque a decisão do Superior Tribunal de Justiça que suspendia o pleito presencial foi revista. Com a retratação do juiz, a liminar do desembargador Camilo Ribeiro Rulière, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro passou a vigorar novamente.

“Obrigado aos milhões de vascaínos que entenderam que dignidade e honra são valores inegociáveis. STJ retrata sua própria decisão e decisão do TJ-RJ por eleições dia 7/11 na forma do estatuto do clube voltam a valer na sua integridade. Deu Vasco”, publicou Leven Siano no Twitter ao se intitular o o novo presidente do Vasco.

Nesta segunda-feira (16), a eleição do dia 7 foi protocolada na secretaria do clube, a pedido do vice-presidente do Conselho Deliberativo. Num primeiro momento, Sergio Romay foi impedido, mas logo conseguiu o registro da ata, depois da aprovação do departamento jurídico do Vasco.

Mas ainda não acabou. “A liminar do desembargador para a suspensão da decisão de primeira instância que tinha autorizado a eleição virtual ainda será analisada pelo colegiado”, avisa Martinho Neves. Há um agravo interno a ser julgado. O magistrado deve ouvir a manifestação das partes e colocar o julgamento na pauta da Câmara Recursal.

Há também uma ação de reconsideração na Justiça, movida pelo presidente da Assembleia Geral do Vasco, Faués Cherene Jassus, o Mussa. A expectativa é a de que o Tribunal de Justiça do Rio reconsidere a decisão frente ao argumento de que não havia convocação válida para a realização do pleito no dia 07 de novembro, uma vez que a convocação realizada pelo atual presidente, Alexandre Campello, foi suspensa por decisão judicial em duas instâncias, nos dias 2 e 3/11. Além disso, os fatos que se seguiram após o descumprimento da decisão do STJ colocam o pleito sob suspeita.

Um dos conselheiros do Vasco, que pediu para não ter o nome revelado, contou ao Lei em Campo que a decisão do STJ, enquanto esteve em vigor, não foi cumprida no dia da eleição presencial. “O pleito não foi suspenso e a eleição concluída com portões fechados. As urnas foram violadas depois de lacradas e a contagem dos votos ocorreu com a presença dos fiscais de apenas duas das cinco chapas.”

“O STJ, por excesso de zelo, optou por fazer a suspensão da eleição. Não é o momento de se entrar no mérito se foi justo ou injusto. Deve-se avaliar tão somente se o processo eleitoral está previsto no estatuto do clube ou não. Se alguns princípios garantidos pela Constituição estão presentes, como transparência, devido processo legal e autonomia da entidade. Tem que se tomar muito cuidado para o judiciário não extrapolar o seu limite regulatório, para não interferir na autonomia do clube”, lembra Gustavo Lopes, advogado especialista em direito esportivo.

Em relação aos dois processos que correm na Justiça, a reconsideração é o mais rápido. A decisão seria monocrática. Se o desembargador entender que foi levado ao erro pode reconsiderar imediatamente.

“Eu queria fazer um convite ao candidato Leven. Todos nós vascaínos já estamos cansados dessa confusão judicial. A imagem de nosso clube está sendo muito desgastada. Eu não tenho nenhuma ação na Justiça nessa confusão eleitoral. Por isso, faço um apelo ao candidato Leven para retirar todos os seus processos judiciais e deixarmos que essa decisão ocorra no mais curto espaço de tempo possível, pelo bem do nosso Vasco”, escreveu Jorge Salgado no Twitter, candidato eleito pela votação do dia 14.

O Vasco é o primeiro de 11 clubes que terão eleições até dezembro. Cada pleito terá suas características, mas é possível que novos processos conturbados e judicializados ocorram. Resta torcer para que esta expectativa não se concretize.

Fonte: Coluna Lei em Campo

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
26 comentários
  • Responder

    A justiça tinha que pegar os dois nomes que ganharam fazer uma nova votação e acompanhar tudo para não ter falcatrua e quem ganhar ganhou.

  • Responder

    O certo mesmo é cancelar os pleitos e fazer um outro, é se puder.

  • Responder

    Achei a atitude do Salgado muito digna r sóbria. Diferente do Brant que ao vivo desafiou o Leven Siano para novas eleições, num gesto desnecessário e grosseiro, não condizente com um possível Presidente do Vasco. A não ser que Salgado esteja usando o pilantra do Mussa como escudo para não se desgastar, já que tem filhos do Mussa em sua chapa. Salgado com 73 anos e Mussa são conselheiros do Vasco há muitos anos e nunca fizeram nada para barrar o afundamento do Vasco em termos de time e dívidas. Leven Siano pode até não fazer o que prometeu ou faxet e endividar mais o Vasco, mas pelo menos é uma esperança de que as coisas podem mudar. Uma luz no fundo do túnel.

  • Responder

    Não dá para entender vocês não entendem política vocês não entendem de futebol só torcem e não entendi de lei, p**** sim o level já ganhou a primeira vai participar da segunda para quê Vai para m**** os vascaínos burros o cara gastou o dinheiro do bolso dele para fazer um projeto para apresentar para nós vascaínos se mostrando interessado em resolver os problemas e nos ajudar mostrando que um vascaíno de coração e vocês querem jogar para o lado isso eu no lugar dele abriria mão da porcaria toda Se não entrar para Presidente agora!

  • Responder

    Que bagunça que esses caras fazem. Se eu fosse os juízes destes processos simplesmente tomaria a seguinte decisão: Anulava os 2 pleitos e pelo bem da instituição, já com a imagem tão desgastada por anti-vascaínos e contando com a ajuda de pessoas que se dizem vascaínos apaixonados, acabam desgastando mais ainda, faria um intervenção e o novo pleito só se realizaria sob a fiscalização de um corpo judiciário (se é que pode fazer isso. Eu adoraria que pudesse)

  • Responder

    Eu já começo a pensar que o Leven Siano, devido a sua idade e disposição, seria melhor para o Vasco que tem muito, mas muito mesmo a consertar: o time, as dívidas, a reforma de São Januário, a solicitação de apoio dos torcedores e mais muita coisa!

    • Que pensamento preconceituoso com aqueles que já possuem mais anos vividos, conheço pessoas acima de 60 anos que têm mais disposição do garotos de 20 anos. Vale ressaltar quê se Leven não tivesse interesse de tumultuar ele teria mantido sua candidatura e se o caso venceria novamente, mas ele fez o contrário, retirou -se do pleito e foi à justiça.

  • Responder

    O Mussa faz o trabalho sujo para o Salgado e ele fica posando de isento.

  • Responder

    Não é sacanagem esse tal de salgado é um merda seu velho caquético ridículo patético vai para um asilo seu merda lixo deu Vasco Leven Siano presidente

  • Responder

    1-Pq. tanta discordia num clube cheio de dividas. (ganancia seria a palavra?)
    2-Sera que vcs(candidatos) estão dispostos a solucionar os problemas, ou vao fazer mais.
    3-Qual o projeto e que garantias vcs tem para resolver a curto prazo essa dividas;
    4- E o futebol, sera sempre assim, no desespero pra não cair.
    5- Essas são algumas questoes pra analise.

    • É isso aí que eu queria saber também Joaquim.

  • Responder

    Chega, Jorge Salgado. Vai para casa descansar, deixa gente mais nova com novas idéias e mais dinamismo, governar o Vasco. Se manca e se manda.

    • Esse Leven Siano foi eleito na calada da noite, teve medo de enfrentar os adversários no dia 14/11. Porquê será?

    • Eduardo barreiro Vc deve ser apoiador do Brant ne ele participou de duas eleições e perdeu nas duas engulam LEVEN siano presidente e acabou

    • É muito fácil falar em disposição do outro, não é mesmo Paulo. Salgado é mais velho do que Leven isso fato, mas não quer dizer que ele não terá disposição para gerir o Vasco. Eu não afirmaria uma coisa dessa, já que no futuro poderemos ser como Salgado.
      David Lourenço, o que tem haver o cara dá uma opinião contrária à de Paulo? Alguns de nós parecem que não pensam por si só e são “Maria vai com as outras”. Eu também não entendo o porquê dele ter se retirado do pleito, já quê havia vencido a primeira que estava suspensa? Queria que ele e tivesse participado das duas e não desistido da última.
      E não adianta o torcedor ser: fulano ou sicrano, nós não temos poder de voto infelizmente.

  • Responder

    Isso é uma vergonha

  • Responder

    Deixem o Vasco em paz aceitem as eleições do dia 07/11.

  • Responder

    Salgado..sem projeto…3 anos.pra pagar 50%..da dívida do clube….sem condições.. …o leven se for vdd na metade q fala…..seria a solução imediata.!!! S V….2021..vascao campeão…..

  • Responder

    Salgado..sem projeto…3 anos.pra pagar 50%..da dívida do clube….sem condições.. …o leven se for vdd na metade q fala…..seria a solução imediata.!!!!

  • Responder

    O problema que nos torcedores, a cada dia que passa mostramos que somos um bando de frouxo, pq se não somos deveríamos mostrar ao contrário, pq o Vasco e nosso e não deles,,, e chega de eles querem mandar e desmandar em nosso Vasco….
    SE ELES NÃO QUEREM SE UNIR AO VASCO ..ENTÃO O VASCO NÃO PRECISA DELES….

  • Responder

    Não há dúvida de que o melhor e maior projeto para tornar o Vasco gigante é o SOMAMOS. Leven implorou praticamente a união de forças no clube, mas eles não querem largar o osso. Será que realmente estão pensando no Vasco?

  • Responder

    Saudações vascaínas,
    Na verdade, o caráter do povo brasileiro, por si só, já responde todo esse imbróglio. Se rasgam, por vezes, a Carta Magna do Brasil, imaginem um Estatuto de Clube de Futebol?!

  • Responder

    Horrível ! Ridícula essa putaria todo ano….um monte de urubus querendo acabar com o Vasco….. triste.. enquanto houver isso o Vasco vai continuar lutando para não cair.

  • Responder

    É impressionante como os políticos no Vasco pensam única e exclusivamente em seus próprios interesses.
    A eleição ocorreu em 07/11 com a participação de todos os candidatos e apoiadores, independente de ações judiciais, o pleito aconteceu e deveria ser respeitado. O torcedor é quem sofre com esses absurdos promovidos por políticos.
    Parem de sujar o nome do meu Club de Regatas Vasco da Gama.

  • Responder

    QUEM É O TJRJ? PERTO DO STJ O SEU SUPREMO.
    JA DEU LEVEN

  • Responder

    Não tinha a necessidade do Vasco tá passando por isso, é triste que todos anos tem essa cachorrada, pensando em seus próprios interesses.

Comente

Veja também
Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Vasco enfrenta Volta Redonda e América-MG sem transmissão e público

Com um longo período sem partidas oficiais, o Vasco da Gama agenda mais dois amistosos, que serão fechados e sem transmissão.

Rossi em campo contra o Fortaleza
Rossi negocia com o Santos e encaminha saída do Vasco

Pouco utilizado no Vasco da Gama, o atacante Rossi está com negociação avançada para reforçar o Santos na Série B.

Pedrinho em entrevista coletiva em São Januário
Pedrinho nega proibição de visita e comenta situação do CT Moacyr Barbosa

Durante entrevista coletiva, o presidente do Vasco da Gama explicou o motivo de não visitar o CT e falou sobre o terreno.

Caíque em campo pelo Juventude
Vasco faz sondagem por Caíque, do Juventude

O Vasco da Gama fez uma sondagem pelo volante Caíque, do Juventude, que também interessa a São Paulo e Corinthians.

Abel Braga é o novo diretor técnico do Vasco
Abel Braga mostra preocupação com menor uso da base e cita o Vasco

O ex-técnico do Vasco da Gama, Abel Braga, não gostou da mudança na regra que permite nove estrangeiros por jogo e vê base prejudicada.