Sport recupera ponto, tem pena aliviada e Vasco termina a Série B em 4º

O Sport conseguiu uma importante vitória no STJD, sobre o ocorrido no jogo contra o Vasco da Gama na Série B do ano passado.

Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus
Jogadores do Sport reclamam com Raphael Claus (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu em sessão do Pleno, na manhã desta terça-feira, sobre os recursos referentes ao caso de Sport x Vasco – encerrado em 2022 após a invasão de campo na Ilha do Retiro. O STJD manteve as suspensões sobre os atletas cruz-maltinos, mas reduziu a perda de mandos de campo do Leão – de oito para seis jogos – e converteu metade em ação social.

O STJD ainda absolveu o Rubro-negro nos Artigos 211 e 205, “devolvendo” o ponto que o clube havia perdido. Assim, o Sport termina a Série B de 2022 oficialmente com 57 pontos em 7º lugar e o Vasco fica com 62 e cai para quarto colocado – ultrapassado pelo Bahia.

Em relação aos mandos de campo, em três duelos do Sport na Série B do Brasileiro de 2023 está permitida a entrada de mulheres e crianças apenas – repetindo o que aconteceu no Paraná, com Athletico e Coritiba. A multa financeira imputada ao Leão ainda caiu de R$ 180 mil para R$ 150 mil.

No caso do Vasco, as penas de suspensão foram mantidas em: duas partidas para o meia Luiz Henrique e o atacante Raniel – cumpridas no ano passado -, e quatro para o goleiro Halls.

Responsável pela relatoria da sessão, o vice-presidente do STJD, José Perdiz, votou para afastar a perda de pontos imputada ao Sport, mas pediu o aumento de todas as outras penas relativas ao caso. Na sugestão do vice-presidente, seriam seis partidas de suspensão para Raniel e Luiz Henrique, além de 20 confrontos sem mando de campo para o Sport.

Os demais integrantes do órgão, contudo, divergiram das sugestões de Perdiz – votando pela redução das penalidades. Ao fim da sessão, o presidente do STJD, Otávio Noronha, formulou um voto médio de acordo com o posicionamento de todos os membros.

O Julgamento no STJD

A sessão começou com o relatório exposto pelo vice-presidente do STJD, José Perdiz. Nos posicionamentos de defesa, o Vasco sustentou as penalidades imputadas ao Sport e pediu pela absolvição de seus três atletas – Raniel, Luiz Henrique e Halls.

– Ele fez uma provocação, está tipificado no Artigo 258-A. Ele provocou sim. Sim, tem que agir com cautela e dar o exemplo, mas ele não fez nada além do que está previsto no artigo 258-A.

O Sport, por sua vez, defendeu a retirada da perda de pontos, a redução das multas e também das perdas de mandos de campo – sugerindo a possibilidade de reverter a pena para a presença exclusiva de mulheres e crianças no estádio, conforme ocorreu neste ano no Paraná.

– É um exemplo de que a gente pode trabalhar de outra forma para combater a violência nos estádios, coisa que não temos conseguido.

O Bahia, por fim, pediu apenas a retirada da imputação do Sport no Artigo 205 – com a perda de pontos e consequente mudança na classificação da Série B do Brasileiro para o Tricolor baiano. Pedido que se confirmou ao término da sessão, com a absolvição do Rubro-negro.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série BSport
10 comentários
  • Responder

    Acabou o pesadelo!…

  • Responder

    Babaquices apenas, idiotices

  • Responder

    Não entendi se o Sport ficou com 57 pontos e o Vasco ficou com 52 como que ele pode ter ficado em sétimo e o Vasco ficou em quarto não entendi essa matéria não O Vasco está na série a e o Sport com 57 pontos ficou na série B alguma coisa tá errada

    • Boa noite, Hélio! Tudo bem? Na verdade, o Vasco terminou com 62 pontos. Corrigido na matéria.

  • Responder

    INFELIZMENTE NOSSO FUTEBOL SÃO CAMPEONATOS FE CARTAS MARCADAS. SOU VASCAÍNO, E LA ATRAS JA SABIA QUE O VASCO SÓ LEVAVA RSSES PONTOS NO STJD SE PRECISASSE PARA SUBIR PARA SERIE A. OS JULGAMENTOS SAO DE ACORDO COM O QUE INTERESSA A ESSA MAFIA TODA. POR ISSO LARGUEI DE IR AO RSTADIO E ATE MESMO OUVIR PELO RADIO E VER PELA TV. VOU FICAR IGUAL OTÁRIO TORCENDO SABENDO QUE JA TEM UM RESULTADO DEFINIDO. PAREI.

    • Largou de ir ao Estádio por que és um “Durango Kid” vai se fuder Euriquista do Caralho…na época do Eurico tu apoiava essas merdas, e melhor tu parar de postar essas Bostas…quando te encontrei em São Januário eu te avisei o que eu ia fazer com você…você não parou então já sabe o que vai te acontecer!!!

  • Responder

    Uma vergonha!
    Tivemos o Gabriel Barbosa Fazendo tirando sua camisa no jogo contra o Palmeiras, sem que isso gerasse maiores comentários em canto algum. No esporte espetacular, o comentarista Kaio Ribeiro ainda fez o comentário dizendo que isso é normal no futebol. O que não é normal é o que a torcida do sport fez, nem a parcialidade do narrador e do comentarista ( Roger) da globo na transmissão do jogo do Vasco.
    Dois pesos e duas medidas da mídia e está aberto o precedente para invasão de campo com interrupção do jogo sem a perda de mando de campo.

    • Corrigindo: sem a perda dos pontos.

  • Responder

    hahahahaha….. QUE PIADA! Uma vergonha isso… não da pra acreditar isso!

  • Responder

    Isso e uma vergonha para o futebol

Comente

Veja também
Marcelo Sant’Anna confirma que Vasco vai priorizar copas em 2025

Diretor de Futebol do Vasco da Gama, Marcelo Sant’Anna garantiu que o foco do Clube em 2025 será a Sul-Americana e a Copa do Brasil.

Vasco ficará quase 1 mês sem jogar em São Januário

Dos próximos dez jogos do Vasco da Gama na temporada, apenas dois serão disputados no estádio de São Januário.

Vasco pode confirmar saída de jogadores até esta sexta-feira

Janela extra da CBF para transferências de jogadores que tenham participado dos Estaduais se encerra nesta sexta-feira (11).

Advogada denuncia Payet por ameaça e agressão e pede medida protetiva

Larissa Ferrari, que teve um caso extraconjugal com o jogador do Vasco da Gama, procurou a polícia do Rio e do Paraná alegando que também foi vítima de violência psicológica.

Adversário na Copa do Brasil, Operário-PR traz boas lembranças ao Vasco

Vasco da Gama e Operário-PR fizeram uma partida tensa pelo Campeonato Brasileiro da Série B, no ano de 2022.

Acerto do Vasco para uso do Maracanã dependerá de calendário e gramado

Vasco da Gama ainda precisará conversar com Flamengo e Fluminense para viabilizar suas partidas no Maracanã.

Vasco tem sofrido com instabilidade de técnicos na era SAF; veja números

Atual treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille é mais um que está com o cargo ameaçado no comando do Cruzmaltino.

Vasco alega questões financeiras para mandar jogos no Maracanã

Vasco da Gama considerou a parte econômica para justificar escolha do Maracanã ao invés de São Januário no mando de algumas partidas.

Atacante do Sport projeta jogo com o Vasco e revela preocupação com Vegetti

Vasco da Gama e Sport se enfrentam neste sábado (12), em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro.

Vasco negocia amistoso contra clube alemão

Vasco da Gama conversa com a Bundesliga para jogar uma partida no Maracanã na época em que será disputado o Mundial de Clubes.