Sosa no Vasco: veja como o argentino pode encaixar no time de Pedro Emanuel

Vasco da Gama pode usar a versatilidade de Santiago Sosa para variar o sistema de Pedro Emanuel, entre volante e líbero.

Santiago Sosa em treino do Vasco
Santiago Sosa em treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vaso)

O Santiago Sosa pode oferecer ao Vasco uma alternativa tática importante para o meio-campo e a defesa. No Racing, o argentino atuava em um sistema híbrido, alternando entre volante e líbero. A função pode ser aproveitada por Pedro Emanuel no time do Cruzmaltino.

Em entrevista ao ge, o jornalista Raphael Sibilla, correspondente da Globo na Argentina, explicou como Sosa se tornou uma das principais lideranças do Racing. O volante também teve papel importante na conquista da Copa Sul-Americana de 2024.

Segundo Sibilla, Sosa tem qualidade para atuar como primeiro volante e também cumprir a função de líbero. A característica ganhou destaque durante a campanha do título continental do Racing.

– Tecnicamente, o Sosa é um jogador de um bom passe, um jogador que cumpre muito bem a função ali de um camisa cinco, mas que também sabe jogar como líbero.

No Racing de Gustavo Costas, o argentino tinha liberdade para interpretar os momentos da partida. Dependendo do cenário, permanecia no meio-campo ou recuava para formar uma linha com os defensores. A dinâmica é semelhante à função exercida por Jair em alguns momentos no Vasco.

– Com o Sosa, o Costas tinha a confiança de ter no seu jogador ali, no seu líder técnico dentro de campo, um jogador que em certos momentos definia como ele se posicionaria dentro de campo, podendo ser o volante ou dando alguns passos atrás e fazendo uma linha de cinco defensores, ou uma linha de três, como a gente fala mais no Brasil, com três zagueiros, ele atuando na função de líbero.

A leitura de jogo aparece como uma das principais características do jogador. Sosa era responsável por decidir quando avançar para o meio-campo ou recuar para proteger a defesa. No Time de São Januário, essa versatilidade pode ampliar as opções de Pedro Emanuel.

– Muitos desses movimentos que aconteciam nesse sistema híbrido do Racing, em determinados momentos do jogo, quem decidia era o próprio Sosa, se ele estaria jogando como volante ou se ele estaria melhor ali na posição de líbero ajudando a defesa do Racing.

O Vasco já trata Sosa como uma das prioridades para a reformulação do elenco. A chegada ao Gigante da Colina, portanto, pode oferecer a Pedro Emanuel uma alternativa para variar a estrutura da equipe durante os jogos.

Mais sobre:Santiago Sosa
Comente

Veja também
Vasco mira até 4 reforços para fortalecer o elenco antes do fim da janela

Vasco da Gama planeja até quatro reforços para fechar o elenco na janela, com buscas por zagueiro, meia, ponta e centroavante.

Vasco consulta Atlético-MG por voltante de 22 anos e avalia empréstimo

Vasco da Gama consultou o Atlético-MG sobre a possibilidade de contratar Alexsander. Meia agrada à diretoria e a Pedro Emanuel.

Veja como Pedro Emanuel pode escalar o Vasco contra o Santos

Pedro Emanuel tem desfalques e dúvidas para escalar o Vasco da Gama para enfrentar o Santos neste domingo, pelo Brasileirão.

Vasco ganha trunfo importante para contratar John Mercado

Vasco da Gama aposta na vontade de John Mercado para avançar na negociação com o atacante equatoriano do Sparta Praga.

Loide Augusto retorna ao Vasco, mas não está nos planos do Clube

Vasco da Gama recebe Loide Augusto de volta após empréstimo, mas atacante não está nos planos e busca novo destino nesta janela.

Vasco avalia brasileiro do Hoffenheim para reforçar a defesa

Vasco da Gama avalia Arthur Chaves, do Hoffenheim, para reforçar a defesa e enfrenta concorrência de São Paulo e Atlético-MG.

Torcida do Vasco faz apelo por jogo de despedida para Nenê

Nenê fala sobre jogo de despedida pelo Vasco da Gama e torcida faz pedido a Pedrinho; veja comentários das redes sociais.

Admar Lopes destaca chegada de Colidio e Sosa

Diretor de futebol do Vasco da Gama, Admar Lopes apresenta dupla de reforços e destaca posicionamento do Clube no mercado.

Puma admite falta de eficiência do Vasco após empate

Puma Rodríguez cita falta de eficiência do ataque do Vasco da Gama para explicar empate sem gols diante do Olimpia.

Vasco faz nova proposta por Jhon Mercado; veja valores

Em busca de reforços para o setor ofensivo, Vasco da Gama faz nova investida por Jhon Mercado, do Sparta Praha; veja valores.