Sócios aprovam SAF no Estatuto do Vasco; veja votação

3.260 sócios do Vasco da Gama votaram a favor e aprovaram neste sábado a alteração estatuária que permite a constituição da SAF do Clube.

Dirigentes festejam aprovação da SAF no estatuto do Vasco
Dirigentes festejam aprovação da SAF no estatuto do Vasco (Foto: Marcelo Baltar)

Os sócios do Vasco aprovaram, em Assembleia Geral, neste sábado, a alteração estatuária que permite a constituição da Sociedade Anônima do Futebol. Em eleição híbrida, 77% dos associados foram a favor da mudança. A votação não teve relação com a proposta do grupo americano 777 Partners, que tem interesse em adquirir 70% do futebol vascaíno.

Foi uma votação expressiva. O número de sócios que participou foi maior do que na última eleição presidencial, por exemplo, quando Jorge Salgado foi eleito – o total deste sábado foi de 4.210 contra 3.054 de novembro de 2020. O resultado também foi uma espécie de termômetro para as próximas votações.

maioria votou virtualmente, mas era possível participar presencialmente na Sede do Calabouço, no Centro do Rio de Janeiro. Dos 5.889 sócios que tinham direito a voto na AGE, 4.210 votaram. O placar foi o seguinte:

  • Sim: 3.260 votos (77,44%)
  • Não: 925 votos (21,97%)
  • Abstenção: 25 votos (0,59%)

Do total de votos, 271 foram computados de forma presencial (computadores na sede). A votação online foi escolhida por 3.939 pessoas.

Um grupo de 20 sócios, ligados à oposição, entre eles Sergio Frias, candidato na última eleição presidencial, tentou anular a AGE. Por volta das 21h, apresentou um protesto formal à Mesa Diretora, alegando haver irregularidades na lista de votantes e desrespeito ao estatuto pela votação ser feita pela internet. A solicitação não foi aceita.

Próximos passos

Com a alteração do estatuto, o Vasco agora aguarda a proposta definitiva da 777 Partners. As partes ajustam os últimos detalhes do contrato, e a expectativa é que a oferta vinculante chegue até a segunda quinzena de maio.

Quando for apresentada, a proposta da 777 será levada para votação no Conselho Deliberativo e, caso aprovada, será convocada mais uma AGE para os sócios definirem a venda definitiva do futebol. A expectativa da diretoria administrativa é que esse processo termine até o final de junho.

Votação sem transtornos

Apesar de a AGE ter corrido risco de não acontecer, por conta de uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedida nesta sexta-feira a pedido de um associado – o clube a conseguiu derrubar no início da madrugada -, a votação ocorreu sem maiores problemas.

A maioria dos sócios votou virtualmente. A empresa responsável disponibilizou seus contatos caso o associado encontrasse alguma dificuldade.

Na Sede do Calabouço, a eleição também ocorreu tranquilamente. O presidente Jorge Salgado esteve presente, assim como alguns VPs do clube.

Ex-candidato à presidência do clube e um dos líderes da oposição, Leven Siano compareceu ao local para votar. Leonardo Rodrigues, ex-vice jurídico, reclamou não haver cédula em papel na votação. Além disso, formalizou protesto à Mesa Diretora sobre a segurança da votação eletrônica e a impossibilidade de alguns associados votarem por não ter telefone celular ou e-mail cadastrados no clube. Ele também foi rejeitado.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:SAF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    Parabéns aos sócios, só assim o Vasco poderá voltar a ser grande novamente.

  • Responder

    77% a favor, será o destino? Aguardemos os próximos capítulos. Enquanto isso vamos torcer. Acredito que o Vasco quando se acertar vai ser uma potência , a torcida não é a maior mas é a mais participativa.

  • Responder

    Graças a Deus. Então, agora podemos contar com um administração de alta capacidade técnica e com a aquisição de jogadores de alto nível. Podemos voltar a sonhar com aquele Vasco da Gama, terror dos adversários!

  • Responder

    Isso foi o melhor pro vasco. Se não seria a falência.

Comente

Veja também
Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.

Newton e Ronaldo são apresentados pelo Criciúma
Criciúma terá novidades para o jogo contra o Vasco

O técnico Cláudio Tencati ganhou as opções de Newton e Ronaldo, novos reforços, para o jogo contra o Vasco da Gama.

Sub-20 do Vasco vence o Flamengo
Final entre Vasco e Flamengo pela Copa Rio Sub-20 será neste domingo, em São Januário

A FERJ decidiu a data do jogo de volta entre Vasco da Gama x Flamengo, pela partida de volta da final da Copa Rio Sub-20.

Vasco oferece espaço a torcedores autistas em São Januário
Vasco se manifesta sobre colocação de sala sensorial para torcedores autistas

Vasco da Gama é o único Clube do Rio de Janeiro que cumpre decreto sobre a inclusão de autistas e se manifestou sobre o assunto.