Sócio do Vasco aciona STJ com pedido para que Leven Siano vire presidente do Clube

Ministro que recebeu o caso foi o mesmo que, em 2020, colocou sob júdice tanto o pleito do Vasco da Gama de 07 de novembro quanto do dia 14.

Jorge Salgado e Leven Siano
Jorge Salgado e Leven Siano (Foto: ge)

Um sócio do Vasco da Gama acionou, no último final de semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) visando a validação do processo eleitoral cruzmaltino ocorrido em 07 de novembro de 2020, o qual teve Leven Siano como vencedor. A informação é do portal Esporte News Mundo.

O pedido foi distribuído por prevenção ao ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, pertencente a 2ª Seção do STJ. Vale lembrar que foi ele que, ainda em 2020, deliberou uma ação em relação ao pleito, deixando, à época, tanto a eleição do dia 07 de novembro quanto a da semana seguinte, vencida por Jorge Salgado (atual presidente do Vasco) sob júdice (posteriormente, o Tribunal de Justiça do RJ validou o segundo processo eleitoral).

Paralelamente ao pedido de liminar, foi solicitado também, de maneira subsidiária, que o magistrado promova a nomeação de um interventor para assumir o comando administrativo interino do Vasco enquanto a questão não for definitivamente definida. Inclusive, um nome em específico foi falado: Alcides Martins, ex-vice-presidente da Assembleia Geral do Vasco.

– Meu cliente foi um dos conselheiros eleitos na eleição presencial do dia 07 de novembro, estatutária no nosso entender. Analisando toda a situação, é muito clara que houve uma eleição estatutária dia 07 e uma outra não-estatutária no dia 14. Mas a eleição do dia 14 só aconteceu por conta de uma decisão do ministro Humberto Martins, em liminar, que foi teratológica, absurda, com todo respeito ao ministro. E aí quando essa ação foi distribuída a um relator, o ministro Ricardo Cueva, extinguiu o processo de plano porque não cabia – afirmou Walter Brito Lima, advogado do torcedor que entrou com o pedido, antes de complementar.

– Espero que o pedido para validar a eleição do dia 07 seja aceito pelo ministro Ricardo Cueva. Mas damos alternativas, por ele poder achar um pouco prematuro. E que essa decisão pode ser proferida pelo TJRJ. Ele anulando o julgamento do Tribunal de Justiça, os recursos no TJ devem ser levados a julgamento de novo, analisando somente a validade da eleição do dia 07. Se ele assim entender, pedimos que ele nomeie uns interventor até esse julgamento ocorrer, validando o dia 07 ou convocando novas eleições. Mas contamos muito que o ministro entenda como entendemos sobre a validade da eleição do dia 07 – concluiu.

Relembre a disputa

Leven Siano foi o vencedor do pleito realizado de maneira exclusivamente presencial em 07 de novembro de 2020 em São Januário.

Uma semana depois (dia 14), porém, em nova eleição, considerada a oficial pelo Clube, quem ganhou foi Jorge Salgado, atual presidente cruzmaltino.

Na ocasião, ele disputou somente com Julio Brant, uma vez que os demais concorrentes (Leven Siano, Alexandre Campello e Sérgio Frias) optaram por não concorrer.

Leia mais sobreLeven SianoSTJ
10 comentários
  • Paulo Henrique de Jesus Barreto - 23 de junho de 2021

    Me impressiona a quantidade de retardados afirmando que exigir o cumprimento do estatuto e da vontade dos sócios é tumultuar. Quem está tumultuando é essa gestão golpista e incompetente. O que esses caras querem de mais merda a ser feita ? Mentiras, despreparo, menosprezo a história do clube, negociata do empresários. Porra vcs estão ganhando o que para defender esses incompetentes? Querem ser chacota dos rivais até quando ?

    Responder
  • ALMEIDA - 23 de junho de 2021

    O torcedor do VASCO tem que parar de torcer para políticos! No VASCO não deve haver grupos de situação e oposição. O objetivo é um só. Fazer o clube cada vez mais forte.
    Toda eleição no VASCO tem falcatruas, processos, liminares…, que sempre causam instabilidade no time. O VASCO foi mais uma vez rebaixado por causa de eleições conturbadas.
    Por isso sou a favor que transforme em CLUBE EMPRESA! Deixa uma administração profissional gerir o clube sem essas instabilidades políticas.
    E por favor senhores políticos/agiotas, saiam do nosso Vasco, TODOS VOCÊS!!!!
    Já ganharam muito dinheiro às custas do clube. Vão para suas casas.

    Responder
  • Marden Góes - 22 de junho de 2021

    No início fui a favor de Salgado, ganhou, apesar das falcatruas mas fiquei torcendo para o time crescer e nada. Infelizmente a verdade pura e crua é que há 20 anos não entra no nosso Gigante da Colina um presidente de vergonha e que respeite a história do clube. Sinceramente não acredito que o Salgado faça alguma coisa boa no Vasco. Primeiro prometeu que tinha carta de crédito de muitos milhões, alguém viu esse dinheiro. Concordo, com a possível entrada de Leven Siano, apesar de minhas dúvidas também. A situação está horrível, até os troféus e taças da história do clube, iam colocar no lixo, só não aconteceu porque foi descoberto antes. SE LEVEN SIANO QUE NÃO CONHEÇO DE PERTO SÓ DE REPORTAGENS, FOR PIOR DO QUE O SALGADO A CRISE DO NOSSO TIME VAI ENTRAR DE SÉCULO A DENTRO. FICO TRISTE, PORQUE ACOMPANHO O VASCO DESDE OS MEUS 20 ANOS DE IDADE, HOJE TENHO 74 ANOS, OU SEJA HÁ 54, VI MUITAS E MUITAS CONQUISTAS, DIRETORIA DE VERGONHA E JOGADORES QUE SABIAM JOGAR E RESPEITAVAM A HISTÓRIA LINDA DO CLUBE. E TINHAM ORGULHO DE VESTIR A CAMISA DO VASCO. QUE O QUE O VASCO DEVE HOJE A INÚMEROS JOGADORES QUE NÃO SABIA NEM QUE ESTAVAM VIVOS É BRINCADEIRA, DÍVIDAS QUE PODERIAM TER SIDO PAGAS HA ANOS. DEIXARAM ROLAR A DÍVIDA E O RESULTADO É QUE O TIME DEVE UMA FORTUNO A EX.ATLETAS E AOS DIRIGENTES AGIOTAS. É isso aí, Marden Góes, sempre Vasco e para sempre Vasco.

    Responder
  • Fabio - 22 de junho de 2021

    Boa notícia em, se acontecer volto a ser sócio na hora.
    @Leven, a torcida do Vasco está com você.

    Responder
  • lima - 22 de junho de 2021

    As viúvas do Leven não querem que o Vasco caminhe, eles querem confusão, tumulto e insegurança jurídica. Esse tipo de ambiente apenas favorece aqueles que querem o Vasco destruído. Já transcorreu tempo suficiente para que o episódio seja superado e os adversários se unam num projeto maior, de reconstrução do Vasco e os que se sentem injustiçados, acompanhem essa gestão que aí está, fiscalizando os seus atos e denunciando o que achar irregular e se preparando para a próxima eleição.

    Responder
    • Raimundo Vicente de Souza - 2 de julho de 2021

      fico impressionado alguém defender esse mentiroso que aí estar.
      Se tivesse correndo tudo bem dentro de campo nenhum torcedor tava reclamando não.
      O Vasco tá uma merda.
      E não vai subir com esses peladeiros do salgado

  • Carlos Antunes Ferreira da Silva - 22 de junho de 2021

    Esse camarada que está com essa babaquice não torce pro Vasco não pois quem tem amor ao Vasco quer o melhor e não quer saber de siano ser presidente,e quer ver sim ele bem longe.o Vasco está passando por dificuldades e ainda vem gente querer tumultuar,fico afobado com gente besta.!!!

    Responder
  • Luiz - 22 de junho de 2021

    Perdeu não, ganhou. A eleição estatutária foi a do dia 7. A outra foi fajuta.

    Responder
  • Ramires - 22 de junho de 2021

    Perdeu, assume que não é feio, ajuda está gestão que no poder e nas próximas se candidata novamente. Isto seria amor ao Vasco e não somente amor ao poder e dinaro.

    Responder
  • Ivan+Carlos+Cardoso - 22 de junho de 2021

    SÓCIO BABACA DEVERIA ESTAR AJUDANDO O CLUBE E NÃO TUMULTUADO.
    JÁ DEU NO SACO ESSE PAPO DE ELEIÇÃO. DEVE SER MAIS UM CACHORRINHO DE POLÍTICO

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
9 de dezembro de 2021
Vasco goleia em estreias no Carioca masculino e feminino de Beach Soccer

Enquanto no masculino o Vasco da Gama venceu o Ronald Carvalho por 8×3, no feminino o Cruzmaltino derrotou o Carioca por 9×0.

Yuri, volante do CSA, teria sido oferecido ao Vasco

Considerado um dos melhores jogadores da posição na Série B, Yuri está sendo analisado por Carlos Brazil, gerente-executivo do Vasco da Gama.

8 de dezembro de 2021
Graça teria duas propostas para deixar o Vasco, uma da Ásia e outra dos EUA

Conversas, porém, ainda são embrionárias; contrato com o Vasco da Gama vai até 2023 e, para sair, técnico Zé Ricardo teria que aprovar.

Edu reposta story no Instagram com crítica ao Vasco: ‘Diretoria incompetente’

Novo reforço do Cruzeiro, Edu compartilhou uma postagem de incentivo que, ao mesmo tempo, criticava a diretoria do Vasco da Gama.

Vasco lamenta morte de Mário Franco, ex-atleta do remo

Também conhecido como Boco Moco, Mário conquistou títulos como o Brasileiro, Sul-Americano e Pan-Americano pelo Vasco da Gama.

Cruzeiro acerta contratação de Edu; centroavante foi sondado pelo Vasco

Via redes sociais, Brusque revelou que o jogador está de saída para o Cruzeiro; negociação com o Vasco da Gama não avançou.

‘Gol’ de Nenê em famosa janela de Paris viraliza na internet; assista

De férias em Paris, meia do Vasco da Gama participou de brincadeira em famoso point local, acertou o alvo e levou os torcedores ao delírio.

Médico do Vasco celebra número baixo de lesões em meio às dificuldades da Série B

Chefe do departamento médico do Vasco da Gama, Gustavo Caldeira celebrou que número de lesões em 2021, isto é, 23, não superou 2020.

Carol Paiffer ‘puxa orelha’ de vascaínos e garante compromisso com o Vasco

A investidora Carol Paiffer não tem gostado dos spans de ‘Vasco’ promovido por alguns torcedores em suas lives.

Entenda a função que Brazil exercerá no Vasco; dirigente conhece bem Zé Ricardo

De volta ao Vasco da Gama, Carlos Brazil se reencontrará com Zé Ricardo, o mesmo que o indicou ao Gigante em 2018.

Veja mais notícias