Show de horrores marca fim de semana de futebol no Brasil

Jogos tiveram duas invasões de campo, partida adiada pelo STJD e outra sem torcida por corte dos cabos do VAR.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

Se prevalecer a lógica do futebol brasileiro, a Ilha do Retiro não será interditada e o atacante Raniel não será suspenso pelo STJD. As duas coisas deveriam acontecer simultaneamente, embora os administradores do estádio sejam muito mais culpados do que um jogador que comemora seu gol.

O estádio é a casa do jogo. Esta residência precisa oferecer segurança. Só tem licença para funcionar se cumprir esta determinação básica, não se transformar uma arapuca para quem trabalha dentro dela. A Ilha do Retiro tornou-se uma armadilha na hora da invasão.

Tem de haver punição já. Anunciada preventivamente. O mesmo vale para o Castelão, onde gente poderia ter morrido, como aconteceu na Indonésia, duas semanas atrás.

Os Campeonatos Brasileiros estão perto demais de serem importantes no mundo, para espalharem tantas imagens trágicas, tristes, como se aqui fosse o quintal da desorganização. Ou como se mostrasse o que de fato é.

O maior pecado é a impunidade.

A Vila Belmiro foi palco de uma agressão — foi mais do que uma tentativa — ao goleiro Cássio, em pleno exercício de seu trabalho. Depois do episódio, já recebeu sete partidas. O invasor, Gabriel Andrade dos Santos, tem processo por tráfico de drogas, como publicado, e está solto.

O Santos, dono do estádio, foi multado em R$ 35 mil e terá de jogar duas partidas da próxima Copa do Brasil com portões fechados. A pena é ridícula.

César Saad, da delegacia do Futebol, garante que ele não tem conseguido entrar na Vila. E daí? A sensação de impunidade segue espalhada pelo país.

O final de semana teve invasão de campo na Ilha do Retiro e no Castelão. O presidente do STJD, Otávio Noronha, já tem em sua caixa de e-mails um pedido de interdição dos dois estádios. Vai virar novela das nove e terminar no Pantanal, onde o Cuiabá terá interesses particulares em rebaixar o Ceará.

Este país teve um jogo sem torcida, porque a Ressacada tem descrita a ruptura dos cabos para a utilização do VAR. Outro cancelado a três horas da partida, porque não haveria torcida visitante — mas quantos já houve neste mesmo Brasileirão? Palmeiras x São Paulo jogaram com torcida única.

O Brasileiro da segunda maior média de público em quarenta anos é o da maior balbúrdia em uma década.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Brasil
Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.