Série ‘A Mão do Eurico’ conta detalhes da briga entre Romário e Edmundo

A série revela detalhes da briga entre Romário e Edmundo no Vasco da Gama, que só em julho de 2000, após a saída do Animal.

Romário e Edmundo jogando pelo Vasco em 2000
Romário e Edmundo jogando pelo Vasco em 2000 (Foto: Julio Cesar Guimaraes/LANCE!)

Em novembro de 1999, o Vasco contratou Romário. O acerto deu início a um dos semestres mais intensos da história de um clube brasileiro, já que o Baixinho e seu companheiro de ataque, Edmundo, eram desafetos declarados.

A briga teve momentos inesquecíveis durante a convivência dos dois em São Januário, encerrada em julho de 2000, quando o Animal se transferiu para o Santos.

A história é contada em detalhes na série documental “A Mão do Eurico”, que estreou na segunda-feira no Globoplay. São cinco episódios diários ao longo desta semana – o último estreará na sexta – que contam a trajetória de um dos dirigentes mais polêmicos da história do futebol brasileiro.

Com imagens de acervo, o documentário revela bastidores da briga e conta com depoimentos de Romário, ex-jogadores, funcionários do clube à época e jornalistas – Edmundo não quis dar entrevista.

Um dos meias daquele elenco de 2000 e atual presidente eleito do Vasco, Pedrinho lembra na série que a rivalidade dominava o ambiente até em dias de treinos. Ele perdeu a conta da quantidade de broncas que levou nas atividades e nos jogos.

– Eu ia tocar no Edmundo, o Romário gritava. Eu tocava no Romário, o Edmundo gritava. Eu chutava no gol, os dois xingavam. O rachão demorava três horas. Se o time do Romário estivesse ganhando, ficávamos três horas até o do Edmundo empatar. Se fosse o contrário, a mesma coisa. Era desconfortável – diz.

No dia 18 de março de 2000, na vitória do Vasco sobre o Bangu por 3 a 0, pelo Campeonato Carioca, Romário perdeu um pênalti. Edmundo, que queria bater a penalidade, irritou-se na entrevista de saída de campo.

– Quem manda é o homem lá, mas só eu que estava treinando os pênaltis. Mas quem manda é o homem. Se o homem quer que bata o príncipe, eu não tenho culpa.

Perguntado quem era o rei, Edmundo respondeu de primeira: “O Eurico”.

O histórico troco de Romário veio 11 dias depois, na goleada do Vasco por 4 a 1 sobre o Olaria. Autor de três gols naquela partida, o Baixinho superou Edmundo na artilharia do Carioca e disparou.

– Agora a corte está toda feliz: o rei, o príncipe e o bobo.

Na entrevista à série, quando questionado sobre a frase, Romário faz o seguinte comentário.

– Mandei bem para caralho… Aquela frase foi histórica, épica. Serve até hoje, principalmente para ele (Edmundo).

O documentário aborda a dificuldade de Eurico para equilibrar a relação com os dois craques. Assessor de imprensa do Vasco à época, Roberto Garofalo explica a diferença de tratamento.

– Um exemplo simples: você tem dois filhos. Qual era o mais carinhoso? O Romário era mais carinhoso com relação ao Eurico. Agora, e a torcida? Zero Romário. A torcida era Edmundo.

A briga tem outros episódios marcantes contados na série, como, por exemplo, o dia em que Edmundo soube que perdera o posto de capitão para Romário. Quando entrou no vestiário e viu a braçadeira junto à camisa 11 antes de um jogo em São Paulo, o Animal tirou a roupa de aquecimento, pediu a passagem aérea e se dirigiu ao aeroporto para voltar imediatamente ao Rio de Janeiro.

A entrevista de Romário à série deixa claro que a relação entre os dois ex-jogadores é ruim até hoje. Ao citar a derrota na final do Mundial de Clubes de 2000 para o Corinthians, ele critica Edmundo, que perdeu o pênalti decisivo.

– Essa pica aí a culpa é dele. A gente foi lá e fez o nosso. Ele, que era o queridinho, se fodeu. Foi lá nervosinho. O cara, quando tem que ser brabo e macho, tem que ser na hora em que precisa. Esse cuzão, na hora em que precisou, jogou a bola para fora. Ele é o culpado maior.

“A Mão de Eurico” tem direção de Rafael Pirrho, roteiro de Rafael Pirrho e Chico Trigo, produção de Vanessa Santilli e Gabriel Rigoni, produção executiva de Gustavo Gomes, Gustavo Poli e Renato Ribeiro, direção de fotografia de Edu Bernardes, montagem de Eric Romar, Clarisse Dworschak e Gabriel Barata e apoio técnico de Raphael Cyrne.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Euriquinho enquanto era dirigente do Vasco
Euriquinho classifica venda do Vasco como ‘maior assalto da história do futebol brasileiro’

Euriquinho contestou a ideia de que o Vasco não tinha solução e revelou como o contrato com a 777 Partners foi lido na época.

Euriquinho durante participação no podcast Fora de Jogo
Euriquinho revela que Vasco vai falir e diz que consequências do contrato são seríssimas

Criticando o negócio feito pela gestão Jorge Salgado, ele diz que o Clube vai acabar se não houver uma mudança radical.

Vasco conquista a Copa Rio Sub-20
Vasco goleia o Flamengo e é campeão da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama goleou o Flamengo pelo placar de 4×1 em São Januário e foi campeão invicto na Copa Rio Sub-20.

João Victor em São Januário
Panela de gringos e João Victor querendo sair marcaram desgaste de Ramón Díaz em SJ

Ramón e Emiliano já vinha sendo questionado no Vasco da Gama por comportamentos e escolhas dentro e fora de campo.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Ramón e Emiliano teriam ficados surpresos com o ‘sim’ do Vasco ao pedido de demissão

Ramón e Emiliano Díaz esperavam que a diretoria do Vasco da Gama tentassem demovê-los da ideia de deixar o Clube.