Sérgio Frias solicita reunião do CB para tratar de alternativas à SAF no Vasco

O benemérito Sérgio Frias protocolou uma carta na secretaria de São Januário pedindo uma reunião do Conselho de Beneméritos.

Sérgio Frias foi candidato à presidência do Vasco em 2020
Sérgio Frias foi candidato à presidência do Vasco em 2020 (Foto: Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (06/12), o benemérito Sérgio Frias protocolou carta na Secretaria do Vasco solicitando que o Presidente do Conselho de Beneméritos convoque reunião urgente para tratar sobre soluções alternativas à SAF.

Confira a transcrição

Ao Ilmo. Presidente do Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama, Antonio Frutuoso Pires Peralta;

O Site Oficial do Vasco da Gama publicou há uma semana o Ofício n° 08/2021, assinado pelo Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, Sr. Jorge Nuno Odone Vicente da Silva Salgado.

O documento foi enviado à Vossa Senhoria e ao Presidente do Conselho Deliberativo.

A carta menciona a regulamentação das chamadas Sociedades Anônimas do Futebol (SAF), abordada pela Lei 14.193/21, publicada em agosto último, e apela aos Poderes do clube pela criação da “Vasco da Gama Sociedade Anônima do Futebol”.

É preciso contextualizar não apenas a proposta, mas também o momento em que ela é apresentada como única solução para os problemas do Vasco.

Em um ano no qual o clube não obteve resultados esportivos dignos do mínimo exigido, no qual as mais variadas medidas foram tomadas de acordo com a vontade administrativa da gestão, nunca se discutiu, entre os poderes colegiados mais extensos do clube, hipótese de uma transformação deste em Sociedade Anônima.

Porém, no fim de 2021 foi passado ao público, sem reuniões prévias ou debates, o desejo da administração do Club de Regatas Vasco da Gama em constituí-lo numa S.A., como se solução alguma houvesse fora desta.

Os riscos inerentes a tal transformação são sabidos por todos, inclusive aquele de o Vasco falir, o que é impossível na atual condição de Associação Civil. Ademais, tal transformação configura-se num caminho sem volta.

A direção deve, além de mergulhar no problema, buscar hipóteses para sua resolução, trabalhando institucionalmente, sem olhar qualquer questão política impeditiva, agindo da forma como o Conselho de Beneméritos tradicionalmente o faz, independentemente de questões menores, em busca de uma solução que seja diferente da pretendida pela gestão, a fim de que nos conserve na qualidade de Associação Civil e faça, com a devida elucidação, ser reconhecida pelos vascaínos como meio mais adequado e seguro para a instituição.

Não se une o clube de fora para dentro, a fim de se encontrar soluções, mas sim de dentro para fora, pois quem tem o poder, tem, também, com humildade e desprendimento, a possibilidade de agregar soluções outras, que não estão no radar da gestão e podem ser apresentadas via quadro social. Para isso temos, felizmente, o Conselho de Beneméritos do clube, Poder Moderador, que possui como uma de suas funções intrínsecas permear alternativas, anseios e ideias advindas da comunidade vascaína, as quais, inclusive, com seu apoio, podem ser levadas a termo pela gestão.

Cabe ao Conselho de Beneméritos do Club de Regatas Vasco da Gama, como sabemos, cuidar do patrimônio do clube, vislumbrar ou apresentar soluções para problemas que surjam no Vasco, como cabe à administração consultá-lo para ampliar as hipóteses de resolução.

Extremamente preocupado com toda essa situação penso que muito há a se discutir sobre o tema, considerando o tamanho do Vasco, de sua torcida, o valor da sua marca, de sua história e as inúmeras vezes nela em que o clube se superou valendo-se da união de propósitos em proteção a ele e à sua senda.

Solicito, diante do acima exposto, marcação urgente de reunião do Conselho de Beneméritos, para que através dele e com a participação dos demais poderes do clube, seja transmitido ao público vascaíno outra alternativa, diferente da momentaneamente apresentada pela gestão, oportunizando a diversidade de ideias, no âmbito dos poderes internos e do quadro social, em prol do Vasco, que, afinal, está acima de todos nós.

Cordialmente,

Sérgio Frias solicita reunião do Conselho de Beneméritos
Sérgio Frias solicita reunião do Conselho de Beneméritos
Segunda parte da solicitação de Sérgio Frias
Segunda parte da solicitação de Sérgio Frias

Fonte: Casaca!

Leia mais sobreSAFSérgio Frias
2 comentários
  • Ueliton Autilio de Farias - 6 de dezembro de 2021

    Concordo plenamente. O Vasco precisa do verdadeiro vascaíno e não do falso vascaíno. Um clube da dimensão do nosso, não é para estar nesta situação. Dos quatro grandes do Rio é o único que tem um estádio próprio, uma sede belíssima e um dos poucos que tem uma estrutura digna para jogadores da base. Diferente do nosso maior adversário que no incêndio da favela morreram 10 e não foram punidos com deveriam ter sido. Por muito menos o Santos, Cruzeiro e outros foram punidos, no entanto isto é de competência da justiça esportiva até de nível mundial. Vamos pensar em nós e quando tivermos de liberar jogadores da base formados por nós ou jogadores oriundos de outros, que sejam por valores dignos e não como estar sendo por exemplo: Andrey, Cano e outros. Vamos nos fortalecer e voltar a ser o Vasco de outrora.

    Responder
  • FERNANDO BARROS MARTA - 6 de dezembro de 2021

    Parabéns, Sérgio Frias. É de pessoas assim que o Vasco precisa. Que tenham visão e compreensão. Obrigado pela sua atitude. SV.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
24 de janeiro de 2022
Pai de Alan Kardec deseja retorno do atacante ao Vasco

O pai de Alan Kardec deseja que o atacante retorne ao Vasco da Gama, porém não há negociações em andamento.

Postura do Vasco irrita dirigentes do Al Wasl; entenda

Dirigentes do Al Wasl teriam ficado insatisfeitos com atitudes do Vasco da Gama em negociações para transferência de Juninho.

Confira mais detalhes sobre a possível saída de Marcos Dias do Vasco

Confira mais informações sobre a possível saída do atacante Marcos Dias do Vasco da Gama, rumo ao New England Revolution.

Marcos Dias estaria na mira do New England, dos Estados Unidos

O atacante Marcos Dias, um dos destaques do Sub-20 do Vasco da Gama, estaria de saída do Clube rumo ao New England, dos Estados Unidos.

Vasco estreia novo programa na Vasco TV nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, a Vasco TV terá a estreia do programa Vascaínos e Vascaínas, no Estúdio Abelardo Chacrinha Barbosa.

Dos campos para as areias: Dani Rodrigues comenta mudança de modalidade no Vasco

Reforço do Vasco da Gama no beach soccer, a fixa Dani Rodrigues já atuou pelo Cruzmaltino no futebol de campo.

Vasco é o 4º com mais sócios no ranking dos clubes nacionais

Após desassociarão, o Vasco da Gama está na quarta colocação no ranking de clubes com mais sócios no Brasil.

Vasco TV terá novo estúdio e outras novidades, anuncia Vanessa Riche

Apresentadora da Vasco TV, a jornalista Vanessa Riche publicou um vídeo onde anuncia novidades na plataforma oficial do Vasco da Gama.

Jorginho aprova estratégia do Vasco de ter jogadores com experiência na Série B

Ex-jogador e treinador do Vasco da Gama, Jorginho avaliou a montagem do elenco do Cruzmaltino para a disputa da Série B.

Carlos Brazil projeta ano do Vasco e vê Estaduais como opção para reforçar a equipe

Gerente de Futebol do Vasco da Gama, Carlos Brazil projetou a temporada e garantiu que o Clube estará atento aos Estaduais para se reforçar.

Veja mais notícias