Sem perder há 3 jogos, Vasco apresenta evolução sob o comando de Ramón Díaz

Vasco da Gama conseguiu uma sequência de jogos sem derrota no Campeonato Brasileiro e subiu na tabela da competição.

Ramón Díaz durante o jogo contra o Athletico-PR
Ramón Díaz durante jogo contra o Athletico-PR (Foto: André Durão)

O Vasco conquistou sete pontos nos últimos três jogos – antes, havia sido nove em 16 rodadas. Nas cinco partidas com Ramón Díaz, foram duas vitórias, duas derrotas e um empate. A equipe está sem perder há três confrontos, algo inédito neste Campeonato Brasileiro. É consenso que o treinador mudou o astral do time, mas a que se deve os melhores resultados?

A chegada do argentino trouxe duas mudanças cruciais para a retomada do Vasco no Brasileirão. Uma passa pela questão tática e outra pelo aumento da confiança.

Na parte tática, os treinos de Ramón Díaz são bem diferentes dos de Maurício Barbieri. Não é demérito do antigo treinador, apenas modelos distintos de trabalho. Barbieri também era elogiado no Vasco pelos treinos intensos e duradouros.

Enquanto Barbieri é adepto ao jogo de posição, Ramón Díaz não tem um modelo fixo e muda a estratégia de acordo com o que o jogo pede. “A diferença é visível”, descreveu uma pessoa do clube ao ge.

– Quando você muda o comando mudam muitas coisas – respondeu o atacante Serginho, após o jogo contra o Atlético-MG, quando perguntado sobre qual seria o ponto de virada do Vasco.

As atividades do argentino costumam demorar menos, mas com uma intensidade maior. A responsabilidade é dividida com o auxiliar técnico Emiliano Díaz. O filho de Ramón ajuda a orientar os treinos, explica o que quer e fica responsável também pelo estudo dos adversários. Mas, obviamente, a definição da estratégia precisa do aval do pai.

Com um nível de exigência muito alto, Ramón e sua equipe controlam as brincadeiras ao longo das atividades táticas e técnicas e cobram atenção do elenco a todo momento. Os frutos têm sido colhidos rodada a rodada.

– É um processo. Desde que o professor Ramón e a comissão técnica chegaram, tem um processo sendo feito. As coisas vão se encaixando, demora um pouco mais encaixar uma coisa ou outra. Processo normal – afirmou o goleiro Léo Jardim depois da vitória sobre o Galo.

Os treinos da nova comissão costumam ainda ter mais momentos individuais com os jogadores. As conversas particulares ficam a cargo de Ramón, que tem o “dom” de atingir os atletas. Aí entra a mudança no nível de confiança do elenco do Vasco. Exemplo claro é Zé Gabriel, que foi “recuperado” pelo treinador e cresceu de produção nos últimos três jogos.

Ramón chegou e mudou o dia a dia do departamento de futebol. Participou de algumas contratações, que se encaixaram muito bem no time, e melhorou o ambiente do Vasco. Trouxe o torcedor para perto do clube novamente. A evolução renova a esperança por dias melhores no Brasileirão.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Ramón Díaz
Comente

Veja também
Falhas individuais viram marca do Vasco no início do Brasileiro

Com mais uma falha individual, o Vasco da Gama sofre outro revés no Brasileiro 2025 e erros viram marca do Clube na competição.

Lucas Freitas desfalca o Vasco na Sul-Americana; Loide fica à disposição

Com uma lesão detectada no pé, Lucas Freitas não enfrenta o Puerto Cabello na Venezuela; Loide fica à disposição de Felipe.

Loide evolui: atacante justificará contratação? Opinamos, veja

Após desconfiança, Loide Augusto dá a volta por cima no Vasco da Gama, vem de boas atuações e empolga a torcida.

Felipe elogia base do Vasco ao comentar atuação do zagueiro Luiz Gustavo

Técnico interino do Vasco da Gama, Felipe destacou a presença de atletas da base no plantel do Cruzmaltino.

Jovens da base devem ganhar chance no Vasco em meio à maratona de jogos

Com Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, Vasco da Gama fará 10 jogos no mês de maio.

Milton Neves decreta futuro do Vasco no Brasileiro

Apresentador de TV, Milton Neves não titubeou ao analisar a realidade do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro.

Renato Maurício Prado critica decisão do Vasco de poupar Vegetti e Coutinho

Comentarista esportivo, Renato Maurício Prado reprovou a decisão do Vasco da Gama de preservar Coutinho e Vegetti diante do Palmeiras.

Detalhes separam Vasco de anunciar Fernando Diniz como novo treinador

Sem técnico desde a saída de Fábio Carille, Vasco da Gama está prestes a ter Fernando Diniz como seu comandante.

Aproveitamento do Vasco em 2025 já é pior que nos anos em que caiu

Vasco da Gama soma duas vitórias, um empate e quatro derrotas até aqui na atual edição do Campeonato Brasileiro.

Vasco é processado após criança ser atingida por saco de cimento em SJ

Episódio aconteceu em nas dependências do complexo esportivo do estádio de São Januário, durante uma competição de natação infantil.