Sem o Vasco? CEO do Maracanã não aprova outro time jogando no estádio

Severino Braga, CEO do Maracanã, afirmou que a estrutura que será montada no estádio atenderá a demanda atual com Flamengo e Fluminense.

Torcida do Vasco no Maracanã
Torcida do Vasco no Maracanã

O Maracanã ficará fechado por cerca de 80 dias, após o fim do Campeonato Brasileiro. A empresa que gere o estádio vai reformar o campo de jogo para a temporada de 2022. A principal novidade será a inclusão de grama sintética.

O material artificial fará companhia ao gramado natural, que também sofrerá mudanças. A instalação de rolos de grama, prática em voga desde 2013, quando o estádio foi reaberto, deixará de acontecer. A ideia é voltar a plantar mudas no campo de jogo.

De acordo com Severiano Braga, CEO do Maracanã, a proporção será de 90% de grama natural e o restante de sintética, a ser “costurada” pela empresa suíça “GrassMax Systems”. A grama natural, plantada, possui capacidade de recuperação mais rápida depois das partidas do que o gramado de rolo. Para completar, a inclusão da grama sintética aumentará a qualidade da grama natural, uma vez que as perfurações no solo para a “costura” do gramado artificial criam pequenos canais que aumentam a absorção de água e nutrientes.

A reforma do gramado deverá custar entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões, dinheiro que sairá do caixa da empresa responsável pela gestão do estádio, criada por Flamengo e Fluminense depois que os clubes assumiram a concessão do palco das finais das Copas do Mundo de 1950 e 2014. A ideia é finalizar o trabalho a tempo de o Maracanã receber a decisão do Campeonato Carioca de 2022.

—Vamos retirar entre 10cm e 15cm de terra. Depois, vamos entrar com a areia, fazer o caimento, e realizar o plantio da grama. Em seguida, é colocar água, adubo e esperar crescer — explicou Braga.

Sobrecarregado

A intervenção visa diminuir os problemas com o gramado do Maracanã. O campo é alvo de críticas recorrentes devido ao seu estado.

Entre algumas dificuldades estruturais — parte do gramado passa cinco meses por ano na sombra e a falta de sol atrapalha o crescimento da grama—, o que mais atenta contra a qualidade do campo de jogo é a maratona de partidas a que ele é submetido.

Segundo Severiano Braga, o Maracanã recebeu 70 partidas em 2021. O número é grande por ser onde Flamengo e Fluminense mandam suas partidas. São Januário, casa do Vasco, e Nilton Santos, estádio do Botafogo, receberam na temporada 45 e 48 jogos, respectivamente, no levantamento da empresa que gere o estádio.

Quando comparado a estádios estrangeiros, a diferença é ainda maior: Camp Nou, casa do Barcelona, recebeu 22 partidas em 2021. O Anfield, estádio do Liverpool, 25. Isso ajuda a explicar a diferença na qualidade do gramado.

Já sobrecarregado com Flamengo e Fluminense, o Maracanã pode receber partidas do Vasco em 2022. O clube de São Januário deseja participar da nova gestão do estádio: o Governo do Estado do Rio vai abrir licitação para definir quem ficará com a concessão do estádio pelos próximos 20 anos.

— Já está difícil manter o campo bom com a quantidade de jogos atual. Eu não recomendo que mais um time jogue no Maracanã. Essa estrutura que vamos instalar vai suportar a carga que temos hoje. Mais jogos do que já temos será um absurdo, via prejudicar demais a qualidade do espetáculo — afirmou Severiano Braga.

Fonte: O Globo

Mais sobre:Maracanã
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
4 comentários
  • Responder

    COMO VOCÊS PODEM DA CRÉDITO PARA ESTA REPORTAGEM, O MARACANÃ É PÚBLICO, QUEM É ESSE IDIOTA PARA APROVAR OU DESAPROVAR ALGUMA COISA!

  • Responder

    O Vasco teria lucro participar desta sociedade Fla/Flu para explorar o Maracanã ? tudo bem que tanto o Fluminense quanto ao Flamengo venha administrar o Estadio em que teve seu primeiro campeão o Vasco ,porque estes clubes não tem estádios adequados ,todos sabemos que suas construções foram no principio do século vinte ,são estadinhos ,o que não é o caso do Vasco da Gama ,o que o clube de São Januário deve fazer e prevalecer o mando de campo em seus jogos ,ah não cabe as torcidas do FLA/FLU ,não importa tem que caber a do Vasco pois é sua casa .

  • Responder

    Essa diretoria do Vasco também deveria proibir que outros clubes joguem em São Januário. Se não for possível, que cobre um valor alto pelo aluguel, principalmente pra essa dupla sem estádio.

  • Responder

    Boa tarde, já que não quer que o VASCO participe, só quem deveria jogaer em São Jamuário é o Vasco, e o Botafogo no Engenhão, Flamengo e Fluminense, que joguem no Maracana, e quando estiver fechado joguem na Gávea e nas Laranjeiras que são seus campos se é que pode chamar de Campo. KKKKKKK.

    Mais como ovasco tem uma Diretoria de (M) vai oferecer o estadio de São Januário para eles jogarem.

Comente

Veja também
Maicon em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa
Maicon detalha preparação e garante Vasco melhor no Brasileiro 2024

Zagueiro, reserva do Vasco da Gama atualmente, ressaltou que o período sem jogos é importante para aprimorar a condição física dos atletas.

Estádio do Maracanã
Consórcio se manifesta sobre proibição de garrafa d’água no Maracanã em Nova Iguaçu x Vasco

Consórcio Maracanã foi notificado pelo Governo Federal sobre denúncias relacionadas à hidratação do público em Nova Iguaçu x Vasco da Gama.

Abel Braga durante entrevista coletiva
Abel Braga relembra passagem pelo Vasco e comenta saída de Alexandre Mattos

Abelão foi diretor técnico do Vasco da Gama em 2023, deixando o Gigante em meio à demissão de Paulo Bracks.

Payet com o terço dado por vascaíno
Payet entregará camisa do Vasco a Lula e a Macron

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, entregará as camisas durante jantar em São Paulo nesta quarta-feira.

Maicon, zagueiro do Vasco
Maicon segue na mira do Vitória e pode sair em abril

O Vitória planeja nova investida para contratar o zagueiro do Vasco da Gama, Maicon, na janela doméstica de abril.