Seleção? Rayan brilha no Vasco e números levantam debate sobre convocação

Atacante do Vasco da Gama, Rayan vive grande fase no futebol brasileiro e se coloca como possível candidato à Seleção Brasileira.

Rayan comemora gol contra o Flamengo
Rayan comemora gol contra o Flamengo (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Rayan merece uma convocação para a Seleção Brasileira? A resposta, analisando o número de participações em gols do ponta do Vasco da Gama desde o último jogo da equipe de Carlo Ancelotti, é um claro sim. O jogador de 19 anos vive o melhor momento da carreira.

Além disso, justifica cada vez mais um olhar atento do técnico italiano. Com o doblete na vitória por 4 a 3 sobre o Vitória, pela Série A do Campeonato Brasileiro, o camisa 77 tornou-se o atacante com mais gols no período entre o último jogo do Brasil e a mais recente convocação da Seleção.

Dessa forma, desde o encontro entre Brasil e Bolívia, em 10 de setembro, nenhum dos pontas chamados por Carlo Ancelotti foi tão efetivo quanto o vascaíno. Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, os números são claros e mostram regularidade.

Estêvão, que trocou o Palmeiras pelo Chelsea e ainda vive fase de adaptação ao futebol europeu, marcou apenas um gol. Luiz Henrique, do Zenit, tem um gol e uma assistência. Já Gabriel Martinelli, do Arsenal, soma quatro participações diretas — três gols e uma assistência. Igualou Rayan nesse quesito, mas não mantém a mesma frequência de gols.

Rodrygo, por sua vez, perdeu espaço no Real Madrid. Apesar da relação de confiança com Ancelotti, só registrou uma assistência desde a última convocação. Vinícius Júnior, em outro patamar de protagonismo, contabiliza seis participações em gols, com três gols e três assistências.

Mesmo assim, ainda marcou menos vezes que Rayan. Além disso, Raphinha está lesionado e, portanto, fora dos amistosos contra Coreia do Sul e Japão. Portanto, isso abre mais uma vaga potencial entre os pontas da Seleção e amplia o espaço para novas observações.

Diamante do Cruzmaltino já vestiu camisa da Amarelinha na base

Assim, diante desse cenário, Rayan desponta como um dos pontas brasileiros mais letais no momento. Seus números não deixam dúvidas. A consistência recente reforça que ele poderia participar, num dos momentos de preparação, com a equipe principal.

Diamante revelado pelo Vasco e já acostumado a vestir a Amarelinha nas seleções de base, o atacante demonstra maturidade e frieza diante do gol. Mesmo sabendo que ainda há muito tempo até a próxima Copa do Mundo, Rayan se coloca, passo a passo, entre os nomes que merecem ser vistos de perto por Carlo Ancelotti. Por fim, se o camisa 77 continuar nesse ritmo, a convocação será apenas questão de tempo.

Fonte: RTI Esporte

Comente

Veja também
Cria da base assume protagonismo e Vasco deixa de depender de Vegetti

O Vasco diminui a dependência de Vegetti e vê Rayan virar o artilheiro da equipe sob o comando de Fernando Diniz.

Júnior elogia Paulo Henrique e indica outro vascaíno para Seleção Brasileira

Comentarista do Grupo Globo, Júnior destacou a boa fase de Paulo Henrique e apontou nome do Vasco da Gama para a Seleção Brasileira.

Leila Pereira se manifesta após fala de Bap sobre empréstimo da Crefisa ao Vasco

Leila Pereira respondeu às insinuações feitas pelo presidente do Flamengo a respeito do empréstimo da Crefisa ao Vasco.

Jornal português exalta Rayan e o chama de ‘novo Hulk’

Atacante do Vasco da Gama, Rayan ganhou destaque na imprensa internacional após mais uma grande atuação com a camisa Cruzmaltina.

Pesquisa aponta quem é o jogador mais valioso do elenco do Vasco

Estudo mostra atletas com maior “preço justo” de transferência estimado de cada um dos 20 times do Campeonato Brasileiro.

Laterais participam de um terço dos gols do Vasco em 2025

Jogadores que atuam no lado de campo do Vasco da Gama tem mostrado muita força ofensiva ao longo da temporada.

Diniz muda chave no Vasco e mira vaga na Libertadores

Com a quarta melhor campanha no returno do Campeonato Brasileiro, Vasco da Gama ocupa a 10ª colocação e busca entrar no G6.

Vegetti enfrenta jejum de gols e vê titularidade ameaçada no Vasco

Atacante do Vasco da Gama, Vegetti atravessa má fase com a camisa Cruzmaltina e pode perder vaga na equipe.

Coutinho ganha descanso no Vasco após 16 jogos seguidos

Voltando à velha forma, Philippe Coutinho tem sido um dos destaques do Vasco da Gama na recuperação do time na temporada.

Vasco se reapresenta nesta quarta com questões no elenco para resolver

Vasco da Gama volta a campo no dia 15 de outubro, quando irá visitar o Fortaleza, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.