São Januário: o Estádio do Vasco

São Januário o Estádio do Clube de Regatas Vasco da Gama.

Por estar situado à Rua São  Januário, o Estádio Vasco da Gama ficou com este nome que é bem aceito, aliás não se fala o seu próprio nome e sim este consagrado apelido, além de Colina.

Inaugurado  em  21 de abril de 1927, e o jogo inaugural foi entre Vasco e Santos,  partida  que terminou em 5 a 3 para os paulistas, são Januário tem capacidade para receber  15.150 torcedores. Uma luta árdua de vascaínos que através de campanhas arrecadaram dinheiro e construiu o estádio  em  11 meses; de 6 de junho de 1926 a 1927.

Ocupando uma área de 56 mil metros quadrados e situada à Rua General Almério de Moura, 131, no bairro Vasco da Gama, o complexo conta com estádio, ginásio, parque aquático e setor administrativo. A fachada é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A expressão “gol olímpico” pode ter surgido em São Januário, na inauguração dos refletores do estádio em 31 de março de 1928, quando numa partida entre o gigante da colina e o Wanderers, do Uruguai, o ponta-esquerda Santana fez o gol da vitória vascaína, um dos primeiros gols olímpicos registrados no futebol, e nome se deu por o time uruguaio ser o então atual campeão olímpico.

Fatos marcantes acontecidos em São Januário:

O presidente Getúlio Vargas , torcedor do Vasco, utilizava o estádio para falar ao povo brasileiro.
As primeiras leis trabalhistas do Brasil, por exemplo, foram anunciadas em primeira mão em São Januário.

O maior artilheiro do estádio do Vasco foi Roberto Dinamite. Ele fez 184 gols entre 1971 e 1992.
Romário, que fez o milésimo gol da sua carreira no estádio (fato homenageado com uma estatua em campo), o Baixinho fez 152 gol na Colina.

O São Januário é uma das  sete maravilhas da zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
O canal de televisão especializado em turismo Travel Channel incluiu São Januário numa seleta lista dos melhores estádios para se assistir uma partida.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira no estádio ocorreu em 15 de janeiro de 1939, pela Copa Rocca. O Brasil perdeu de 5×1 para os rivais argentinos.

O São Januário  foi palco da Copa do Mundo de 1950.

São Januário

Propriedades

O Vasco conta ainda com um parque aquático, usado por escolas de natação, e competições desta modalidade. O parque foi inaugurado em 30 de agosto de 1953. Faz parte do São Januário um ginásio poliesportivo denominado “Forninho”, inaugurado em 23 de setembro de 1956, com 2500 lugares. O São Januário possui   um hotel concentração inaugurado em 2003, que conta com três andares contendo nove quartos, com TV a cabo, ar-condicionado e frigobar. Destacamos também o Colégio Vasco da Gama destinado aos jovens atletas do clube nos ensinos fundamental e médio; em 15 de agosto de 1955, foi inaugurada a capela Nossa Senhora das Vitórias, padroeira do clube, onde são  celebrados batizados, casamentos e missas. Os  8 mil troféus, taças, copas, bronzes, placas, faixas, flâmulas, medalhas, diplomas e fotos conquistados na história do clube ficam na sala de troféus logo após a entrada principal do estádio.

Sede administrativa

O arquiteto Fernando Oliveira graças, estruturou uma sede administrativa, situada no Bairro da Barra da Tijuca, ocupando uma área de 4300 metros quadrados. O edifício será dividido em oito andares onde atenderá toda a administração do clube. O prédio será coberto de vidro preto, espelhado, adaptado a uma torre de circulação vertical revestida em cerâmica branca. Os sócios serão acatados por 54 veículos e um hall que serão abrigados na estrutura da sede. Os setores de relações publicas, marketing, tecnologia superintendências, gerencia da administração, departamento de pessoal, contabilidade, financeiro, compra e cobranças ocuparão o quarto, quinto e sexto andar. No sétimo serão instalados os gabinetes do presidente, vice-presidente, sala de reuniões e sala da presidência do conselho. O último andar servirá para a sala de reuniões do conselho deliberativo e área de treinamento pessoal. A data prevista para a inauguração será no dia 5 de Agosto de 2011.

Calabouço

Atualmente,  a Calabouço é usado por associados, contando com piscina, duas saunas, quadras esportivas, área de recreação infantil, salão de festas, departamento médico, administração de esportes marinhos e olímpicos e um restaurante, e localiza-se no centro do Rio de Janeiro. Quando as regatas eram disputadas na Baía de Guanabara, a calabouço era sede náutica do clube.
Centro de Treinamento Pequenos Gigantes da Colina
Com três campos de futebol, uma piscina semi-olímpica, alojamento, cozinha e refeitório espalhados em cento e vinte mil metros quadrados, o Centro de Treinamento Pequenos Gigantes da Colina, será inaugurado em dezembro de 2010.

O CT de novos talentos como será chamado, atenderá os atletas das categorias de base e do futebol feminino, será local  para testes de novos talentos, e fica no bairro de Jacarepaguá.

Sede Náutica da Lagoa

Criada no intuito de receber os esportes náuticos quando as regatas passaram da Baía de Guanabara para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o prédio foi inaugurado em 18 de agosto de 1950. Reconhecido como valor cultural no governo no prefeito César Maia, a sede ocupa uma área de 2.700m², e tem três pavimentos, um subsolo, um terraço,  salão de festas, e a sede é também garagem dos barcos usados nos treinos e competições de remo.

Centro de Formação de Atletas

Este centro tem a capacidade para alojar até 95 jovens, em seus quatro alojamentos, excelente infra-instrutora com cinco campos oficiais, sendo um deles com grama sintética, um campo de areia e outro de showbol, todos com drenagem e irrigação computadorizadas.

Os jovens das categorias sub-17 e sub-20 usufruem também de refeitório com cozinha industrial, sede administrativa da base, sala de monitoramento, piscina, oficina de manutenção, quiosques, quatro vestiários, consultório médico, odontológico, podologia, estacionamento, ginásio coberto, quadras poliesportivas e um hotel para jogadores vindos do exterior. É neste local que inúmeras revelações foram preparadas,  surgiram no futebol vascaíno e fizeram sucesso. Numa área de 220 mil metros quadrados o centro é rodeado de sítios e chácaras para manter a tranquilidade e a concentração dos jovens que lá estão.

Centro de Treinamento Almirante Heleno de Barros Nunes

Em 1974 o então presidente da República Ernesto Geisel doou ao Vasco um terreno com  cerca de 130.000 m², só que o clube foi impedido do uso, por a união entender que não poderia fazê-lo. Isso gerou uma briga de 30 anos onde em 1995, o clube perdeu o direito de uso, até que Fernando Henrique Cardoso depois de uma decisão judicial assinasse um decreto atribuindo a área ao clube. O vascaíno Almirante Heleno de Barros Nunes, é homenageado com o nome do Centro, em função do seu empenho no projeto do terreno.

Futuro

O referido terreno fica à Rodovia Washington Luís, onde clube projeta e inicia a construção de seu centro de treinamento, que terá diversos campos de futebol, 2 ginásios e um hotel-concentração. O centro de treinamento, ainda em desenvolvimento, conta com a ajuda da prefeitura de Duque de Caxias. Parte do terreno é área de preservação ambiental, devido às suas características naturais. Será destinado ao time principal.

Memorial do Vasco

O memorial do Vasco estar sendo construído no objetivo de traçar em imagens toda a história do clube.

Ele contará com:

  •  42 painéis individuais, em tamanhos naturais, com fotos de jogadores históricos como Roberto Dinamite, Edmundo, Romario…;
  • Caricaturas autografadas e um painel com informações sobre jogadores destaques;
  • Sala de cinema, com um vídeo destacando os melhores momentos de mais 100 anos de história do clube;
  • Vários fatos e curiosidades do clube, como todas as taças e lembranças das conquistas;
  • Telões que passam os jogos mais importantes e momentos marcantes da história do clube;
  • Filmes com os gols e as narrações das conquistas de todos os títulos fotos de equipes vascaínas;
  • Uma réplica de vestiário antigo com objetos reais, como chuteiras, camisetas, etc.
  • A previsão de inauguração deste memorial é 28 de janeiro de 2011.

Redação

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Acesso, 68 reforços e trocas de técnicos: a passagem de Pedro Martins pelo Cruzeiro

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins assumiu o cargo no Cruzeiro no início da SAF, em 2022.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet não retorna contra o Criciúma

Após expectativa para um possível retorno, Payet deve ficar de fora do confronto com o Criciúma, no sábado (27), em São Januário.

Ramón Díaz durante Vasco x Fortaleza
Ramón Diaz completa 9 meses de Vasco e supera Zé Ricardo

Contratado no segundo semestre da temporada de 2023, Ramón Díaz atinge marca no Clube que não acontecia desde 2018, com Zé Ricardo.

Paulinho no Espaço Experiência de São Januário
Paulinho visita São Januário com a família e revela sonha de jogar a Libertadores

Acompanhado da família, o meio-campista do Vasco da Gama, Paulinho, realizou um tour por São Januário e revelou o sonho pela Libertadores.

Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco

O Vasco da Gama acertou a contratação de Pedrinho Martins, que estava no Cruzeiro, para o cargo de executivo de futebol.