São Januário já foi palco de jogos históricos entre Vasco e Sport; relembre

Vasco da Gama e Sport voltam a se enfrentar em São Januário após quase cinco anos e carregam entre si muitas semelhanças.

Iluminação do Estádio de São Januário
Iluminação do Estádio de São Januário (Foto: Bruno Murito)

Após quase cinco anos, Vasco e Sport voltam a se enfrentar em São Januário. A última partida entre os dois clubes no local foi no dia 13 de agosto de 2020 pela Série A, com uma vitória carioca por 2 a 0, com dois gols do volante Felipe Bastos.

No histórico do retrospecto entre cruz-maltinos e rubro-negros, o estádio vascaíno já foi palco de grandes jogos. Alguns deles históricos, que o ge relembra.

Gol mil de Romário

O jogo era válido apenas pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, mas entrou para a história. Afinal, no dia 20 de maio de 2007, Romário de Souza Faria finalmente chegava ao seu milésimo gol na carreira. A vítima foi o Sport. O palco, São Januário.

Com o Vasco já vencendo por 2 a 0, o Baixinho viu a chance de chegar à marca milenar logo no início do segundo tempo, quando foi marcada uma penalidade a favor dos donos da casa.

E assim, de pênalti, como Pelé, Romário chegou ao seu milésimo gol, deslocando o goleiro Magrão. Festa em São Januário, com direito a volta olímpica do Baixinho.

Sport avança para a final da Copa do Brasil

No ano seguinte, Vasco e Sport voltaram a se enfrentar em um jogo histórico em São Januário. Dessa vez, válido pela semifinal da Copa do Brasil.

Após derrota no jogo de ida, na Ilha do Retiro, por 2 a 0, o Vasco conseguiu devolver o placar, com direito ao segundo gol, marcado por Edmundo, sair aos 45 minutos do segundo tempo. Porém, o mesmo Edmundo viria a ser vilão pouco tempo depois.

Na disputa de pênaltis, o atacante vascaíno foi o primeiro a abrir as cobranças. E errou, mandando longe da meta do goleiro Magrão. Na sequência, ninguém mais falhou (inclusive Magrão, que cobrou o único pênalti da carreira). O último coube a Carlinhos Bala, que converteu, levando o Sport a sua segunda final de Copa do Brasil. Dessa vez para ficar com o título.

Goleadas dos dois lados

Pouco menos de dois meses depois da semifinal da Copa do Brasil, Vasco e Sport voltariam a ficar frente a frente em São Januário, dessa vez pelo Campeonato Brasileiro. E dessa vez, os donos da casa voltaram para casa mais felizes, com uma goleada por 4 a 0, gols de Morais, Jean, Pablo e Edmundo. É o maior placar a favor dos cruz-maltinos no confronto.

O troco do Leão veio quatro anos depois. Dessa vez, o Sport não tomou conhecimento dos donos da casa, com uma vitória por 3 a 0, com gols de Felipe Azevedo, Hugo e Henrique Almeida, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo tendo como palco São Januário, esse se tornou o maior placar a favor da equipe pernambucana no confronto.

Retrospecto

No jogo deste sábado, o Sport tentará quebrar um jejum. Afinal, jogando fora de casa, o Rubro-negro não derrota o Vasco há 13 anos. O último triunfo foi o 3 a 0 citado acima.

Desde então, foram cinco jogos no Rio de Janeiro entre as duas equipes, com quatro vitórias do Vasco e um empate por 0 a 0. Esse no Maracanã, pela Série B de 2022.

No retrospecto geral dos jogos tendo o Vasco como mandante, são oito vitórias cruzmaltinas, contra quatro do Leão, além de três empates.

Considerando também as partidas no Recife, são ao todo 33 duelos, com 15 vitórias vascaínas, oito do Sport e 10 empates.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carille analisa vitória do Vasco contra o Sport; veja a entrevista coletiva

Fábio Carille analisa desempenho do Vasco contra o Sport e diz que vitória foi fruto de poupar contra o Corinthians.

Trégua? Carille elogia torcida e destaca força do Vasco em São Januário

Treinador do Vasco da Gama, Carille analisou a vitória Cruzmaltina sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro.

Rayan cita orientação de Carille e elogia Payet

Autor do terceiro gol do Vasco da Gama contra o Sport, Rayan comemora por ter balançado a rede e elogia passe de Payet.

Vasco contorna erros defensivos em noite de gala de Vegetti contra o Sport

Vasco oscila contra o Sport, chega a ser dominado em alguns momentos, mas é eficiente para vencer a segunda no Brasileiro. 

Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.

Vegetti brinca com Coutinho após assistência: ‘De cabeça?’

Autor de dois gols do Vasco da Gama contra o Sport, Vegetti revela brincadeira com Coutinho após assistência.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Sport

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Sport, neste sábado, pela 3ª rodada do Brasileiro.

Vegetti comemora vitória do Vasco e exalta força de São Januário

Vegetti comemorou a conquista dos três pontos diante do Sport e diz que o time precisa ser sempre forte em São Januário.

Vasco homenageia Dinamite com luzes, mosaico e bandeirões em São Januário

Ídolo do Vasco da Gama, Roberto Dinamite ganhou uma grande festa na partida entre o Cruzmaltino e o Sport, pelo Brasileiro.

Vegetti cita Romário e Dinamite como referências, mas evita comparações

Destaque do Vasco da Gama contra o Sport, Vegetti exalta Romário e Dinamite, mas evita comparações com os ídolos.