Salgado não deve prestar esclarecimentos no Conselho Deliberativo

O presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, foi convocado para explicar fracasso no futebol, mas suspensão de beneméritos pode impedir.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: Divulgação/ Vasco)

O pedido da oposição para que Jorge Salgado compareça ao Conselho Deliberativo para prestar esclarecimentos sobre o fracasso do futebol em 2021, por ora, não deve ir para frente. Na segunda, foi protocolada na secretaria de São Januário carta com assinatura de 65 conselheiros. No entanto, o clube entende que 19 deles estão suspensos por liminar judicial, o que inviabilizaria a solicitação no momento.

Conforme o artigo 76 do estatuto do clube, o mínimo necessário para convocar uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo é de 60 assinaturas (1/5 do total). Sem os 19 beneméritos suspensos que assinaram a carta, o documento conta no momento com a assinatura de 44 conselheiros.

Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, ainda não recebeu o documento com pedido de convocação do presidente, mas entende que, por decisão judicial, os beneméritos não estão ativos e, portanto, não poderiam assinar a carta.

A possibilidade de Jorge Salgado prestar esclarecimentos aos conselheiros, no entanto, não está descartada. Carlos Fonseca pretende conversar com Salgado e sugerir que o presidente compareça na próxima sessão do conselho, no dia 10 de dezembro, para atender o pedido dos conselheiros. Na ocasião será apresentado o relatório da Comissão Especial de Integridade e Compliance, e há a expectativa pela presença do presidente na Sede Náutica da Lagoa.

Entenda o caso

A suspensão dos beneméritos é um caso antigo, que corre na Justiça há mais de três anos. Em 2017, o então presidente Eurico Miranda nomeou 28 sócios. Na época a oposição entendeu que Eurico não cumpriu o rito e indicou sócios que não tinham a pontuação necessária para se tornarem beneméritos.

Na época, Alexandre Campello e Sempre Vasco entraram na Justiça contra as nomeações. Posteriormente, quando presidente, Campello chegou a entrar em acordo com os beneméritos, mas o acerto depois foi desfeito. Apesar da idas e vindas, outro processo, movido pelo sócio Ricardo Figueiredo, seguiu na Justiça.

Em outubro deste ano, a Justiça reconheceu que o acordo de Campello com os beneméritos não existia mais e devolveu o caso para primeira instância. Portanto, voltou a valer a primeira liminar, da ação de Ricardo Figueiredo, que suspendia a nomeação dos 28 beneméritos.

A suspensão dos beneméritos, no entanto, só foi protocolada na secretaria do Vasco nesta terça, um dia após a oposição protocolar a carta com as assinaturas necessárias para que Jorge Salgado fosse convocado pelo Conselho Deliberativo. O que gerou questionamentos dos envolvidos.

– Independentemente do número de assinaturas coletadas, o presidente Jorge Salgado deveria ouvir o pedido do Conselho, que representa parte significativa da torcida e do quadro social, para dar explicações sobre 2021, que foi muito abaixo da expectativa. Parece uma proteção ao presidente que quer se esconder, e não explicar – afirmou Julio Brant, um dos líderes da Sempre Vasco e do movimento que pede a convocação de Jorge Salgado, ao Lance!

O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, entende que a demora para as suspensões serem protocoladas na secretaria se deu por conta de consulta ao departamento jurídico após a decisão judicial, mas legalmente eles não estão ativos desde outubro.

Com efeito, anulada a homologação do Acordo entre as partes, o Processo nº 0216515-31.2017.8.19.0001 voltou ao Juízo de piso para prosseguimento do feito restando, portanto, retomados os efeitos da decisão liminar anteriormente concedida.

Fonte: Globo Esporte

1 comentário
  • Raimundo Vicente de Souza - 9 de dezembro de 2021

    O único culpado dessa merda tá no comando do Vasco é o Júlio Brant.

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
24 de janeiro de 2022
Confira mais detalhes sobre a possível saída de Marcos Dias do Vasco

Confira mais informações sobre a possível saída do atacante Marcos Dias do Vasco da Gama, rumo ao New England Revolution.

Marcos Dias estaria na mira do New England, dos Estados Unidos

O atacante Marcos Dias, um dos destaques do Sub-20 do Vasco da Gama, estaria de saída do Clube rumo ao New England, dos Estados Unidos.

Vasco estreia novo programa na Vasco TV nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, a Vasco TV terá a estreia do programa Vascaínos e Vascaínas, no Estúdio Abelardo Chacrinha Barbosa.

Dos campos para as areias: Dani Rodrigues comenta mudança de modalidade no Vasco

Reforço do Vasco da Gama no beach soccer, a fixa Dani Rodrigues já atuou pelo Cruzmaltino no futebol de campo.

Vasco é o 4º com mais sócios no ranking dos clubes nacionais

Após desassociarão, o Vasco da Gama está na quarta colocação no ranking de clubes com mais sócios no Brasil.

Vasco TV terá novo estúdio e outras novidades, anuncia Vanessa Riche

Apresentadora da Vasco TV, a jornalista Vanessa Riche publicou um vídeo onde anuncia novidades na plataforma oficial do Vasco da Gama.

Jorginho aprova estratégia do Vasco de ter jogadores com experiência na Série B

Ex-jogador e treinador do Vasco da Gama, Jorginho avaliou a montagem do elenco do Cruzmaltino para a disputa da Série B.

Carlos Brazil projeta ano do Vasco e vê Estaduais como opção para reforçar a equipe

Gerente de Futebol do Vasco da Gama, Carlos Brazil projetou a temporada e garantiu que o Clube estará atento aos Estaduais para se reforçar.

Zé Ricardo comanda o Vasco pela 2ª vez no Campeonato Carioca

Técnico do Vasco da Gama, Zé Ricardo vai treinar o Clube de São Januário no Campeonato Estadual do Rio pela segunda vez na carreira.

Vasco mantém 10% dos direitos econômicos de Caio Lopes

Volante formado no Vasco da Gama, Caio Lopes não chegou a um acordo com o Clube e vai jogar no Leganés, da segunda divisão da Espanha.

Veja mais notícias