Salgado não deve prestar esclarecimentos no Conselho Deliberativo

O presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado, foi convocado para explicar fracasso no futebol, mas suspensão de beneméritos pode impedir.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: Divulgação/ Vasco)

O pedido da oposição para que Jorge Salgado compareça ao Conselho Deliberativo para prestar esclarecimentos sobre o fracasso do futebol em 2021, por ora, não deve ir para frente. Na segunda, foi protocolada na secretaria de São Januário carta com assinatura de 65 conselheiros. No entanto, o clube entende que 19 deles estão suspensos por liminar judicial, o que inviabilizaria a solicitação no momento.

Conforme o artigo 76 do estatuto do clube, o mínimo necessário para convocar uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo é de 60 assinaturas (1/5 do total). Sem os 19 beneméritos suspensos que assinaram a carta, o documento conta no momento com a assinatura de 44 conselheiros.

Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, ainda não recebeu o documento com pedido de convocação do presidente, mas entende que, por decisão judicial, os beneméritos não estão ativos e, portanto, não poderiam assinar a carta.

A possibilidade de Jorge Salgado prestar esclarecimentos aos conselheiros, no entanto, não está descartada. Carlos Fonseca pretende conversar com Salgado e sugerir que o presidente compareça na próxima sessão do conselho, no dia 10 de dezembro, para atender o pedido dos conselheiros. Na ocasião será apresentado o relatório da Comissão Especial de Integridade e Compliance, e há a expectativa pela presença do presidente na Sede Náutica da Lagoa.

Entenda o caso

A suspensão dos beneméritos é um caso antigo, que corre na Justiça há mais de três anos. Em 2017, o então presidente Eurico Miranda nomeou 28 sócios. Na época a oposição entendeu que Eurico não cumpriu o rito e indicou sócios que não tinham a pontuação necessária para se tornarem beneméritos.

Na época, Alexandre Campello e Sempre Vasco entraram na Justiça contra as nomeações. Posteriormente, quando presidente, Campello chegou a entrar em acordo com os beneméritos, mas o acerto depois foi desfeito. Apesar da idas e vindas, outro processo, movido pelo sócio Ricardo Figueiredo, seguiu na Justiça.

Em outubro deste ano, a Justiça reconheceu que o acordo de Campello com os beneméritos não existia mais e devolveu o caso para primeira instância. Portanto, voltou a valer a primeira liminar, da ação de Ricardo Figueiredo, que suspendia a nomeação dos 28 beneméritos.

A suspensão dos beneméritos, no entanto, só foi protocolada na secretaria do Vasco nesta terça, um dia após a oposição protocolar a carta com as assinaturas necessárias para que Jorge Salgado fosse convocado pelo Conselho Deliberativo. O que gerou questionamentos dos envolvidos.

– Independentemente do número de assinaturas coletadas, o presidente Jorge Salgado deveria ouvir o pedido do Conselho, que representa parte significativa da torcida e do quadro social, para dar explicações sobre 2021, que foi muito abaixo da expectativa. Parece uma proteção ao presidente que quer se esconder, e não explicar – afirmou Julio Brant, um dos líderes da Sempre Vasco e do movimento que pede a convocação de Jorge Salgado, ao Lance!

O presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, entende que a demora para as suspensões serem protocoladas na secretaria se deu por conta de consulta ao departamento jurídico após a decisão judicial, mas legalmente eles não estão ativos desde outubro.

Com efeito, anulada a homologação do Acordo entre as partes, o Processo nº 0216515-31.2017.8.19.0001 voltou ao Juízo de piso para prosseguimento do feito restando, portanto, retomados os efeitos da decisão liminar anteriormente concedida.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
1 comentário
  • Responder

    O único culpado dessa merda tá no comando do Vasco é o Júlio Brant.

Comente

Veja também
Taty Silva se emociona com Léo Jardim
Taty Silva se emociona com Léo Jardim ao receber presente; veja como foi

O goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim, presenteou a arqueira Taty Silva com um par de luvas e disse belas palavras.

Goleiros do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Conheça a rotina de treino dos goleiros do Vasco

No Dia do Goleiro, a Vasco TV preparou um vídeo especial mostrando a rotina dos goleiros Léo Jardim, Keiller, Pablo e Phillipe Gabriel.

Barbosa enfrentava o Pelé na decisão do Torneio Rio-SP de 1959
No Dia do Goleiro, relembre grandes expoentes da posição no Vasco

26 de abril se comemora o Dia do Goleiro e o Vasco da Gama já teve grandes nomes na posição, que ficaram marcados na história.

Léo Jardim como novo uniforme de goleiro
Léo Jardim reage ao novo uniforme de goleiro, que estreará contra o Criciúma; veja

Destaque do Vasco da Gama, Léo Jardim conheceu o novo uniforme de goleiro pessoalmente e deu sua opinião sobre a camisa.

Rayan comemorando gol contra o Internacional
Rayan melhora após voltar a posição que se destacou na base do Vasco

Destaque do Vasco da Gama, Rayan deve ganhar sua primeira chance entre os titulares no Campeonato Brasileiro 2024.