Saiu barato! Vasco é goleado pelo Independiente del Valle no Equador
O Vasco da Gama jogou mal e foi goleado pelo Independiente del Valle pelo placar de 4x0 na noite desta terça-feira.

O Vasco ficou em situação difícil na Copa Sul-Americana. O Cruzmaltino foi goleado por 4 a 0 pelo Independiente Del Valle, nesta terça-feira, pelo jogo de ida dos playoffs da competição, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador.
A equipe carioca iniciou bem o jogo, mas viu Lucas Pitón ser expulso aos dez minutos. Com a vantagem numérica, o Del Valle abriu o placar antes do intervalo, com Carabajal. Já na etapa final, Mercado, duas vezes, e Spinelli decretaram a vitória dos donos da casa.
O confronto de volta entre as equipes será na próxima terça-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), em São Januário.
O jogo
A partida começou movimentada. O Independiente Del Valle tentou esboçar uma pressão, mas viu o Vasco surpreender com uma postura ofensiva. Os cruzmaltinos tiveram boa chance aos cinco minutos, em chute de Rayan que parou em Villar.
No entanto, os cariocas ficaram com um jogador a menos aos dez minutos. Lucas Piton fez falta dura em Guaguá e acabou expulso após o árbitro ser chamado pelo VAR.
Mesmo com dez jogadores, o Vasco assustou em falta cobrada por Rayan. Já o Del Valle respondeu em seguida, em finalização de Briones que obrigou Léo Jardim a boa defesa.
A partir daí, os donos da casa aumentaram a pressão. Tanto que, aos 31 minutos, Spinelli acertou o travessão. Em seguida, a bola desviou em Lucas Freitas após cruzamento e fez Léo Jardim fazer grande defesa para salvar a abertura do placar.
O panorama seguiu nos minutos finais. De tanto insistir, o Del Valle marcou nos acréscimos. Após cruzamento, Guagua cabeceou, Léo Jardim deu rebote e Carabajal apareceu para mandar para a rede. Assim, os equatorianos foram para o intervalo com a vantagem no placar.
No segundo tempo, o Del Valle manteve o domínio e marcou o segundo aos três minutos. Mercado aproveitou cruzamento, dominou a bola e chutou para o gol.
O revés foi sentido pelo Vasco, que quase levou o terceiro em seguida. Guagua foi lançado na área e parou em Léo Jardim. Só que, aos cinco, o Del Valle balançou a rede. Spinelli aproveitou cruzamento e finalizou em chance para o goleiro carioca.
Com a vantagem estabelecida, o Del Valle manteve a posse de bola, mas diminuiu o ritmo. O Vasco pouco incomodava os donos da casa e apenas se defendiam em Quito.
Os donos da casa voltaram a levar somente aos 26 minutos. Cazares finalizou para o gol na área, mas para a sorte dos vascaínos, a bola bateu em Spinelli e foi pela linha de fundo. Para piorar a situação, o Del Valle chegou ao quarto aos 36 minutos. Após bate e rebate na área, a bola chegou a Mercado, que mandou para a rede.
O Del Valle não diminuiu o ritmo e chegou a balançar novamente a rede com Spinelli. No entanto, o lance foi anulado por impedimento do atacante equatoriano. Já aos 43 minutos, Maurício Lemos derrubou Mercado na área e o árbitro marcou pênalti. Cazares foi para a cobrança e viu Léo Jardim fazer a defesa. Mesmo assim, os equatorianos mantiveram a grande vantagem no placar visando o duelo de volta.
Ficha técnica
Independiente del Valle 4 x 0 Vasco
- Local: Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (Equador)
- Data: Terça-feira, 15 de julho de 2025
- Horário: 21h30 (Brasília)
- Árbitro: Kevin Ortega (PER)
- Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesús Sánchez (PER)
- VAR: Joel Alarcon (PER)
- Cartões amarelos: Alcivar e Briones (Independiente del Valle); Hugo Moura e Léo Jardim (Vasco)
- Cartões vermelhos: Lucas Pitón (Vasco)
- Gols: Independiente del Valle: Carabajal, aos 47min do primeiro tempo; Mercado, aos 3 e 36min do segundo tempo; Spinelli, aos 5min do segundo tempo
Independiente del Valle: Villar, Fernandez, Carabajal, Schunke e Cortez (Loor); Alcivar (Mendes), Mercado e Guagua (Cazares); Ronald Briones (Rodríguez), Ibarra (Pata) e Spinelli
Técnico: Javier Rabanal
Vasco: Léo Jardim, Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura e Tchê Tchê (Garré); Nuno Moreira (Maurício Lemos), Rayan (David), GB (Victor Luís) e Vegetti (Paulinho)
Técnico: Fernando Diniz
Fonte: Gazeta Esportiva
O Vasco ficou trinta dias parado, de férias. E de quebra perdeu para um time que tem uma folha salarial três vezes menor que a do Vasco. Então, onde está o problema? Porque os jogadores não aceitam jogar no Vasco? Só no Vasco os jogadores não se entrosam.
Presidente de brinquedo. Administração de várzea. Time sofrível, limitado e enganador. Essa zaga é fraca demais. Mais um ano que continuo a escrever nos comentários: VAMOS LUTAR PRA NÃO CAIR!
Esse Fernando Diniz escalou errado e manteve o vegetti até o final , mesmo na altitude, com um a menos , sofrendo goleada e tendo jogado no sábado.
Mas a culpa de tudo isso é do Pedrinho, que é omisso e incompetente.
Na época da 777 , criticava tudo quando era comentarista no ar condicionado e agora está fazendo pior .
Ele está na 3 janela e sempre a mesma demora e desculpas.
E o Felipe o que está fazendo no Vasco?
O cara desembarca de bermuda e camiseta no Equador, ele está de férias ou faz parte da folha de pagamento do Vasco ?
O vasco acabou.. Game over.
O Vasco não jogou nada! Pergunto:
1. O Vasco fez algum amistoso durante os 30 dias de treinamento?
2. Qual é o sistema de jogo do Vasco?
3. Com 10 jogadores, tem que ter em campo jogadores de velocidade que marquem e tenham condições de sair no contra ataque.
4. O técnico tira um atacante para colocar um lateral esquerdo e no intervalo tirou o atacante mais veloz e de maior habilidade, o Nuno
5. Que porra de sistema de jogo é este?
6. Eu disse que este Diniz é muito fraco e não serve para o Vasco, porém estão insistindo…
7. Não entendo as 2 substituições, faltando 3 minutos para acabar o jogo. Eles teriam que ter entrado muito antes.
8. Cadê o Zucarelo, o Esforça e Jair?
Enfim, o Vasco não soube reagir a expulsão do Piton e o técnico se perdeu e não soube ajustar a equipe durante o jogo
Deveriam voltar do Equador de Ônibus.
Vergonha!