Saída de Coutinho do Vasco confirma análise de ex-técnico da Seleção
Philippe Coutinho não é mais jogador do Vasco da Gama e saída reforça declaração de ex-técnico da Seleção Brasileira, em análise de 2020.

A despedida de Philippe Coutinho do Vasco não é apenas o fim de um ciclo: sua mensagem pública também confirma uma análise feita por Tite, então técnico da Seleção Brasileira, em 2020. Na época, Tite comentou sobre a necessidade de cuidado especial com o meia, apontando seu perfil emocional mais sensível — característica que fica mais evidente após mensagem de despedida do jogador.
O alerta de Tite em 2020
Em 2020, quando comandava a Seleção, Tite comentou sobre o perfil de Coutinho, então no FC Bayern Munique:
– Coutinho precisa de carinho, de conversa, precisa ser mimado. Sua personalidade é um pouco frágil. Não temos que ser paternalistas, temos que entender a forma de tirar o melhor de cada jogador. Os atletas são diferentes e não podemos tratá-los da mesma forma.
Mensagem de despedida e desgaste mental
Capitão e camisa 10 do Vasco, Coutinho comunicou sua saída do Gigante da Colina através das redes sociais, revelando cansaço mental e priorização da saúde emocional. Após ser vaiado nos dois últimos jogos , o atleta deixou o campo no intervalo da partida contra o Volta Redonda e não retornou ao banco de reservas para acompanhar a classificação nos pênaltis.
Em seu desabafo, Coutinho escreveu:
– Naquele momento, na ida para o vestiário, eu senti e percebi que meu ciclo no clube tinha acabado, e eu não voltei para priorizar minha saúde mental. A verdade é que estou muito cansado mentalmente. Sempre fui muito reservado, então falar isso aqui não é fácil, mas eu preciso ser honesto.
O texto deixa claro que a decisão não está relacionada apenas à pressão da torcida, mas a um desgaste emocional acumulado.
Fonte: Lance!