Saiba como surgiu a parceria de Maldonado com Maurício Barbieri

Hoje técnico e auxiliar do Vasco da Gama, Maurício Barbieri e Maldonado começaram a trabalhar juntos em 2020, no CSA.

Maldonado em treino do Vasco
Maldonado em treino do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

Com Maurício Barbieri suspenso por ter sido expulso diante do Atlético-MG, o Vasco terá o auxiliar técnico Maldonado no comando da equipe contra o Palmeiras, domingo, às 16h, no Maracanã. Os mais jovens talvez não saibam, mas o chileno foi um grande volante que brilhou no futebol brasileiro na primeira década do Século 21.

Com uma boa técnica e uma consciência tática invejável, Maldonado se firmou como um dos melhores da posição, mas também se destacava pela polivalência. Além de volante, o jogador também chegou a atuar como lateral-direito e até mesmo zagueiro, posição de origem quando estava nas categorias de base.

Por onde passou colecionou títulos. No São Paulo, primeiro clube no Brasil, Maldonado conquistou um Paulista (2000) e um Rio-São Paulo. No Cruzeiro, foi campeão Brasileiro (2003) e ganhou um Mineiro (2004). Já no Santos, mais dois Estaduais (2006 e 2007). Depois de uma passagem pelo Fenerbahçe, da Turquia, retornou ao Flamengo e foi peça fundamental na conquista do Brasileiro de 2009. Ainda ganhou um Carioca (2011). Em 2013 defendeu o Corinthians, único clube que não levantou taça.

Parceria com Barbieri

Ao encerrar a carreira no Colo-Colo, em 2015, Maldonado decidiu que continuaria perto do campo e tirou as licenças A e PRO de treinador pela CBF Academy. Neste período conheceu Maurício Barbieri e passaram então a trabalhar juntos.

O início da parceria aconteceu em 2020, ainda no CSA. A passagem da dupla pelo time alagoano durou pouco e logo em seguida foram para o Red Bul Bragantino. No clube paulista foram três temporadas, a melhor delas em 2021, quando a equipe terminou em 6º lugar no Brasileiro e ficou com o vice da Copa Sul-Americana.

Maldonado também foi auxiliar técnico no Colo-Colo, em 2018, e chegou a fazer um estágio com Jorge Sampaoli, no Santos, em 2019.

Fonte: Lance!

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Kleber em ação pelo Vasco em 2014
Kleber Gladiador detona Villani por exaltar aplausos irônicos da torcida do Vasco

O ex-atacante do Vasco da Gama, Kleber Gladiador, não gostou nada do que disse o narrador Gustavo Villani na goleada para o Criciúma.

Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.