Saiba como o projeto do Bournemouth seduz Rayan

Rayan tem interesse em ir para o Bournemouth, pois sonha em atuar na Europa e disputar o Campeonato Inglês.

Rayan comemora gol contra o Maricá
Rayan comemora gol contra o Maricá (Foto: Alexandre Durão/Zimel Press

Rayan disse ao Vasco que tem interesse em ir para o Bournemouth, da Inglaterra. Por que ele tem vontade de jogar neste clube? O ge explica.

O Bournemouth sinaliza com uma proposta em torno dos 35 milhões de euros para o Vasco pelo atacante. O jogador tem o sonho de atuar na Europa e de jogar no Campeonato Inglês, a liga com mais holofotes no mundo.

O estafe do atleta vê a transferência para o Bournemouth como um possível trampolim para outros clubes da Inglaterra e da Europa. O modesto clube inglês é o 15º colocado na Premier League, mas é uma das equipes que mais vendem jogadores no mercado europeu. Recentemente, o clube vendeu três jogadores para gigantes do continente:

  • o zagueiro Huijsen para o Real Madrid;
  • o lateral Kerkez para o Liverpool;
  • o atacante Semenyo para o Manchester City.

O contrato de cinco anos oferecido a Rayan pelos ingleses também foi visto com ótimos olhos. O reforço mais caro da história do Bournemouth foi o atacante brasileiro Evanilson, por 37 milhões de euros, quando o jogador estava no Porto. Rayan chegaria ao clube para substituir Semenyo, maior venda da história do clube.

Rayan não quer bater na Europa e voltar para o futebol brasileiro cedo. Em entrevista ao ge, o atacante revelou que conversou com Philippe Coutinho para ter dicas de como ter uma carreira duradoura no Velho Continente.

— Eu pergunto muito para ele (Coutinho). Tem jogador que vai para a Europa cedo, mas bate e volta. Então falo: “Coutinho, me ajuda. Quero fazer meu nome na Europa também e depois fazer meu nome aqui no Vasco de novo. Pergunto para ele o que preciso fazer, para o Diniz.

O jogador conversou com seus empresários, e o estafe entendeu que o melhor para o atacante é ir um clube que lhe garanta tempo de jogo e desenvolvimento dentro de campo — e ele terá isso no Bounemouth. O grupo também analisava que isso seria possível no Borussia Dortmund, mas os alemães não acenaram com cifras que agradaram.

— Tem que trabalhar dentro e fora de campo, fazer psicólogo, nutricionista. Chegar lá bem para bater e ficar — disse Rayan.

Por isso, o estafe de Rayan vê a venda para o futebol inglês com bons olhos, mesmo que para um clube sem grande expressão. O atacante é monitorado pela Europa desde muito cedo. Depois de ter deslanchado em 2025, o jogador despertou interesse de gigantes como o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund. Nenhum clube chegou tão perto de contratar Rayan como o Bournemouth.

Recentemente, o Zenit ofereceu uma proposta em valores parecidos aos cogitados pelo Bournemouth. Na ocasião, o Vasco nem cogitou a venda. Os russos ofereceram 31 milhões de euros, e a direção vascaína pediu 50 milhões de euros para concretizar o negócio.

O Vasco não cogitou a venda porque Rayan não tem interesse em ir para o futebol russo. O jogador tem o sonho de atuar na Europa e disputar as principais competições do continente. Os clubes russos estão fora dos torneios da Uefa pela guerra no país com a Ucrânia.

Uma venda de Rayan para outro mercado, sem ser o das principais ligas europeias, só seria cogitado em caso de valores irrecusáveis. Quanto maior a proposta financeira, mais porcentagem Rayan tem da transferência.

Nos valores estimados para a transferência de Rayan, o Vasco teria 70% dos direitos econômicos do jogador. A porcentagem pode cair para até 60%, a depender dos valores finais da possível venda.

Dentro de São Januário, entende-se que será muito difícil segurar Rayan por mais tempo. O camisa 77 foi o destaque da vitória do Vasco contra o Maricá, nesta quinta-feira. Ele foi aclamado pela torcida, que gritou para o jogador ficar por mais tempo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:BournemouthRayan
Comente

Veja também
Volante do Vasco comemora convocação para a Seleção Sub-16

Destaque e capitão do Sub-15 do Vasco, Isaque comemorou o período de treinamentos que terá com a Seleção Brasileira Sub-16.

Vasco não receberá compensação financeira pela saída de Vegetti

O Vasco da Gama não receberá nenhuma compensação financeira na negociação que levou Vegetti ao Cerro Porteño.

Talleres tenta tirar volante do Vasco

Fora dos planos da comissão técnica do Vasco da Gama, Juan Sforza está na mira do Talleres, da Argentina, que tem negociações em andamento.

Novos reforços podem estrear pelo Vasco contra o Nova Iguaçu

Reforços do Vasco da Gama para a temporada 2026, Alan Saldivia e Johan Rojas devem ser titulares contra o Nova Iguaçu.

Vasco terá time reserva contra o Nova Iguaçu

Fernando Diniz esboça time reserva do Vasco da Gama para enfrentar o Nova Iguaçu, e escalação terá reforços em campo e JP de meia armador.

Força Jovem se manifesta sobre saída de Vegetti do Vasco

Após confirmação da saída de Vegetti para o Cerro Porteño, Força Jovem se manifesta nas redes sociais em nota oficial; veja.

Veja como Diniz pode escalar o Vasco contra o Nova Iguaçu

Fernando Diniz pode escalar um time praticamente todo reserva para a partida contra o Nova Iguaçu, neste domingo.

Rojas e Saldivia assistem à estreia do Vasco no Carioca em São Januário

Johan Rojas e Alan Saldivia estiveram em São Januário para acompanhar a estreia do Vasco no Campeonato Carioca.

Bournemouth vê acordo distante com o Vasco por Rayan

Bournemouth tem representante para acompanhar de perto a negociação por Rayan, mas ainda vê acordo distante.

Alta procura faz nova camisa do Vasco sumir das lojas; reposição já tem prazo

A camisa nova do Vasco da Gama, produzida pela Nike, foi sucesso entre os torcedores e esgota em lojas físicas.