Saiba como foi o 2024 das crias do Vasco pelo mundo

Em 2024 e nos anos anteriores, o Vasco da Gama negociou algumas das suas revelações; veja suas atuações em 2024.

Gabriel Pec com a camisa do Los Angeles Galaxy
Gabriel Pec com a camisa do Los Angeles Galaxy (Foto: Divulgação / LA Galaxy)

O ano de 2024 foi especial para algumas joias vascaínas ao redor do mundo. Alguns negociados neste ano pelo Vasco e outros crias revelados em São Januário, vendidos há mais tempo, tiveram boas temporadas na Europa e na América do Norte.

Os principais destaques vão para Andrey Santos, Evander e Gabriel Pec. O primeiro saiu do Vasco no ano passado, mas vive seu melhor momento na Europa atualmente no Strasbourg, da França. Evander é velho conhecido, negociado em 2018, mas também vive grande fase nos Estados Unidos — onde Gabriel Pec foi campeão nacional e um dos principais destaques do país.

O ge separou um resumo de como foi o ano de alguns crias da base vascaína que não estão no futebol brasileiro. Veja abaixo.

Andrey Santos

Maior joia do Vasco nos últimos anos, Andrey Santos é o artilheiro do Strasbourg, clube para o qual o Chelsea o emprestou em fevereiro. Na atual temporada, a melhor da carreira, ele soma sete gols, 25% dos 28 marcados por sua equipe (veja todos no vídeo acima).

No início, Andrey sofreu com a falta de oportunidade no futebol francês e ficou no banco. Depois, ganhou chances com Patrick Vieira e terminou a temporada como titular. O Chelsea emprestou Andrey novamente ao Strasbourg, e com o novo técnico Liam Rosenior, o meia se consolidou de vez e foi titular nas 15 partidas em que esteve à disposição do treinador inglês.

Evander

Evander teve 34 participações em gols em 28 rodadas nesta temporada da MLS. Mesmo eliminado antes dos playoffs com o Portland Timbers, ele foi indicado ao prêmio de melhor jogador da temporada, ao lado de Messi e Luis Suárez (Inter Miami), Cucho Hernández (Columbus Crew) e Christian Benteke (DC United).

O meia foi um dos jogadores escolhidos para integrar a seleção do ano da principal liga de futebol dos Estados Unidos. O atleta do Portland Timbers foi o único brasileiro entre os 11 jogadores selecionados para o time ideal.

Gabriel Pec

A primeira temporada de Gabriel Pec nos Estados Unidos foi praticamente perfeita. O atacante foi campeão da MLS e um dos principais jogadores da competição. Foram 41 jogos pelo LA Galaxy, 21 gols marcados e 19 assistências na temporada.

O ex-Vasco foi eleito a contratação do ano da MLS após chegar ao Los Angeles Galaxy no começo do ano, superando o astro uruguaio Luis Suárez.

Marlon Gomes

Depois de sofrer com uma lesão no início do ano no Pré-Olímpico com a seleção brasileira, Marlon Gomes sofreu com a adaptação ao futebol ucraniano no fim da temporada europeia passada. O jogador entrou em campo somente nove vezes, sendo quatro delas como titular neste período.

No segundo semestre do ano, com o início da temporada 2024/2025, Marlon Gomes recebeu mais oportunidades. O meia atuou em 14 das 23 partidas do Shakhtar até aqui.

Eguinaldo

O atacante é companheiro de Marlon Gomes no Shakhtar e deixou o Vasco no ano passado. Em sua segunda temporada na equipe ucraniana, Eguinaldo tem sido um reserva bastante utilizado pela equipe. Na primeira metade de 2024, ele saiu do banco em 12 oportunidades.

Nesta temporada, ele atuou em 20 dos 23 jogos do Shakhtar Donetsk, em sete deles como titular. O atacante tem dois gols e duas assistências no período.

Douglas Luiz

O volante surgiu em 2016 no Vasco e foi vendido em 2017 ao Grupo City. Dois anos depois, foi contratado pelo Aston Villa e teve bastante destaque na Inglaterra, sucesso que o levou à seleção brasileira.

Douglas Luiz talvez seja a revelação do Vasco recente de mais sucesso na Europa, mas a atual fase não é das melhores. O meia foi vendido para a Juventus por 28 milhões de euros (R$ 168 milhões) em junho e não se firmou na Itália. São 12 jogos até aqui, de 25 possíveis, e apenas dois como titular da equipe.

Segundo a Gazzetta dello Sport, o meio-campista, no clube italiano desde junho, é alvo de Manchester City e Manchester United para a janela de transferências de janeiro de 2025.

Luan

Vendido pelo Vasco ao Palmeiras em 2017, Luan deixou a equipe paulista no meio do ano rumo ao Toluca, do México. O zagueiro foi titular absoluto da equipe desde que chegou ao futebol mexicano. Já são 22 partidas, 21 como titular, e um gol marcado.

Erick Marcus

O atacante do Vasco, que deixou o clube no meio de 2024, está emprestado ao Ludogorets, da Búlgaria, e tem tido certo destaque.

Erick Marcus já atuou em 17 partidas do futebol búlgado nesta temporada, em 11 jogos como titular. Ele marcou cinco gols e deu três assistências neste período.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Zinho afirma que só Diniz não irá melhorar futebol do Vasco

Comentarista da ESPN Brasil, Zinho avaliou o começo de trabalho de Fernando Diniz à frente do Vasco da Gama.

Vascaínos exaltam Léo Jardim e Diniz faz coro por convocação do goleiro

Goleiro do Vasco da Gama, Léo Jardim foi o grande responsável pela classificação na Copa do Brasil diante do Operário-PR.

Diniz promete conversa com Loide após gesto polêmico do atacante

Fernando Diniz e Loide Augusto se viram no meio de uma confusão na partida entre Vasco da Gama e Operário, pela Copa do Brasil.

Vasco mostra força mental para avançar na Copa do Brasil

Vasco da Gama estava virtualmente eliminado da Copa do Brasil, mas demonstrou psicológico forte diante do Operário-PR.

Vasco vive noite épica na Copa do Brasil, mas liga alerta na temporada

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis depois de uma partida dramática e se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Vasco sofre pane no 2º tempo e Léo Jardim impede tragédia

Vasco da Gama venceu o Operário-PR nos pênaltis e conseguiu garantir vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Bronca com Loide e alívio: veja as reações de Diniz em classificação do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz não parou à beira de campo a partida contra o Operário-PR na Copa do Brasil.

Diniz vê Vasco abaixo fisicamente e comenta irregularidade do time

Técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz avaliou a classificação do Cruzmaltino diante do Operário-PR pela Copa do Brasil.

Garré perde espaço no Vasco; Diniz comenta

Durante entrevista coletiva após classificação do Vasco da Gama, Fernando Diniz dá detalhes sobre a situação atual de Garré.

André Rizek vê Vasco dependente de São Januário e faz alerta

Segundo o apresentador do Sportv, São Januário é o verdadeiro craque que decide jogos para o Vasco da Gama.