Saiba como acessos podem ser definidos após o julgamento do Sport

A depender dos resultados da última rodada da Série B, os acessos à primeira divisão podem ser alterados após o julgamento no STJD.

Jogadores do Sport correm em direção a Raniel após comemoração do gol
Jogadores do Sport correndo em direção a Raniel após comemoração do gol de empate do Vasco pela Série B 2022 (Foto: Rafael Vieira/AGIF)

Com o adiamento do julgamento do caso envolvendo a invasão de torcedores no jogo entre Sport e Vasco para depois da conclusão da Série B, a competição poderá ter um capítulo extra na disputa pelo acesso, a depender do que ocorrer nos confrontos da última rodada.

Isso porque, entre as possíveis penas que podem ser impostas ao clube pernambucano está a perda do ponto pelo empate por 1 a 1, com o Vasco sendo declarado vencedor da partida. O que pode alterar os dois últimos classificados para a Série A ou apenas a ordem dos times no G-4.

O ge explica os dois cenários possíveis

  • Com as vagas sendo definidas dentro do campo, sem interferência de uma possível perda de pontos
  • Com o julgamento no STJD, realizado após o fim da Série B, sendo decisivo para a definir acesso

Lembrando que na última rodada, domingo, às 18h30, o Bahia encara o CRB, em Maceió, o Sport visita o Vila Nova, em Goiânia, e Vasco e Ituano fazem confronto direto no interior paulista.

Vagas definidas no campo

Uma possível punição, com o Sport perdendo um ponto e o Vasco ganhando dois, só será irrelevante para a definição das duas últimas vagas na Série A se o clube carioca e o Bahia fizerem suas partes em campo e ao menos empatarem com Ituano e CRB, respectivamente.

Isso porque ambos chegariam, no mínimo, a 60 pontos, não podendo ser alcançados pelos rivais, mesmo sem os pontos extras do Vasco.

Com isso, caso o Cruz-maltino seja declarado vencedor da polêmica partida contra o Sport, após o fim da Série B, a única possível mudança seria na ordem dos clubes dentro do G-4.

Isso porque, se vencer o Ituano e ganhar os dois pontos no julgamento, o time carioca terminará com 64 – podendo ser vice-campeão em caso de empate ou derrota do Grêmio para o Brusque.

Vagas definidas pelo julgamento

Considerando derrota do Vasco para o Ituano, a Série A para o clube carioca só virá com os pontos no STJD. E nesse caso, pode haver dois prejudicados:

Bahia

Caso o Tricolor de Aço seja derrotado pelo CRB, seria ultrapassado pelos cruz-maltinos e ficaria de fora do G-4 justo na última rodada (após passar todo o campeonato entre os quatro primeiros).

Isso porque o Bahia ficaria estacionado com 59 pontos e seria ultrapassado pelo Ituano, que chegaria a 60, e também pelo Vasco, que iria a 61 com os dois pontos dados pelo STJD.

Ituano

Caso o Bahia vença o CRB, o Ituano seria o prejudicado caso o Vasco ganhasse os pontos no STJD. Isto porque o time paulista, com a vitória sobre os cariocas, terminaria a Série B com 60 pontos, mas mesmo assim ficaria atrás do Cruz-maltino, que com os pontos do julgamento chegaria a 61.

Já no cenário de empate do Bahia, o Ituano com uma vitória contra o Vasco chegaria aos mesmos 60 pontos. Com isso, seria necessário tirar um saldo de quatro gols com relação ao Tricolor. Os cariocas, repetindo, já estariam na Série A com os pontos do STJD, uma vez que chegariam a 61.

Situação do Sport

Vale ressaltar que o Sport só tem chance de acesso sem a retirada do ponto que somou no empate com o Vasco. E mesmo assim, a missão do Leão é árdua, uma vez que precisa vencer o Vila Nova, em Goiânia, torcer por derrota do Bahia e ainda tirar um saldo de sete gols com relação ao Tricolor.

O jogo entre Ituano e Vasco não interfere para o Sport, uma vez que os pernambucanos ficarão atrás de um dos dois times, independentemente do resultado da partida em Itu.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Sport
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Edmundo projeta o Vasco ‘nas cabeças’ com troca no comando da SAF

O ídolo do Vasco da Gama, Edmundo, se mostrou bastante otimista com a possível troca de comando na SAF vascaína.

Rumores sobre Crefisa e Vasco agitam política do Palmeiras

A oposição do Palmeiras manifestou insatisfação com os rumores, enquanto Leila Pereira, presidente e dona da Crefisa, se defende.

Saiba quais são os profissionais que chegam ao Vasco com Álvaro Pacheco

Próximo de ser anunciado, o técnico Álvaro Pacheco chegará ao Vasco da Gama com uma comissão técnica própria com quatro integrantes.

777 Partners contrata grande escritório no RJ para recorrer de liminar

A 777 Partners está se preparando para tentar derrubar a liminar que a tirou o poder sobre a SAF do Vasco da Gama.

SAF pede adiantamento ao Vasco e aguarda dinheiro da Betfair para fluxo de caixa

Com o caixa esvaziado, a SAF do Vasco da Gama está no aguardo de recursos para não passar por problemas nos pagamentos de compromissos.

Sair da versão mobile