Diniz, Nenê, defesa, base e torcida explicam arrancada do Vasco na Série B

O Vasco da Gama contou com alguns elos para o crescimento na Série B e, caso siga nesse caminho, poderá conseguir o acesso à Série A.

Motivos para a retomada do Vasco na Série B
Motivos para a retomada do Vasco na Série B (Foto: ge)

O recorte ainda é pequeno, cinco partidas, mas já foi o suficiente para o Vasco da Gama ganhar sobrevida na Série B. São dois empates e três vitórias, consecutivas, que levaram o Gigante para a sexta posição, com 43 pontos, ainda sonhando com o acesso à primeira divisão.

Qual ou quais seriam os responsáveis pela crescente? A partir disso, o site Globo Esporte preparou uma lista com cinco motivos, destacando Fernando Diniz, Nenê, o sistema defensivo, garotos e a torcida. Para começar, a chegada do técnico ao Vasco não demorou para dar resultado.

O desempenho da equipe vascaína melhorou de imediato, com o jogo baseado na posse de bola e com mais opções ofensivas, além de uma acentuada melhora no sistema defensivo. Tudo isso rendeu ao técnico um início de Série B superior aos de seus antecessores, casos de Marcelo Cabo e Lisca.

Em cinco partidas, o aproveitamento de Fernando Diniz é de 73,3%, contra apenas 46,7% de Marcelo Cabo e 60% de Lisca. Além disso, o comandante conseguiu um feito inédito para o Vasco nesta edição, que era vencer três partidas consecutivas, sendo duas delas fora de casa, o que também não havia acontecido.

Nenê também é um elo importante dessa mudança, tomando conta do posto de referência do setor de criação vascaíno. O meio-campista ainda qualificou a bola parada, com cruzamentos e cobrança diretas no gol, e tem contribuído também para que Germán Cano não fique isolado no ataque, como vinha sendo antes.

O Camisa 77 acumula dois gols e duas assistências em cinco partidas. Outro ponto sobre ele é a sua relação forte com a torcida, o que traz o gancho para o próximo elo da retomada do Gigante. A volta do público, seja em São Januário ou em outro estádio, caso, por exemplo, da Arena Batistão, tem sido um motivador importante para o elenco.

Os vascaínos sentiram que são uma engrenagem muito importante e estão dando apoio total aos jogadores, o que também acontece fora dos estádios. O Vasco com sua torcida sempre foi mais forte, o que está ficando evidente mais uma vez, uma receita que tem tudo para render mais bons resultados, rumo ao acesso à Série A.

Para finalizar os motivos, restou dizer sobre a melhora defensiva e a participação dos garotos no processo. Nas cinco últimas partidas, o Vasco sofreu três gols, uma média inferior a um por jogo, melhor do que Marcelo Cabo e Lisca. Os volantes e os pontas são pontos fundamentais no apoio aos zagueiros e laterais, combinação que tem passado uma maior segurança.

A zaga formada por Leandro Castan e Ricardo Graça também tem dado resultado, o que é resultado também do sistema de Fernando Diniz. Quanto mais tempo se fica com a bola, menos a defesa é ameaçada. Em relação aos garotos, o próprio zagueiro, que já não é tão jovem assim, mas é oriundo da base, vale ser citado.

Bruno Gomes e Andrey também fazem parte da melhora, mas o destaque mesmo vai Gabriel Pec e Riquelme. O primeiro tem entrado bem no decorrer das partidas, inclusive com um gol marcado, diante do Goiás, enquanto Riquelme se tornou o dono da lateral-esquerda, com boas atuações principalmente no ataque. Todos os cinco motivos podem ser fundamentais na sequência da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Roger Flores
Roger Flores faz cobrança a Coutinho e destaca líderes do Vasco

O comentarista Roger Flores afirmou que Coutinho precisa chamar a responsabilidade dentro e fora de campo no Vasco.

Denilson
Denilson reprova vaias da torcida em derrota do Vasco

Denilson afirmou que as vaias da torcida só vai prejudicar o Vasco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.

Memphis Depay, atacante do Corinthians
Corinthians tem 3 desfalques para enfrentar o Vasco

Memphis Depay terá que cumprir suspensão na partida contra o Vasco, já Yuri Alberto e Félix Torres estão lesionados.

Jogadores comemorando gol contra o Cuiabá
Confira as chances de classificação do Vasco para a Libertadores

Garantido na primeira divisão do futebol brasileiro, Vasco da Gama ainda luta por uma das vagas na Copa Libertadores de 2025.

Zé Gabriel em ação pelo Vasco contra o Bangu
Zé Gabriel não deve retornar ao Vasco

Zé Gabriel tem contrato com o Vasco da Gama até o fim de 2025 e o Coritiba prepara proposta para seguir com o volante.