Diniz, Nenê, defesa, base e torcida explicam arrancada do Vasco na Série B

O Vasco da Gama contou com alguns elos para o crescimento na Série B e, caso siga nesse caminho, poderá conseguir o acesso à Série A.

Motivos para a retomada do Vasco na Série B
Motivos para a retomada do Vasco na Série B (Foto: ge)

O recorte ainda é pequeno, cinco partidas, mas já foi o suficiente para o Vasco da Gama ganhar sobrevida na Série B. São dois empates e três vitórias, consecutivas, que levaram o Gigante para a sexta posição, com 43 pontos, ainda sonhando com o acesso à primeira divisão.

Qual ou quais seriam os responsáveis pela crescente? A partir disso, o site Globo Esporte preparou uma lista com cinco motivos, destacando Fernando Diniz, Nenê, o sistema defensivo, garotos e a torcida. Para começar, a chegada do técnico ao Vasco não demorou para dar resultado.

O desempenho da equipe vascaína melhorou de imediato, com o jogo baseado na posse de bola e com mais opções ofensivas, além de uma acentuada melhora no sistema defensivo. Tudo isso rendeu ao técnico um início de Série B superior aos de seus antecessores, casos de Marcelo Cabo e Lisca.

Em cinco partidas, o aproveitamento de Fernando Diniz é de 73,3%, contra apenas 46,7% de Marcelo Cabo e 60% de Lisca. Além disso, o comandante conseguiu um feito inédito para o Vasco nesta edição, que era vencer três partidas consecutivas, sendo duas delas fora de casa, o que também não havia acontecido.

Nenê também é um elo importante dessa mudança, tomando conta do posto de referência do setor de criação vascaíno. O meio-campista ainda qualificou a bola parada, com cruzamentos e cobrança diretas no gol, e tem contribuído também para que Germán Cano não fique isolado no ataque, como vinha sendo antes.

O Camisa 77 acumula dois gols e duas assistências em cinco partidas. Outro ponto sobre ele é a sua relação forte com a torcida, o que traz o gancho para o próximo elo da retomada do Gigante. A volta do público, seja em São Januário ou em outro estádio, caso, por exemplo, da Arena Batistão, tem sido um motivador importante para o elenco.

Os vascaínos sentiram que são uma engrenagem muito importante e estão dando apoio total aos jogadores, o que também acontece fora dos estádios. O Vasco com sua torcida sempre foi mais forte, o que está ficando evidente mais uma vez, uma receita que tem tudo para render mais bons resultados, rumo ao acesso à Série A.

Para finalizar os motivos, restou dizer sobre a melhora defensiva e a participação dos garotos no processo. Nas cinco últimas partidas, o Vasco sofreu três gols, uma média inferior a um por jogo, melhor do que Marcelo Cabo e Lisca. Os volantes e os pontas são pontos fundamentais no apoio aos zagueiros e laterais, combinação que tem passado uma maior segurança.

A zaga formada por Leandro Castan e Ricardo Graça também tem dado resultado, o que é resultado também do sistema de Fernando Diniz. Quanto mais tempo se fica com a bola, menos a defesa é ameaçada. Em relação aos garotos, o próprio zagueiro, que já não é tão jovem assim, mas é oriundo da base, vale ser citado.

Bruno Gomes e Andrey também fazem parte da melhora, mas o destaque mesmo vai Gabriel Pec e Riquelme. O primeiro tem entrado bem no decorrer das partidas, inclusive com um gol marcado, diante do Goiás, enquanto Riquelme se tornou o dono da lateral-esquerda, com boas atuações principalmente no ataque. Todos os cinco motivos podem ser fundamentais na sequência da Série B.

Mais sobre:Série B
Comente

Veja também
Crítica de Carille teria incomodado elenco do Vasco

A declaração de Fábio Carille sobre a postura dos jogadores contra o Ceará teria gerado incomodo no grupo do Vasco.

Vasco renova contrato com Myla; volante comemora

O Vasco da Gama acertou nesta quarta-feira a renovação de contrato da volante Myla, de 19 anos, até abril de 2026.

Vasco aguarda aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário

O Vasco espera da Gama espera a aceleração das vendas do potencial construtivo de São Januário após criação da SPE.

Gilmar Ferreira analisa atuação do Vasco e projeta futuro do Clube no Brasileiro

Gilmar Ferreira analisa desempenho atual do Vasco da Gama e faz uma projeção sobre o final do Campeonato Brasileiro.

Cicinho critica falas de Pedrinho e Carille e detona time do Vasco

O ex-jogador Cicinho não poupa críticas ao presidente do Vasco da Gama, Pedrinho, e ao técnico Fábio Carille.

Carille lamenta substituição precoce de Payet e exalta camisa 10 do Vasco

Lesionado, Payet deixa gramado antes do apito final, Carille lamenta desconforto, mas elogia o meia do Vasco da Gama.

Vegetti supera Harry Kane e se torna o jogador com mais gols de cabeça em 2025

Com tento anotado na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará, Vegetti chegou ao seu 6º gol de cabeça em 2025 e supera Harry Kane.

Defesa do Vasco entrega gols e deixa a desejar neste início do Brasileiro; veja números

Falhas individuais culminam na derrota do Vasco da Gama contra o Ceará e sistema defensivo é motivo de alerta na temporada.

Vasco sofre como visitante no Brasileiro e desempenho liga sinal de alerta

Vasco da Gama tem tido um retrospecto muito ruim atuando fora de casa nas últimas edições do Campeonato Brasileiro.

André Rizek elege ‘craque’ que pode salvar ano do Vasco

Comentarista do Sportv, André Rizek analisou o desempenho do Vasco da Gama após a derrota para o Ceará, pelo Brasileiro.