Diniz, Nenê, defesa, base e torcida explicam arrancada do Vasco na Série B

O Vasco da Gama contou com alguns elos para o crescimento na Série B e, caso siga nesse caminho, poderá conseguir o acesso à Série A.

Motivos para a retomada do Vasco na Série B
Motivos para a retomada do Vasco na Série B (Foto: ge)

O recorte ainda é pequeno, cinco partidas, mas já foi o suficiente para o Vasco da Gama ganhar sobrevida na Série B. São dois empates e três vitórias, consecutivas, que levaram o Gigante para a sexta posição, com 43 pontos, ainda sonhando com o acesso à primeira divisão.

Qual ou quais seriam os responsáveis pela crescente? A partir disso, o site Globo Esporte preparou uma lista com cinco motivos, destacando Fernando Diniz, Nenê, o sistema defensivo, garotos e a torcida. Para começar, a chegada do técnico ao Vasco não demorou para dar resultado.

O desempenho da equipe vascaína melhorou de imediato, com o jogo baseado na posse de bola e com mais opções ofensivas, além de uma acentuada melhora no sistema defensivo. Tudo isso rendeu ao técnico um início de Série B superior aos de seus antecessores, casos de Marcelo Cabo e Lisca.

Em cinco partidas, o aproveitamento de Fernando Diniz é de 73,3%, contra apenas 46,7% de Marcelo Cabo e 60% de Lisca. Além disso, o comandante conseguiu um feito inédito para o Vasco nesta edição, que era vencer três partidas consecutivas, sendo duas delas fora de casa, o que também não havia acontecido.

Nenê também é um elo importante dessa mudança, tomando conta do posto de referência do setor de criação vascaíno. O meio-campista ainda qualificou a bola parada, com cruzamentos e cobrança diretas no gol, e tem contribuído também para que Germán Cano não fique isolado no ataque, como vinha sendo antes.

O Camisa 77 acumula dois gols e duas assistências em cinco partidas. Outro ponto sobre ele é a sua relação forte com a torcida, o que traz o gancho para o próximo elo da retomada do Gigante. A volta do público, seja em São Januário ou em outro estádio, caso, por exemplo, da Arena Batistão, tem sido um motivador importante para o elenco.

Os vascaínos sentiram que são uma engrenagem muito importante e estão dando apoio total aos jogadores, o que também acontece fora dos estádios. O Vasco com sua torcida sempre foi mais forte, o que está ficando evidente mais uma vez, uma receita que tem tudo para render mais bons resultados, rumo ao acesso à Série A.

Para finalizar os motivos, restou dizer sobre a melhora defensiva e a participação dos garotos no processo. Nas cinco últimas partidas, o Vasco sofreu três gols, uma média inferior a um por jogo, melhor do que Marcelo Cabo e Lisca. Os volantes e os pontas são pontos fundamentais no apoio aos zagueiros e laterais, combinação que tem passado uma maior segurança.

A zaga formada por Leandro Castan e Ricardo Graça também tem dado resultado, o que é resultado também do sistema de Fernando Diniz. Quanto mais tempo se fica com a bola, menos a defesa é ameaçada. Em relação aos garotos, o próprio zagueiro, que já não é tão jovem assim, mas é oriundo da base, vale ser citado.

Bruno Gomes e Andrey também fazem parte da melhora, mas o destaque mesmo vai Gabriel Pec e Riquelme. O primeiro tem entrado bem no decorrer das partidas, inclusive com um gol marcado, diante do Goiás, enquanto Riquelme se tornou o dono da lateral-esquerda, com boas atuações principalmente no ataque. Todos os cinco motivos podem ser fundamentais na sequência da Série B.

Mais sobre:Série B
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.

Emiliano e Ramón durante Fluminense x Vasco
Vasco pode ter novidades em todos os setores contra o Criciúma

O técnico do Vasco da Gama, Ramón Díaz, está ensaiando mudanças na defesa, no meio e no ataque para o jogo contra o Criciúma.

Fábio Gomes comemorando gol pelo Vasco sobre o Criciúma pela Série B 2022
Série B, drama até o fim e Fabio Gomes herói: relembre o último Vasco x Criciúma

Adversários neste sábado, Vasco da Gama e Criciúma protagonizaram jogo emocionante no último encontro, pela Série B de 2022.

Puma Rodríguez em campo contra o Fluminense
Puma se torna última opção e fica atrás de improvisados no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, soma apenas quatro jogos em 2024, e aparece atrás até de jogadores de improvisados.