Sai ele e entra quem? Era Ramon Menezes tem seus problemas, mas é necessário reflexão em duas vias

O técnico do Vasco da Gama, Ramon Menezes, tem sido alvo de críticas diante dos últimos resultados e atuações da equipe.

Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio
Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio (Foto: André Durão)

Já não se encaixa mais dizer que se trata de um ‘Ramonismo’. Tem coisas que não estão certas na era Ramon Menezes, como a insistência em algumas peças que não estão rendendo, esquema tático previsível e outros pequenos detalhes. No entanto, não é apenas o técnico que precisa refletir para o futuro.

A fase não é das melhores. São quatro jogos sem vencer e uma eliminação dolorida da Copa do Brasil na quarta fase para o Botafogo. Com os resultados, já existem comentários sobre uma demissão de Ramon Menezes. Calma aí! É preciso ser justo para analisar um trabalho. Como faz isso? Olhando todo o conjunto da obra.

São 16 partidas do Vasco com Ramon Menezes com: oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Os números ainda são favoráveis ao técnico, não é mesmo? Olhando a tabela do Campeonato Brasileiro, o Gigante aparece em quinto com 18 pontos somados, isso com um jogo a menos. Lembrando que a equipe chegou a liderar a competição na quarta rodada.

Nada mal para quem antes do começo da competição pensava somente em se manter na Série A. É claro que a eliminação da Copa do Brasil pesa muito, mas foi um clássico contra uma equipe de nível semelhante. Talvez o que irritou mais foi a postura e atuação do Vasco em campo, precisando vencer e sem conseguir ser agressivo. Isso é realmente um problema.

Mas o que leva a pensar que outro técnico com esse elenco conseguiria fazer melhor? Barrar Fellipe Bastos e Yago Pikachu resolve todos os problemas do Vasco? Não! O Gigante precisa de reforços se quiser sonhar alto no Campeonato Brasileiro e na Sul-Americana. É uma temporada desgastante e o elenco está sentindo esse ritmo pesado.

Nunca teve 100% do elenco à disposição

Outro detalhe importante é que o Ramon Menezes, desde que assumiu, nunca teve 100% do elenco disponível. Sempre teve uma ou outra ausência, seja por impasse na renovação, lesões ou casos de Covid-19. Para um elenco que já é limitado por natureza, complica mais ainda quando não tem jogadores importantes. Na última partida, por exemplo, Ricardo Graça, Andrey e Martín Benítez não jogaram por causa de lesão muscular.

Números com Abel Braga

O Vasco desse segundo semestre, apesar de não ser brilhante, trouxe aos vascaínos a esperança, o que não existia no primeiro com Abel Braga. Com o experiente técnico, o Cruzmaltino fez uma campanha tenebrosa no Campeonato Carioca e passou sufoco para se classificar nas primeiras fases da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Foram 14 partidas com: quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Tudo isso contra adversários inferiores no quesito técnico.

Antes de pensar em demissão, pense no substituto

Imaginando um cenário em que Ramon Menezes é demitido, quem você traria? Zé Ricardo? Alberto Valentim? Thiago Larghi? Abel Braga? Celso Roth? Roger Machado? O Brasil vive um momento em que as opções de técnicos não se apresentam como as melhores. Pensar num profissional estrangeiro parece fora do alcance pelas limitações financeiras, isso fora a questão da adaptação. Nem todos teriam a facilidade de um Jorge Jesus. Então, mesmo com os seus problemas, o comandante vascaína aparece, no mínimo, como a opção mais rentável para o Clube nesse momento.

Mais sobre:Ramon Menezes
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
10 comentários
  • Responder

    Técnico fruxo não aprendeu nada com o saopaollo e com Jesus futibol se joga pra frente não fazendo atacante correr igual um desespperado até a defesa para marcar depois não tem força nem pra chegar no ataque ?vai ganhar de quem vi XT

  • Responder

    Fraco…serve nem pra assistente, deu certo no inicio pq o time é ruim mas com sorte, diferente dos outros anos q era ruim e ainda sem sorte…completamente dependente de Cano e Benitez, quando nao jogam o time fica uma desgraca….saudade de um tecnico de verdade.

  • Responder

    O Ramon conseguiu montar um time competitivo. Só que apenas isso não ganha jogo. O Vasco tem uma dificuldade muito grande de penetrar na grande área do adversário. Falta um meia de criação do nível de Benitez e mais um atacante que tenha faro de gol.

  • Responder

    Uma sugestão na escalação seria: F. Miguel, Tenório, Castan, Graça e Neto Borges; Andrey, Bruno Gomes e Benitez ; Vinicius, Cano e Juninho ( Ygor) .

    • A torcida toda quer esse time mais o panelinha ramon não enxerga

  • Responder

    Ele está perdido ! O Vasco mesmo vencendo vem jogando ruim . E insistindo com jogadores que não está rendendo nada , como Talles, F. Bastos , Picachu e Henrique e em um esquema tático que não cria nada .

  • Responder

    O maior problema do Ramon é a insistência com o Tales no ataque. É um jogador q não tem boa finalização, não
    sabe se posicionar, por isso ja teve dois gols anulados no camoeonato. Qm sabe se ele fosse testado ao lado de Benitez pudesse render mais? Outro problema é lentidão na transição. Toca excessivamente a bola na defesa, dando tempo pro adversário se recompor. Pra mudar isso não é preciso grandes craques, basta condicionamento fisico e determinação do técnico … O Vasco fica tocando bola na defesa e o Ramon fica de braços cruzados concordando com tudo. Tem q gritar, orientar, vibrar, xingar e sacar qm não quiser obedecer . Ficar feito uma mosca morta à beira do campo não vai mudar nunca…

  • Responder

    Eo sou vascaino e apoio o trabalho do treinador Ramon, o time é limitado muitos jogadores jovens chegando no profissional agora tem que confiar dar força, eu acredito que vai ser uma temporada que lá no final vai ser mas tranqüila do que as anteriores, se puder chegar reforço blz vai ajudar muito, tentar fazer os veteranos como Bruno Henrique passar a jogar, temos veteranos como Honda e outros que tão jogando bem, porque os que tão no Vasco não rende, se for preciso tira do time coloca pra treinar aparte pra voltar melhor renda mas para o clube, vamos deixar Ramon trabalhar com tranqüilidade com apoio de todos, também peço para a torcida apoiar o tempo todo não só nas vitórias mas principalmente nas derrotas pra poder se sentir segura e reagir na primeira oportunidade!!!

    • Vc só pode ser parente dele kkkk senta no saco dele

  • Responder

    O Ramon é gente boa, os jogadores gostam deleas a insistência dele no esquema tático de 4-3-3, é que está gerando insatisfação da torcida, só ele não quer mudar o esquema da mesmice, troca 6 por meia dúzia, o time parece um limpador de parabrisa , não deu um único chute a gol, o Cano não recebeu uma bola ..vai aí a dica pra esse teimoso: 4-2-3-1. Bruno Gomes e Henrique+ Andrey, Benites e Juninho- Cano

Comente

Veja também
Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Econômico: saiba quanto Pedro Martins gastou com reforços no Cruzeiro

Dirigente chega ao Vasco da Gama para substituir Alexandre Mattos, assim como foi durante sua passagem no Cruzeiro.

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco
Vasco busca precisão no mercado com Pedro Martins

Pedro Martins é o novo executivo de futebol do Vasco da Gama e a SAF do Clube acredita em uma assertividade nas próximas contratações.

Festa da torcida do Vasco contra o Boavista
Como a torcida do Vasco reagiu a contratação de Pedro Martins

Novo executivo de futebol do Vasco da Gama, Pedro Martins, que estava no Cruzeiro, não conta com a aprovação dos torcedores.