Sai ele e entra quem? Era Ramon Menezes tem seus problemas, mas é necessário reflexão em duas vias

O técnico do Vasco da Gama, Ramon Menezes, tem sido alvo de críticas diante dos últimos resultados e atuações da equipe.

Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio
Ramon Menezes em jogo contra o Grêmio (Foto: André Durão)

Já não se encaixa mais dizer que se trata de um ‘Ramonismo’. Tem coisas que não estão certas na era Ramon Menezes, como a insistência em algumas peças que não estão rendendo, esquema tático previsível e outros pequenos detalhes. No entanto, não é apenas o técnico que precisa refletir para o futuro.

A fase não é das melhores. São quatro jogos sem vencer e uma eliminação dolorida da Copa do Brasil na quarta fase para o Botafogo. Com os resultados, já existem comentários sobre uma demissão de Ramon Menezes. Calma aí! É preciso ser justo para analisar um trabalho. Como faz isso? Olhando todo o conjunto da obra.

São 16 partidas do Vasco com Ramon Menezes com: oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Os números ainda são favoráveis ao técnico, não é mesmo? Olhando a tabela do Campeonato Brasileiro, o Gigante aparece em quinto com 18 pontos somados, isso com um jogo a menos. Lembrando que a equipe chegou a liderar a competição na quarta rodada.

Nada mal para quem antes do começo da competição pensava somente em se manter na Série A. É claro que a eliminação da Copa do Brasil pesa muito, mas foi um clássico contra uma equipe de nível semelhante. Talvez o que irritou mais foi a postura e atuação do Vasco em campo, precisando vencer e sem conseguir ser agressivo. Isso é realmente um problema.

Mas o que leva a pensar que outro técnico com esse elenco conseguiria fazer melhor? Barrar Fellipe Bastos e Yago Pikachu resolve todos os problemas do Vasco? Não! O Gigante precisa de reforços se quiser sonhar alto no Campeonato Brasileiro e na Sul-Americana. É uma temporada desgastante e o elenco está sentindo esse ritmo pesado.

Nunca teve 100% do elenco à disposição

Outro detalhe importante é que o Ramon Menezes, desde que assumiu, nunca teve 100% do elenco disponível. Sempre teve uma ou outra ausência, seja por impasse na renovação, lesões ou casos de Covid-19. Para um elenco que já é limitado por natureza, complica mais ainda quando não tem jogadores importantes. Na última partida, por exemplo, Ricardo Graça, Andrey e Martín Benítez não jogaram por causa de lesão muscular.

Números com Abel Braga

O Vasco desse segundo semestre, apesar de não ser brilhante, trouxe aos vascaínos a esperança, o que não existia no primeiro com Abel Braga. Com o experiente técnico, o Cruzmaltino fez uma campanha tenebrosa no Campeonato Carioca e passou sufoco para se classificar nas primeiras fases da Copa do Brasil e da Sul-Americana. Foram 14 partidas com: quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Tudo isso contra adversários inferiores no quesito técnico.

Antes de pensar em demissão, pense no substituto

Imaginando um cenário em que Ramon Menezes é demitido, quem você traria? Zé Ricardo? Alberto Valentim? Thiago Larghi? Abel Braga? Celso Roth? Roger Machado? O Brasil vive um momento em que as opções de técnicos não se apresentam como as melhores. Pensar num profissional estrangeiro parece fora do alcance pelas limitações financeiras, isso fora a questão da adaptação. Nem todos teriam a facilidade de um Jorge Jesus. Então, mesmo com os seus problemas, o comandante vascaína aparece, no mínimo, como a opção mais rentável para o Clube nesse momento.

Leia mais sobreRamon Menezes
10 comentários
  • Walmor - 29 de setembro de 2020

    Técnico fruxo não aprendeu nada com o saopaollo e com Jesus futibol se joga pra frente não fazendo atacante correr igual um desespperado até a defesa para marcar depois não tem força nem pra chegar no ataque ?vai ganhar de quem vi XT

    Responder
  • Andre Leite - 29 de setembro de 2020

    Fraco…serve nem pra assistente, deu certo no inicio pq o time é ruim mas com sorte, diferente dos outros anos q era ruim e ainda sem sorte…completamente dependente de Cano e Benitez, quando nao jogam o time fica uma desgraca….saudade de um tecnico de verdade.

    Responder
  • Wendell - 29 de setembro de 2020

    O Ramon conseguiu montar um time competitivo. Só que apenas isso não ganha jogo. O Vasco tem uma dificuldade muito grande de penetrar na grande área do adversário. Falta um meia de criação do nível de Benitez e mais um atacante que tenha faro de gol.

    Responder
  • Moura, Henrique - 29 de setembro de 2020

    Uma sugestão na escalação seria: F. Miguel, Tenório, Castan, Graça e Neto Borges; Andrey, Bruno Gomes e Benitez ; Vinicius, Cano e Juninho ( Ygor) .

    Responder
    • markin - 29 de setembro de 2020

      A torcida toda quer esse time mais o panelinha ramon não enxerga

  • Deilton - 29 de setembro de 2020

    Ele está perdido ! O Vasco mesmo vencendo vem jogando ruim . E insistindo com jogadores que não está rendendo nada , como Talles, F. Bastos , Picachu e Henrique e em um esquema tático que não cria nada .

    Responder
  • Moura, Henrique - 29 de setembro de 2020

    O maior problema do Ramon é a insistência com o Tales no ataque. É um jogador q não tem boa finalização, não
    sabe se posicionar, por isso ja teve dois gols anulados no camoeonato. Qm sabe se ele fosse testado ao lado de Benitez pudesse render mais? Outro problema é lentidão na transição. Toca excessivamente a bola na defesa, dando tempo pro adversário se recompor. Pra mudar isso não é preciso grandes craques, basta condicionamento fisico e determinação do técnico … O Vasco fica tocando bola na defesa e o Ramon fica de braços cruzados concordando com tudo. Tem q gritar, orientar, vibrar, xingar e sacar qm não quiser obedecer . Ficar feito uma mosca morta à beira do campo não vai mudar nunca…

    Responder
  • Waldionor Monteiro Silva - 29 de setembro de 2020

    Eo sou vascaino e apoio o trabalho do treinador Ramon, o time é limitado muitos jogadores jovens chegando no profissional agora tem que confiar dar força, eu acredito que vai ser uma temporada que lá no final vai ser mas tranqüila do que as anteriores, se puder chegar reforço blz vai ajudar muito, tentar fazer os veteranos como Bruno Henrique passar a jogar, temos veteranos como Honda e outros que tão jogando bem, porque os que tão no Vasco não rende, se for preciso tira do time coloca pra treinar aparte pra voltar melhor renda mas para o clube, vamos deixar Ramon trabalhar com tranqüilidade com apoio de todos, também peço para a torcida apoiar o tempo todo não só nas vitórias mas principalmente nas derrotas pra poder se sentir segura e reagir na primeira oportunidade!!!

    Responder
    • markin - 29 de setembro de 2020

      Vc só pode ser parente dele kkkk senta no saco dele

  • Jair Diog - 29 de setembro de 2020

    O Ramon é gente boa, os jogadores gostam deleas a insistência dele no esquema tático de 4-3-3, é que está gerando insatisfação da torcida, só ele não quer mudar o esquema da mesmice, troca 6 por meia dúzia, o time parece um limpador de parabrisa , não deu um único chute a gol, o Cano não recebeu uma bola ..vai aí a dica pra esse teimoso: 4-2-3-1. Bruno Gomes e Henrique+ Andrey, Benites e Juninho- Cano

    Responder
Deixe sua opinião

Últimas notícias
19 de janeiro de 2022
Há 20 anos, camisa 11 era aposentada pelo Vasco em homenagem a Romário

Decisão de homenagear Romário aconteceu em 19 de janeiro de 2002 e partiu do então presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda.

Contratos de Conceição, Yuri Lara e Bruno Nazário são registrados no BID da CBF

Com isso, os 3 atletas, que devem ser titulares ao longo da temporada, já estão oficialmente aptos a atuar pelo Vasco da Gama.

Vasco realizará nesta sexta debate sobre a possível implantação da SAF no Clube

Debate terá início às 10h30min e contará com a presença do 2º VP Geral do Vasco da Gama, Duque Estrada, e do VP Jurídico, Zeca Bulhões.

Veja a chegada de Getúlio ao CT Moacyr Barbosa

Confira o momento em que Getúlio chegou ao CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira, para assinar com o Vasco da Gama.

Vasco acerta contratação de Getúlio; atacante esteve no CT Moacyr Barbosa

Getúlio esteve no CT Moacyr Barbosa nesta quarta-feira para realizar exames e posteriormente ser anunciado como reforço do Vasco da Gama.

Matheus Barbosa é apresentado oficialmente pelo Vasco

O meio-campista Matheus Barbosa foi apresentado oficialmente pelo Vasco da Gama nesta quarta-feira, com transmissão da Vasco TV.

Weverton é registrado no BID da CBF e já pode estrear pelo Vasco

Weverton, reforço do Vasco da Gama para a temporada 2022, teve seu registro publicado nesta quarta-feira no BID da CBF.

Assista à apresentação de Matheus Barbosa

Assista à apresentação do volante Matheus Barbosa, que chega para reforçar o Vasco da Gama na temporada 2022.

Saiba mais sobre o possível interesse do grupo 777 Partners em comprar o Vasco

O grupo 777 Partners demonstrou interesse na compra do Vasco da Gama, porém ainda não há negociações em andamento.

Vasco empresta Tiago Reis ao Botafogo-SP

O atacante Tiago Reis, que pertence ao Vasco da Gama, foi anunciado nesta quarta-feira como reforço do Botafogo-SP.

Veja mais notícias