SAF muda cenário no Vasco, mas time ainda carece de reforços

O aporte financeiro da 777 começa a clarear as coisas no Vasco da Gama, mas ainda falta aquela contratação de peso.

Vascaínos aprovam a compra da SAF do Vasco para a 777
Vascaínos aprovam a compra da SAF do Vasco para a 777 (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

Antes de fechar oficialmente a compra do futebol do Vasco pelo modelo SAF, o sócio da 777 Partners, Josh Wanders, afirmou, ainda em março, antes do último clássico com o Flamengo pelas semifinais do Carioca, que seria a última vez que o clube entraria em campo com desvantagem financeira em relação ao maior rival.

Qualquer um que entende minimamente como funciona o negócio futebol sabe que isso foi apenas uma bravata para fazer populismo. Não há mágica nesse meio e o caminho de reconstrução do Cruzmaltino é longo. Para alcançar o atual campeão sul-americano vai demandar muito tempo, ainda que vitórias nos confrontos diretos e até algum título estadual sejam possíveis nos primeiros anos. Não é qualquer camisa que está ali.

Mas os primeiros passos até aqui são interessantes. Ainda que tenha sonhado com Vojvoda e acordado com a dupla Abel Braga/Mauricio Barbieri, a chance de montar uma equipe organizada e atual em termos táticos é grande. E desta vez sem a pasmaceira que o novo treinador viveu no Red Bull Bragantino, com uma estabilidade que não levou o clube a lugar algum. Em São Januário, a pressão de time grande, na dose certa, vai ajudar.

Das contratações até aqui, Pedro Raul é a principal. Mas o típico centroavante de referência com faro de gol vai precisar de um time ao seu redor. Por isso o investimento na reformulação. Leo, sem a perseguição que vivia no São Paulo, pode ser um bom zagueiro canhoto, apoiando o lateral/ala Lucas Piton em um sistema com dois ou três na defesa. Patrick de Lucca é volante de marcação e saída de bola para disputar posição.

Luca Orellano, ex-Vélez Sarsfield, que deve ser anunciado em breve, é ponteiro canhoto que parte do lado direito e será útil para municiar Pedro Raul. O clube ainda vai atrás do volante Zanocelo (Santos), do goleiro Ivan (Corinthians) e do atacante colombiano Diego Valoyes, do Talleres, além de outros no radar.

Até aqui, um elenco nível médio, com chances de ser competitivo já no Carioca e para figurar na primeira página da tabela de um duro Brasileiro que vem por aí, também por causa das SAF em outras agremiações. Mas já muda de patamar, obviamente. Com o grupo que penou na Série B para subir provavelmente teria um novo bate-volta na primeira divisão.

O mais talentoso, porém, vai embora em um movimento inevitável: Andrey Santos, joia de 18 anos, vai para o Chelsea e o clube deve embolsar cerca de 12,5 milhões de euros. Para um atleta com experiência apenas na Série B do Brasil, o valor parece de bom tamanho. Mas a baixa na qualidade é considerável.

O grande “craque” do Vasco continuará sendo a torcida. Imensa e apaixonada, lotando São Januário e capaz de demonstrações de amor por todo país. Desde os mais anônimos até o tradicional grito de “Casaca”, com presença de Juninho Pernambucano, no badlado casamento do streamer Casimiro Miguel.

Esse carisma ninguém tira e vai ajudar a recuperar uma história gloriosa, combalida por seguidas péssimas gestões. Que os novos dirigentes esqueçam as frases de efeito e trabalhem pela recuperação de um bi sul-americano e tetra brasileiro. Não é pouco.

Fonte: Uol

Mais sobre:SAF
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
5 comentários
  • Responder

    Esse negocio com a 777 não ta rendendo nada ate agora. Nao vejo ninguém de nome…mais um ano de sofrimento pelo mais ou menos

  • Responder

    Mesmo com estes reforços, o time tá fraquíssimo ainda. Vai brigar pra não cair.

  • Responder

    Todos contratando bons jogadores, Grêmio, Botafogo, Flamengo, Flu, etc. e o que a 171 tá fazendo? Já vai ganhar uma grana com a venda do Andrey. Porra, com este time e os contratados não passa do Carioca e certamente vai cair.

  • Responder

    Tri- sulamericano,1948,1998 e em 2000 a copa Mercosul em cima do Palmeiras na mais bonita virada do século

  • Responder

    Tri- sulamericano

Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.