Rômulo acumula números que mostram como pode ser importante para o Vasco

O volante do Vasco da Gama, Rômulo, apareceu em destaque em números defensivos na última edição do Campeonato Chinês.

Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012
Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012

Sétimo reforço do Vasco da Gama para a temporada 2021, o volante Rômulo chega como grande responsabilidade: ser o grande protetor da defesa vascaína, que vem passando apuros nessas primeiras partidas.

Com sua grande estatura, 1,84m, Rômulo sempre se destacou na jogada pelo alto, o principal problema vascaíno nesta temporada. Não basta apenas ser alto, precisa ter bom tempo de bola e posicionamento, o que Rômulo tem.

Ele costuma aparecer bem pelo jogo aéreo tanto na defesa quanto no ataque. Para se ter uma noção, cinco dos seus oito gols que marcou na primeira passagem pelo Gigante foram de cabeça, número publicado pelo Blog Números da Bola.

O mesmo ainda publicou outros dados sobre a passagem de Rômulo pelo Shijiazhuang Ever Bright, da China, em 2020, mostrando como ele pode ser importante nesse retorno a São Januário. Sem gols marcados, o volante teve a terceira maior média de jogadas aéreas ganhas em relação aos meias do Campeonato Chinês.

No quesito, Rômulo teve 2,17 duelos ganhos a cada 90 minutos em campo, ficando atrás apenas de belga Fellaini e do bósnio Samir Memisevic. O volante teve também a terceira média de cortes defensivos, com 2,49 a cada 90 minutos, o que considera os meio-campistas, mais atrás do ex-Manchester United e do chinês Zhengyu Huang.

Já passando mais para construção de jogadas, Rômulo tem como ponto forte também a bola longa. Ele teve foi o 13º meio-campistas com a melhor média em lançamentos certos, isso sendo escalado na maioria das vezes na função de primeiro volante, centralizado, com tempo e espaço para organizar o jogo.

Este fundamento teve em destaque os brasileiros Oscar e Moisés, o primeiro com passagem marcante pelo Chelsea e Seleção Brasileira, e o outro ídolo do Palmeiras. Considera-se a qualidade do Campeonato Chinês, que mesmo tendo grandes estrelas possui um nível baixo, mas já é um bom indício do que Rômulo pode mostrar no Gigante.

ESTATÍSTICAS DE RÔMULO NA LIGA CHINESA EM 202

– 17 jogos
​- 0 gols
– 1 assistência
– 2,49 cortes defensivos em média (3º entre os meias)
– 2,17 duelos aéreos ganhos em média (3º entre os meias)
​- 2,09 desarmes em média (10º entre os meias)
​- 1,21 interceptações em média (11º entre os meias)
– 3,21 bolas longas certas em média (13º entre os meias)
​- 5,71 disputas de bola vencidas (14º entre os meias)
– 39,78 passes certos em média (15º entre os meias)

Lembrando que o levantamento foi realizado pelo Blog Números da Bola, do site Lancenet, em consulta ao SofaScore, e considera a média a cada 90 minutos em campo. Se Rômulo realmente vai conseguir ser o suporte que a defesa vascaína precisa só o tempo vai dizer, mas vale lembrar que o seu contrato existe cláusulas que resguardam o Clube.

Leia mais sobreRomulo
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
18 de setembro de 2021
Vasco projeta 8 mil ingressos contra o Goiás e 11 mil diante do Coritiba; preço reduzirá

O Vasco da Gama tem o intuito de atingir os 50% de ocupação liberados pela prefeitura no jogo contra o Coritiba, pela 30ª rodada da Série B.

Castan e Graça buscam sequência em dupla antiga, mas pouco usada no Vasco

Zagueiros mais antigos do elenco do Vasco da Gama, Leandro Castan e Ricardo Graça jogaram juntos poucas vezes ao longo dos anos.

Presidente do Fluminense cita caos político no Vasco em comentário sobre voto online

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, colocou a situação política do Vasco da Gama nos últimos anos como um exemplo a não ser seguido.

Nenê celebra reestreia pelo Vasco e destaca participação em gol: ‘Muito feliz’

O meio-campista do Vasco da Gama, Nenê, teve uma boa reestreia e se mostrou muito satisfeito em ter participado do gol diante do CRB.

Luxemburgo cumprirá suspensão e Cruzeiro será comandado do Belletti contra o Vasco

O técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, foi expulso contra o Operário-PR e não vai reencontrar o Vasco da Gama neste domingo.

17 de setembro de 2021
Título, acesso e rebaixamento: as probabilidades do Vasco na Série B

O Vasco da Gama diminuiu as chances de acesso e título com o empate diante do Brasil de Pelotas, pela 24ª rodada da Série B.

Leven detona gestão por disponibilizar apenas mil ingressos no domingo: ‘Burros!’

Decisão da diretoria do Vasco da Gama de levar somente mil torcedores para o jogo contra o Cruzeiro revoltou Leven Siano.

Saiba como será a venda de ingressos para o jogo entre Vasco x Cruzeiro

Veja todos os detalhes que cercam a venda de ingressos e os requisitos necessários para estar em São Januário no jogo contra o Cruzeiro.

Ingresso de Vasco x Cruzeiro custará R$ 250 e será apenas para sócios; Osório explica

O Vasco da Gama deve aumentar a carga de ingressos para os jogos posteriores e ainda reduzir o preço visando maior presença de torcedores.

Presidente do Fluminense explica saída de Nenê: ‘Todas as partes ficaram felizes’

Segundo Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, o meio-campista Nenê pediu um vínculo mais longo, o que o Vasco da Gama queria oferecer.

Veja mais notícias