Rômulo acumula números que mostram como pode ser importante para o Vasco

O volante do Vasco da Gama, Rômulo, apareceu em destaque em números defensivos na última edição do Campeonato Chinês.

Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012
Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012

Sétimo reforço do Vasco da Gama para a temporada 2021, o volante Rômulo chega como grande responsabilidade: ser o grande protetor da defesa vascaína, que vem passando apuros nessas primeiras partidas.

Com sua grande estatura, 1,84m, Rômulo sempre se destacou na jogada pelo alto, o principal problema vascaíno nesta temporada. Não basta apenas ser alto, precisa ter bom tempo de bola e posicionamento, o que Rômulo tem.

Ele costuma aparecer bem pelo jogo aéreo tanto na defesa quanto no ataque. Para se ter uma noção, cinco dos seus oito gols que marcou na primeira passagem pelo Gigante foram de cabeça, número publicado pelo Blog Números da Bola.

O mesmo ainda publicou outros dados sobre a passagem de Rômulo pelo Shijiazhuang Ever Bright, da China, em 2020, mostrando como ele pode ser importante nesse retorno a São Januário. Sem gols marcados, o volante teve a terceira maior média de jogadas aéreas ganhas em relação aos meias do Campeonato Chinês.

No quesito, Rômulo teve 2,17 duelos ganhos a cada 90 minutos em campo, ficando atrás apenas de belga Fellaini e do bósnio Samir Memisevic. O volante teve também a terceira média de cortes defensivos, com 2,49 a cada 90 minutos, o que considera os meio-campistas, mais atrás do ex-Manchester United e do chinês Zhengyu Huang.

Já passando mais para construção de jogadas, Rômulo tem como ponto forte também a bola longa. Ele teve foi o 13º meio-campistas com a melhor média em lançamentos certos, isso sendo escalado na maioria das vezes na função de primeiro volante, centralizado, com tempo e espaço para organizar o jogo.

Este fundamento teve em destaque os brasileiros Oscar e Moisés, o primeiro com passagem marcante pelo Chelsea e Seleção Brasileira, e o outro ídolo do Palmeiras. Considera-se a qualidade do Campeonato Chinês, que mesmo tendo grandes estrelas possui um nível baixo, mas já é um bom indício do que Rômulo pode mostrar no Gigante.

ESTATÍSTICAS DE RÔMULO NA LIGA CHINESA EM 202

– 17 jogos
​- 0 gols
– 1 assistência
– 2,49 cortes defensivos em média (3º entre os meias)
– 2,17 duelos aéreos ganhos em média (3º entre os meias)
​- 2,09 desarmes em média (10º entre os meias)
​- 1,21 interceptações em média (11º entre os meias)
– 3,21 bolas longas certas em média (13º entre os meias)
​- 5,71 disputas de bola vencidas (14º entre os meias)
– 39,78 passes certos em média (15º entre os meias)

Lembrando que o levantamento foi realizado pelo Blog Números da Bola, do site Lancenet, em consulta ao SofaScore, e considera a média a cada 90 minutos em campo. Se Rômulo realmente vai conseguir ser o suporte que a defesa vascaína precisa só o tempo vai dizer, mas vale lembrar que o seu contrato existe cláusulas que resguardam o Clube.

Leia mais sobreRomulo
Nenhum comentário ainda.
Deixe sua opinião

Últimas notícias
13 de junho de 2021
Cabo explica alterações contra o Brasil de Pelotas e exalta Daniel Amorim: ‘Muito útil’

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo explica entradas de Juninho, Riquelme e Daniel Amorim contra o Brasil e elogia o centroavante.

Marcelo Cabo vê primeira vitória na Série B como um ‘divisor de águas’ para o Vasco

Marcelo Cabo acredita que o Vasco pode emplacar uma sequência de vitórias na competição após o triunfo de virada sobre o Brasil de Pelotas.

12 de junho de 2021
Salgado dedica vitória do Vasco a Antônio Lopes; presidente agradece aos jogadores

Presidente do Vasco da Gama, Jorge Salgado comemorou a vitória Cruzmaltina neste sábado (12) e a dedicou ao ex-técnico Antônio Lopes.

Cabo exalta atuação de Marquinhos Gabriel contra o Brasil de Pelotas: ‘Âncora do time’

Técnico Marcelo Cabo elogiou Marquinhos Gabriel, que retornou à equipe titular do Vasco da Gama contra na vitória sobre o Brasil de Pelotas.

Enquete VN: a quem você atribui o pífio início do Vasco na Série B?

O site Vasco Notícias lança enquete para ouvir os vascaínos sobre o desempenho pífio do Vasco da Gama neste início de Série B.

Cabo cita dificuldades do Vasco e destaca reação: ‘Fizemos um bom jogo’

Técnico do Vasco da Gama, Marcelo Cabo admitiu os problemas que o time teve na partida contra o Brasil-RS, mas enalteceu a vitória.

Próximos jogos do Vasco

Veja os próximos jogos do Vasco da Gama nesta temporada 2021, que serão disputadas em diversas competições.

Daniel Amorim celebra gol contra o Brasil de Pelotas: ‘Apenas o 1º passo’

Centroavante do Vasco da Gama, Daniel Amorim marcou seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina e disse que é apenas o ”primeiro passo”.

Assista aos melhores momentos de Brasil de Pelotas 1 x 2 Vasco

Confira os principais lances da vitória do Vasco da Gama diante do Brasil de Pelotas pela terceira rodada da Série B.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Brasil de Pelotas

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Brasil de Pelotas, pela 3ª rodada da Série B.

Veja mais notícias