Rômulo acumula números que mostram como pode ser importante para o Vasco

O volante do Vasco da Gama, Rômulo, apareceu em destaque em números defensivos na última edição do Campeonato Chinês.

Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012
Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012

Sétimo reforço do Vasco da Gama para a temporada 2021, o volante Rômulo chega como grande responsabilidade: ser o grande protetor da defesa vascaína, que vem passando apuros nessas primeiras partidas.

Com sua grande estatura, 1,84m, Rômulo sempre se destacou na jogada pelo alto, o principal problema vascaíno nesta temporada. Não basta apenas ser alto, precisa ter bom tempo de bola e posicionamento, o que Rômulo tem.

Ele costuma aparecer bem pelo jogo aéreo tanto na defesa quanto no ataque. Para se ter uma noção, cinco dos seus oito gols que marcou na primeira passagem pelo Gigante foram de cabeça, número publicado pelo Blog Números da Bola.

O mesmo ainda publicou outros dados sobre a passagem de Rômulo pelo Shijiazhuang Ever Bright, da China, em 2020, mostrando como ele pode ser importante nesse retorno a São Januário. Sem gols marcados, o volante teve a terceira maior média de jogadas aéreas ganhas em relação aos meias do Campeonato Chinês.

No quesito, Rômulo teve 2,17 duelos ganhos a cada 90 minutos em campo, ficando atrás apenas de belga Fellaini e do bósnio Samir Memisevic. O volante teve também a terceira média de cortes defensivos, com 2,49 a cada 90 minutos, o que considera os meio-campistas, mais atrás do ex-Manchester United e do chinês Zhengyu Huang.

Já passando mais para construção de jogadas, Rômulo tem como ponto forte também a bola longa. Ele teve foi o 13º meio-campistas com a melhor média em lançamentos certos, isso sendo escalado na maioria das vezes na função de primeiro volante, centralizado, com tempo e espaço para organizar o jogo.

Este fundamento teve em destaque os brasileiros Oscar e Moisés, o primeiro com passagem marcante pelo Chelsea e Seleção Brasileira, e o outro ídolo do Palmeiras. Considera-se a qualidade do Campeonato Chinês, que mesmo tendo grandes estrelas possui um nível baixo, mas já é um bom indício do que Rômulo pode mostrar no Gigante.

ESTATÍSTICAS DE RÔMULO NA LIGA CHINESA EM 202

– 17 jogos
​- 0 gols
– 1 assistência
– 2,49 cortes defensivos em média (3º entre os meias)
– 2,17 duelos aéreos ganhos em média (3º entre os meias)
​- 2,09 desarmes em média (10º entre os meias)
​- 1,21 interceptações em média (11º entre os meias)
– 3,21 bolas longas certas em média (13º entre os meias)
​- 5,71 disputas de bola vencidas (14º entre os meias)
– 39,78 passes certos em média (15º entre os meias)

Lembrando que o levantamento foi realizado pelo Blog Números da Bola, do site Lancenet, em consulta ao SofaScore, e considera a média a cada 90 minutos em campo. Se Rômulo realmente vai conseguir ser o suporte que a defesa vascaína precisa só o tempo vai dizer, mas vale lembrar que o seu contrato existe cláusulas que resguardam o Clube.

Mais sobre:Romulo
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedro Martins estava no Cruzeiro
Pedro Martins se despede e faz balanço do trabalho no Cruzeiro

De saída para o Vasco da Gama, em nota de despedida, Pedro Martins relembra trajetória no Cruzeiro e agradece oportunidade.

Treino do Vasco com campo reduzido
Vasco encerra preparação para encarar o Criciúma; veja trechos do treino

Confira trechos do treino do Vasco da Gama nesta sexta-feira, no CT Moacyr Barbosa, o último antes do jogo contra o Criciúma.

Puma durante jogo contra o Flamengo
Puma interessa a outros clubes, mas pretende recuperar espaço no Vasco

O lateral-direito do Vasco da Gama, Puma Rodríguez, tem sido pouco utilizado em 2024 e chegou a ser cotado em outros clubes.

Mauro Cézar nos tempos em que trabalhava no canal ESPN
Mauro Cezar afirma que Vasco é subestimado e ignorado pela imprensa

Jornalista avaliou como os meios de comunicação tem o hábito de falar muito pouco do Vasco da Gama em sua grade de programação.

Josh Wander durante entrevista em visita ao Rio de Janeiro
777 Partners admite erro ao comparar Vasco e Flamengo

Grupo americano dono de 70% do futebol do Vasco da Gama, 777 Partners tenha recalcular a rota na gestão do Clube.