Rômulo acumula números que mostram como pode ser importante para o Vasco

O volante do Vasco da Gama, Rômulo, apareceu em destaque em números defensivos na última edição do Campeonato Chinês.

Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012
Romulo em ação pelo Vasco contra o Cruzeiro em 2012

Sétimo reforço do Vasco da Gama para a temporada 2021, o volante Rômulo chega como grande responsabilidade: ser o grande protetor da defesa vascaína, que vem passando apuros nessas primeiras partidas.

Com sua grande estatura, 1,84m, Rômulo sempre se destacou na jogada pelo alto, o principal problema vascaíno nesta temporada. Não basta apenas ser alto, precisa ter bom tempo de bola e posicionamento, o que Rômulo tem.

Ele costuma aparecer bem pelo jogo aéreo tanto na defesa quanto no ataque. Para se ter uma noção, cinco dos seus oito gols que marcou na primeira passagem pelo Gigante foram de cabeça, número publicado pelo Blog Números da Bola.

O mesmo ainda publicou outros dados sobre a passagem de Rômulo pelo Shijiazhuang Ever Bright, da China, em 2020, mostrando como ele pode ser importante nesse retorno a São Januário. Sem gols marcados, o volante teve a terceira maior média de jogadas aéreas ganhas em relação aos meias do Campeonato Chinês.

No quesito, Rômulo teve 2,17 duelos ganhos a cada 90 minutos em campo, ficando atrás apenas de belga Fellaini e do bósnio Samir Memisevic. O volante teve também a terceira média de cortes defensivos, com 2,49 a cada 90 minutos, o que considera os meio-campistas, mais atrás do ex-Manchester United e do chinês Zhengyu Huang.

Já passando mais para construção de jogadas, Rômulo tem como ponto forte também a bola longa. Ele teve foi o 13º meio-campistas com a melhor média em lançamentos certos, isso sendo escalado na maioria das vezes na função de primeiro volante, centralizado, com tempo e espaço para organizar o jogo.

Este fundamento teve em destaque os brasileiros Oscar e Moisés, o primeiro com passagem marcante pelo Chelsea e Seleção Brasileira, e o outro ídolo do Palmeiras. Considera-se a qualidade do Campeonato Chinês, que mesmo tendo grandes estrelas possui um nível baixo, mas já é um bom indício do que Rômulo pode mostrar no Gigante.

ESTATÍSTICAS DE RÔMULO NA LIGA CHINESA EM 202

– 17 jogos
​- 0 gols
– 1 assistência
– 2,49 cortes defensivos em média (3º entre os meias)
– 2,17 duelos aéreos ganhos em média (3º entre os meias)
​- 2,09 desarmes em média (10º entre os meias)
​- 1,21 interceptações em média (11º entre os meias)
– 3,21 bolas longas certas em média (13º entre os meias)
​- 5,71 disputas de bola vencidas (14º entre os meias)
– 39,78 passes certos em média (15º entre os meias)

Lembrando que o levantamento foi realizado pelo Blog Números da Bola, do site Lancenet, em consulta ao SofaScore, e considera a média a cada 90 minutos em campo. Se Rômulo realmente vai conseguir ser o suporte que a defesa vascaína precisa só o tempo vai dizer, mas vale lembrar que o seu contrato existe cláusulas que resguardam o Clube.

Mais sobre:Romulo
Comente

Veja também
Rafael Paiva durante jogo em São Januário
Rafael Paiva lamenta postura da torcida do Vasco e faz cobrança

Rafael Paiva afirmou que o time competiu com o Internacional, lamenta resultado e saiu em defesa dos jogadores após protesto da torcida.

Roger Flores
Roger Flores crava futuro de Rafael Paiva no Vasco após derrota

Comentarista do Sportv, Roger Flores analisou a situação do técnico Rafael Paiva depois de mais uma derrota do Vasco da Gama.

Payet em Vasco x Internacional
Notas dos jogadores do Vasco contra o Internacional

Confira as notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida desta quinta-feira, contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro.

Rafael Paiva, técnico do Vasco
Rafael Paiva analisa derrota do Vasco para o Internacional; veja a coletiva

Rafael Paiva detalhou a atuação do Vasco da Gama em São Januário, em mais uma partida em que seu time sai derrotado.

Lédio Carmona, comentarista esportivo
Lédio Carmona fica na bronca com Maxime Dominguez: ‘Decepcionou’

Comentarista do Sportv, Lédio Carmona criticou o meia suiço Maxime Dominguez, que foi titular do Vasco da Gama contra o Internacional.