Romário revela detalhes do controverso episódio com SBT na camisa do Vasco

Vasco da Gama se sagrou tetra campeão brasileiro com o unfiforme estamapndo o símbolo do SBT, num clara proocação a TV Globo.

Romário com a polêmica camisa do Vasco com a logo do SBT
Romário com a polêmica camisa do Vasco com a logo do SBT (Foto: Youtube)

O penúltimo episódio da série “A Mão do Eurico”, do “Globoplay”, detalha a história da polêmica final do Campeonato Brasileiro de 2000, entre Vasco e São Caetano. O documentário conta toda a confusão que ocorreu em São Januário e a guerra entre Eurico Miranda e TV Globo.

No dia 30 de dezembro de 2000, Vasco e São Caetano decidiam a final do Campeonato Brasileiro no estádio de São Januário. No primeiro jogo da final, os times empataram em 1 a 1 no Palestra Itália e tudo seria definido no Rio de Janeiro.

No jogo, Romário sentiu a posterior da coxa e deixou o campo. Na saída do astro perto da arquibancada do estádio, torcedores que não gostavam do “baixinho” começaram a ofender o jogador, enquanto os apoiadores ficaram irritados, gerando grande uma confusão.

Com a confusão, o alambrado do estádio cedeu e uma invasão generalizada começou no gramado. O jogo foi paralisado, Eurico apareceu no campo para organizar a situação, ordenou que os médicos do Vasco prestassem os primeiros socorros e solicitou mais ambulâncias no campo.

Garotinho, governador do estado do Rio de Janeiro na época, ligou para Secretário Estadual de Defesa Civil, o Coronel Paulo, e pediu o cancelamento da partida. O secretário acatou a decisão e voltou atrás com a retomada do jogo. Eurico ficou revoltado com a situação e ofendeu Garotinho, que colocou o dirigente na justiça e ganhou a causa.

A grande revolta de Eurico Miranda com a Globo começou no domingo, no programa “Fantástico”. Segundo Eurico, a reportagem do ocorrido deu a entender que o dirigente não se importava com as pessoas feridas e só se preocupava com a retomada do jogo. O Vasco fez uma reclamação formal à Globo, que reconheceu o erro na reportagem.

Irritado com a emissora, Eurico e seus aliados começaram em pensar ideias para se vingar. Segundo Euriquinho, filho do ex-dirigente, a ideia era colocar a foto do fantoche “Ratinho”, um dos símbolos de um dos programas da grade do SBT, na camisa do Vasco. Mas o pai preferiu colocar a marca do canal de Sílvio Santos.

Romário relembra no documentário que quando chegou, escutou do ex-presidente do Vasco a seguinte frase:

– Tenho uma surpresinha hoje pra Globo – afirmou Eurico, segundo o “Baixinho”.

Nem mesmo os jogadores do Vasco acreditaram que Eurico realmente havia feito aquilo, e Pedrinho foi um dos que falaram sobre o icónico caso.

– Quando a gente saí da sala de aquecimento do Maracanã e chega pra pegar a camisa, tá aquele símbolo grandão do SBT. A primeira coisa que a gente pensou foi que o Sílvio Santos tivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados – iniciou o atual presidente do Vasco, que completou:

– Depois é que a gente percebeu que o jogo iria passar na Globo – completou Pedrinho.

Fernando Pelegio, diretor do SBT em 2000, confirmou que ninguém de dentro do canal sabia o que estava acontecendo e que o Vasco não pediu autorização para usar a logo na camisa.

O Vasco venceu a decisão por 3 a 1 e se sagrou tetra campeão brasileiro, o último em sua história. Eurico foi ovacionado pela torcida vascaína pelo título e pela provocação. Depois, no vestiário, o presidente eleito do Vasco na época afirmou para o próprio SBT:

– Essa vitória foi uma oportunidade que eu tive de prestar uma homenagem ao SBT, eu acho que o SBT não esperava, não sabia. Eu vou botar o SBT na camisa do Vasco, o SBT não me paga nada, eu vou botar o SBT permanentemente na camisa do Vasco – finalizou.

Apesar da aspa de Eurico Miranda, nunca foi feito um acordo com a emissora. O episódio foi um marco para o futebol brasileiro e para o Vasco de Eurico Miranda, por terem batido de frente com o maior canal de comunicação do país.

Fonte: Lance!

Mais sobre:RomárioSBT
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pichação da torcida em São Januário
Muros de São Januário são pichados em protesto contra a 777 Partners

Torcedores do Vasco da Gama pediram a saída da 777 Partners, do CEO Lúcio Barbosa e ameaças aos jogadores.

Fernando Prass em sua época de goleiro pelo Ceará
Prass critica gestão da 777 Partners e pede mudanças no Vasco

Ex-goleiro do Vasco da Gama, Fernando Prass lamentou a atual situação do Clube e cobrou respostas da 777 Partners.

Guerreiros do Almirante em São Januário
Guerreiros do Almirante cobra a abertura dos contratos do Vasco com a 777 Partners

Os torcedores Cruzmaltinos pedem mais transparência do grupo americano 777 Partners na gestão do Vasco da Gama.

Jogadores do Vasco em jogo contra o Criciúma em SJ
Confira os 5 desafios que o novo técnico terá no Vasco

O novo técnico do Vasco da Gama terá alguns desafios para organizar a casa e ter uma temporada tranquila em São Januário.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco tenta contratação de Paulo Pezzolano; Clube tem plano B 

O Vasco da Gama já entrou em contato e tenta a contratação do técnico Paulo Pezzolano o mais rápido possível.