Rodrigo Dias faz balanço do seu início de gestão na base do Vasco

Gerente de futebol da base do Vasco da Gama, Rodrigo Dias divulgou o balanço do início da sua gestão no Clube.

Rodrigo Dias
Rodrigo Dias (Foto: João Pedro Isidro/Vasco)

O gerente de futebol da base do Vasco da Gama, Rodrigo Dias, fez o balanço do começo da sua gestão no Clube, através de texto enviado ao Globo Esporte nesta sexta-feira (27).

A base cruzmaltina vem apresentando desempenho não satisfatório, principalmente o Sub-20, que na temporada passada com Carlos Brazil conquistou vários títulos, e neste ano sofreu várias derrotas mesmo com um bom elenco.

Porém, Rodrigo destacou no texto, que a base evoluiu em alguns setores, apesar dos resultados negativos terem causado a demissão do técnico Alexandre Gomes, que havia substituído Diogo Siston, hoje treinador do Corinthians.

– Infelizmente, não deu certo com o Alexandre. Inicialmente, nos primeiros jogos, nós tivemos bons resultados, mas nos últimos jogos, infelizmente as coisas acabaram não acontecendo. Nos chamou a atenção a falta de evolução da equipe nos aspectos necessários, muito mais do que somente os resultados – disse o dirigente.

Confira o texto abaixo

Cheguei aqui no dia 16 de junho, faz agora dois meses e dez dias, num processo de reestruturação. Carlos Brazil saiu e levou oito profissionais com ele. Estamos nesse processo de remontagem. Precisamos fazer uma readequação no nosso planejamento inicial e isso demanda tempo. O desafio é ajustarmos tudo no meio de campeonatos e jogos, causando o menor impacto possível. E lembrando que há uma demanda de reduzirmos em 25% o orçamento que vinha sendo praticado na base, em nome da viabilidade financeira do clube.

O primeiro passo foi entender o que é o Vasco. A cultura do Clube. Trouxe profissionais capacitados, competentes. Houve a saída de alguns profissionais com posição estratégica do Clube e eu trouxe os coordenadores, cada um no seu departamento. Para, aí sim, implementarmos nossa metodologia, que é um trabalho que foca no atleta. Apesar de o futebol ser um jogo coletivo, a gente foca no indivíduo. Uma avaliação de cada departamento, cada microdepartamento, cada setor do Clube. A parte técnica e tática. A parte física ou fisiológica, da nutrição, psicologia, departamento médico, assistência social…Sabemos que são quatro, cinco, seis que sobem de categoria ano a ano, e a gente precisa ter esse foco no indivíduo. Um trabalho customizado, individualizado. E essa é a metodologia que a gente irá implementar.

Em cima disso, a gente também está num processo de reestruturação da categoria Sub-20. Devido também a essa reestruturação e o momento que o Clube vive, foi importante não só trazer alguns profissionais para repor as saídas, mas também valorizar os profissionais que temos aqui na casa, com capacidade e qualidade. Pois o Vasco não só formou bons atletas e continua formando, mas também forma profissionais. Infelizmente não deu certo (com o Alexandre). Inicialmente, nos primeiros jogos, nós tivemos bons resultados, mas nos últimos jogos, infelizmente as coisas acabaram não acontecendo. Nos chamou a atenção a falta de evolução da equipe nos aspectos necessários, muito mais do que somente os resultados. Passo aqui minha gratidão ao Alexandre, um ser humano fantástico e grande profissional. Não podemos esquecer que depois que ganhamos a Copa do Brasil e a Supercopa, houve uma valorização dos jogadores. Muito subiram para o time principal. E esse é o nosso trabalho. Trabalho da base é para fornecer o máximo de atletas de qualidade para a equipe principal. Hoje a gente tem uns sete atletas com idade Sub-20 que fazem parte desse trabalho. A gente está numa reestruturação de atletas, de elenco e estamos acompanhando o mercado, vendo as oportunidades e ao mesmo tempo promovendo atletas de qualidade, que identificamos como diferentes. E muitos desses jogadores que hoje compõe o Sub-20, ano passado estavam no Sub-17 e não tiveram competições nacionais para atuar, perderam parte da formação para a pandemia; é natural que haja oscilação.

Agora Igor assumirá interinamente o Sub-20, até porque muitos atletas do Sub-17 estão subindo. Ele tem uma vasta experiência e diversos clubes no currículo. Foi vice-campeão da Copa São Paulo em 2019. Trabalhou no profissional do Confiança como auxiliar técnico e chegou na final do Campeonato Brasileiro Sub-17 pelo Vasco. Tem 72% de aproveitamento no Sub-17. Neste meio tempo, o Gustavo Caetano, seu auxiliar no 17, que comandou o time durante a Copa Rio, porque o calendário bateu com a disputa do Brasileiro, assumiu como treinador, quando Igor estava focado no Brasileiro. Ele teve um ótimo aproveitamento, também de 72%. Não vai ser novidade ele assumir o time Sub-17. Nossas equipes são todas integradas, nossos analistas trabalham juntos, todos conhecem os jogadores, as características, a história de cada um. É um trabalho integrado, por isso a convicção de que o trabalho seguirá.

Houve a final do Brasileiro Sub-17, após esse jogo nós subimos cinco atletas. Andrey, na verdade, retornou ao Sub-20. Também promovemos Erick Marcus e Lucas Eduardo, que estão na Seleção. Além de Barros e Ykaro.

Estamos nesse processo também, que internamente nós conversamos sobre acelerar sem atropelar. Se o desafio está baixo para um atleta, buscamos colocar um desafio maior e subir de categoria. Esse é o objetivo principal para além dos resultados. Conseguimos chegar na final do Brasileiro Sub-17, melhor campanha da história do Clube. Chegamos na final da Copa Rio. Toda e qualquer jogo e competição que o Vasco participa, ele entra para vencer. E a gente sabe que buscamos resultados, mas têm outros indicadores de desempenho, que é a subida desses atletas para a equipe de cima e consequentemente a subida de atletas do 17 para o 20. Além das subidas de atletas do 15 para o 17. Tivemos uma surpresa agradável com a promoção do Rayan, outro atleta de Seleção Brasileira.

Gostaria de agradecer ao nosso Presidente Jorge Salgado, que tem dado todo o apoio e suporte necessário para o desenvolvimento do nosso trabalho aqui na base. Apesar de todas as dificuldades, não falta apoio, não falta incentivo e as condições para desenvolvermos esse trabalho. E o alinhamento, essa integração base-profissional que tem que ter com o nosso executivo Alexandre Pássaro. A base forma, mas quem revela é o profissional. Então a gente tá em constante alinhamento. O atleta precisa estar jogando. O jogador de qualidade sobe e às vezes tem uma dificuldade de performance, de espaço e é preciso que esse atleta desça para ganhar minutagem, estar jogando. O atleta de fato desenvolve não só no treinamento, mas principalmente nos jogos.

A médio prazo o Vasco vai ter um retorno muito grande de atletas performando na equipe principal, e atletas que futuramente serão ativos valiosos e darão um retorno muito grande para o Clube. Esportivo e financeiro. Seguindo, dando continuidade, nesse DNA formador que o Vasco sempre teve. Tivemos vendas relativamente recentes do Paulinho em 2018, do Douglas em 2017 e do Talles Magno nesse ano de 2021. Sabemos que para a saúde financeira do Clube é importante.

A base do Vasco terá sequência de jogos importantes em várias categorias. A equipe Sub-20 terá como técnico Igor Guerra, comandante do Sub-17, até a chegada definitiva de um novo profissional. O Cruzmaltino, por meio de Rodrigo Dias, avalia nomes no mercado.

Mais sobre:Rodrigo Dias
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Bandeira do Vasco da Gama
Dívidas do Vasco associativo disparam e chegam a R$ 200 milhões  

Balanço financeiro correspondente ao último ano de Jorge Salgado como presidente do Vasco da Gama deve ser apresentado na próxima semana.

Julio Brant é candidato à presidência do Vasco
Julio Brant sai em defesa de Zé Colmeia após polêmica com Pedrinho

Conselheiro do Vasco da Gama foi mais um a engrossar o coro de apoio ao influencer após episódio de suposta censura.

Adson comemorando gol contra a Portuguesa-RJ
Saiba os motivos que fizeram Adson perder espaço no Vasco

Atacante contratado pelo Vasco da Gama, Adson jogou pouco minutos na equipe titular neste começo de Campeonato Brasileiro.

Zé Colmeia, Salgado e Osório
Jorge Salgado se solidariza com Zé Colmeia e aponta ‘censura’ no Vasco

Além de Jorge Salgado, outro integrante da política do Vasco da Gama que se solidarizou foi o conselheiro Julio Brant.

Payet lamenta jogada desperdiçada
Payet sente joelho no treino, não está 100% e segue como dúvida

O meio-campista do Vasco da Gama, Dimitri Payet, sentiu no treino desta terça-feira e seguirá o trabalho gradativo para o retorno.