Rodrigo Capelo avalia os prós e contras da SAF do Vasco

Reunião da Assembleia Geral no próximo fim de semana definirá a venda de 70% do futebol do Vasco da Gama para o grupo norte-americano 777.

Vascaínos aprovam a compra da SAF do Vasco para a 777
Vascaínos aprovam a compra da SAF do Vasco para a 777 (Foto: Tébaro Schmidt/ge)

A partida contra a Chapecoense pode ter sido, simbolicamente, a última do futebol vascaíno sob comando do Club de Regatas do Vasco da Gama. Na reestreia de Alex Teixeira. A reunião da Assembleia Geral que decidirá a venda da SAF para a 777 Partners está agendada para o próximo domingo, 7 de agosto, e o jogo seguinte será no dia 9. Fora a possibilidade de liminares e decisões judiciais, este momento histórico nos leva à questão: por que vender?

Alguns poréns precisam ser levados em consideração para evitar desapontamentos. A começar pelo que mais importa. Não existe nenhuma garantia de que o time, sob nova direção, será vencedor. Mesmo que tenha mais dinheiro. Se quem estiver no comando não tiver conhecimento em gestão de futebol e alguma sorte, pouco adiantam as centenas de milhões de reais. A 777 ainda tem muito a provar, pois acaba de chegar ao mercado futebolístico.

Também não existe garantia de boa administração. Cuidados podem ser tomados ao formatar a governança da futura empresa, desde a composição de seu Conselho de Administração e de seu Conselho Fiscal, até a montagem de seus controles e procedimentos internos. Ainda assim, nada garante que decisões estabanadas não sejam tomadas, entre profissionais despreparados e decisões estratégicas equivocadas. Mais um ponto em que a 777 precisará ser vigiada.

Há, ainda, certa irreversibilidade na opção. O Vasco não está entrando numa parceria, como fez com o Bank of America no fim dos anos 1990. A associação civil está vendendo o controle da empresa que administrará seu futebol, e só poderá retomá-la, em teoria, se comprá-la de volta. O modelo associativo tem suas várias vulnerabilidades, mas algo é certo: presidente ruim um dia cai. Imagine se o Vasco tivesse sido propriedade formal de Eurico Miranda.

Se não há certeza de vitória ou boa administração, nem dá para pegar de volta com facilidade, qual é a vantagem? A realidade é que esse Vasco associativo falhou miseravelmente. Não só hoje. Faz mais de duas décadas que o clube vem sendo apequenado. Jorge Salgado, Alexandre Campello, Eurico Miranda, Roberto Dinamite. Todos que tentaram gerir o clube, de 2000 para cá, fracassaram. Sem falar nos ratos e nas baratas que infestam seus porões.

A 777 se dispõe a arcar integralmente com a dívida do Vasco, hoje para lá dos R$ 700 milhões. Os americanos também prometem investir outros R$ 700 milhões em três anos. Significa que haverá reforços e aposta em infraestrutura, como estádio e centros de treinamento. Foram muitos planos econômicos frustrados até aqui, de gente que achava que conseguiria chegar a esses números por vias ordinárias. Acabou a paciência para crer nesses mesmos políticos.

A venda do futebol cruz-maltino para americanos não bate com a vocação do clube. O Vasco deveria ter sido do povo e para o povo, alavancado por sua enorme torcida, exemplo de administração com raízes democráticas. Tomado por indivíduos tacanhos e apegados aos seus pequenos poderes, não foi e improvavelmente será. Então que seja assim. Uma empresa de propriedade e capital estrangeiros, sem oba-oba sobre o que será o futuro sob seu comando, mas com a esperança de recolocar o gigante em seu lugar. Enfim, para o povo.

O Vasco associativo falhou miseravelmente. Não só hoje. Faz mais de duas décadas que o clube vem sendo apequenado.

Fonte: O Globo

1 comentário
  • Responder

    O problema não é só do Vasco! O modelo associativo também sempre criou seus “donos” que usaram e abusaram das finanças dos clubes! Todos os grandes vivem enterrados em dividas e mesmo os que se destacam, até agora, o fazem por terem no comando mecenas!Outros tiveram empresas que quando saíram, deixaram esses clubes na “pindura”!
    Mesmo o Flamengo, que vive alardeando não ter dividas e o Atlético Paranaense, que apresentam investimentos de grande vulto, não tem ainda bem explicado como chegaram à isso e não garantem também se as próximas diretorias teriam a mesma capacidade de administração!
    Entendo que os riscos da SAF quanto a ser bem administrada é igual porém, existe a vantagem de ter as dívidas pagas e de saber que os investidores vão querer bons administradores em seus negócios!
    Os administradores no processo associativo sempre fizeram nós clubes o que jamais fariam em suas empresas!

Comente

Veja também
Fernando Diniz chega ao Vasco com tabu para quebrar na Sul-Americana

Retornando ao Vasco da Gama, Fernando Diniz já terá um grande desafio pela frente contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana.

Relembre frases marcantes de Pedrinho sobre Fernando Diniz

Presidente do Vasco da Gama, Pedrinho nunca escondeu sua admiração por Fernando Diniz, novo treinador do Cruzmaltino.

Felipe analisa fase e defende Coutinho após goleada sofrida pelo Vasco

Felipe afirmou que o meia Coutinho não teve uma boa atuação diante do Puerto Cabello, assim como todo o time.

Vasco e Diniz traçam planejamento para sequência da temporada

Novo técnico do Vasco da Gama, Fernando Diniz será anunciado em breve; confira planejamento do Clube em conjunto com o profissional.

Felipe analisa atuação de Coutinho contra o Puerto Cabello: ‘Não foi muito bem’

Após desempenho ruim de Coutinho contra o Puerto Cabello, pela Sul-Americana, Felipe analisa atuação do meia.

Saiba quem são os integrantes da comissão técnica de Diniz

Fernando Diniz é o novo técnico do Vasco da Gama para a sequência da temporada; saiba quem são os membros da comissão técnica.

Apesar de vexame, Felipe segue no comando do Vasco contra o Vitória

Apesar da goleada histórica sofrida contra o Puerto Cabello, Felipe comanda o Vasco da Gama em duelo contra o Vitória, pelo Brasileiro.

Felipe Melo comenta chegada de Fernando Diniz ao Vasco; veja

Comandado por Fernando Diniz no Fluminense, o ex-jogador Felipe Melo analisa chegada do técnico no Vasco da Gama.

Diniz deve estrear no comando do Vasco contra o Lanús

Novo técnico do Vasco da Gama, Diniz deve iniciar os trabalhos na segunda-feira (11) e comandar o Clube contra o Lanús, pela Sul-Americana.

Vasco enfrenta o Minas pelas quartas de final do NBB; veja horário e onde assistir

Vasco da Gama e Minas voltam a se enfrentar em duelo pelas quartas de final do Novo Basquete Brasil (NBB), nesta sexta-feira (9).