Roberto Monteiro e Leonardo Rodrigues explicam movimento para destituir Salgado

Roberto Monteiro e Leonardo Rodrigues falaram sobre a abaixo-assinado que pede a destituição de Salgado da presidência do Vasco da Gama.

Jorge Salgado, presidente do Vasco
Jorge Salgado, presidente do Vasco (Foto: Divulgação/ Vasco)

Depois de mais uma humilhação em São Januário com os 3 a 0 sofridos diante do Vitória, grupos políticos que fazem oposição a Jorge Salgado convocaram sócios estatutários adimplentes a firmarem um abaixo-assinado pela destituição do presidente e de toda a Diretoria Administrativa do Vasco. O pedido também abrange as saídas do presidente e do vice do Conselho Deliberativo.

A distribuição do documento se dá num momento em que Jorge Salgado sofre enorme pressão por tomada de decisões imediatas, a principal delas a saída de Alexandre Pássaro. O coro pela demissão do executivo não é feito apenas por opositores, mas também parte de muitos apoiadores de Salgado. O silêncio do presidente, algo que o caracteriza desde o momento da posse, incomoda a gregos e troianos. Há insatisfação grande também entre os funcionários, que estão há dois meses sem receber salários.

Na madrugada de quinta-feira, um formulário online foi divulgado. Os líderes do manifesto têm o objetivo de alcançar de 2.500 a 3.000 assinaturas até janeiro. Os grupos políticos Identidade Vasco, Fuzarca, Time da Virada e Imortal são os responsáveis pela confecção e distribuição do documento. Há a expectativa de adesão por parte de Leven Siano e da Sempre Vasco, liderada por Julio Brant. Estes, porém, ainda não se posicionaram.

Além de buscar assinaturas em ambiente virtual, os grupos que pedem a destituição de Salgado farão campanhas em São Januário aos sábados para colher mais adesões ao movimento. Líder do Identidade Vasco, Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo durante o mandato de Alexandre Campello, explicou como surgiu o manifesto.

– É um movimento de muita indignação de vários sócios, e esses grupos que fizeram o manifesto resolveram dar eco a isso. Há uma insatisfação geral não só pelo resultado futebolístico, mas também pelo resultado financeiro e resultado de gestão das coisas que estão sendo feitas no Vasco. Entendendo que o Vasco corre risco de ficar um bom tempo passando amarguras, o pessoal não aguentou mais, se indignou e passou a recolher esse abaixo-assinado.

– O objetivo é recolher de 2.500 a 3.000 assinaturas. A informação que eu tinha até sete horas da manhã é que o dia havia aberto com 300 assinaturas. São sócios das categoria geral e proprietário. Aproximadamente. A expectativa é de que a gente consiga alcançar esse número até janeiro do ano que vem.

Membro do grupo Fuzarca, Leonardo Rodrigues fez coro a Roberto Monteiro tratou o atual cenário como o pior momento da história do clube e fez questão de dizer que não se trata de manifesto de teor político ou ideológico.

– Movimento com a participação de correntes e não-correntes políticas. É um movimento amplo de reação do quadro social ao pior momento da história do Club de Regatas Vasco da Gama. Sempre que o Vasco se apresentou a um desafio similar a esse, até porque não há outro igual em sua história, o quadro social se reuniu para resgatar o Vasco. Não se trata de reação somente à questão de atos administrativos lesivos, mas sim de uma tentativa de resgaste do Vasco de um caminho temerário escolhido por uma diretoria que foi composta num cenário absolutamente teratológico e que pode custar o futuro da instituição. Não é um movimento político ou ideológico. É uma tentativa de resgate do clube por seus sócios. É um movimento histórico.

Grupos visam assinatura de 20% de associados adimplentes

O manifesto objetiva de 2.500 a 3.000 assinaturas porque para se convocar uma Assembleia Geral para votar a destituição ou não de um presidente é necessária a adesão de pelo menos 20% de associados com direito a promovê-la. Atualmente, na seção “Transparência” do site Sócio Gigante, o clube informa que dispõe de 12.933 sócios estatuários. Na última eleição, pouco mais de oito mil estavam aptos a voto.

Os grupos que lideram o manifesto miram 20% do número de associados adimplentes.

O que determina a necessidade da aprovação por parte de 20% de associados aptos a promovê-la são os artigos 59 (I) e 60 do Código Civil. Leia abaixo:

Art. 59. Compete privativamente à Assembleia Geral: (Redação dada pela Lei nº 11.127, de 2005)

I – destituir os administradores; (Redação dada pela Lei nº 11.127, de 2005)

Art. 60. A convocação dos órgãos deliberativos far-se-á na forma do estatuto, garantido a 1/5 (um quinto) dos associados o direito de promovê-la. (Redação dada pela Lei nº 11.127, de 2005).

Responsável por convocar a Assembleia Geral em caso de o manifesto atingir os 20% necessários, presidente da mesma, Otto Carvalho, preferiu não tecer comentários a respeito do movimento por entender que se trata de algo muito embrionário.

Documento acusa Salgado de omissão e cobra demissão de Pássaro

No texto do abaixo-assinado distribuído pelos líderes do movimento, Jorge Salgado é o principal alvo. Os conselhos Fiscal e Deliberativo são cobrados a respeito de não fiscalizarem adequadamente os empréstimos feitos pelo presidente à instituição. Salgado é acusado de omissão e também atacado por ainda não ter demitido Alexandre Pássaro, atual executivo de futebol.

A demissão de 186 funcionários em março, em meio à pandemia, também é citado em parágrafo da carta. A transferência da sede administrativa para um imóvel cujo proprietário é Carlos Osório, 1º vice-presidente, outro ponto em destaque, é tratado como conflito de interesses.

Confira a íntegra do documento nas imagens abaixo

Convocação da AGE Do Vasco

Convocação da AGE do Vasco
Convocação da AGE Do Vasco

Convocação da AGE do Vasco
Convocação da AGE do Vasco
Convocação da AGE Do Vasco

Fonte: Globo Esporte

3 comentários
  • Infelizmente a laranja podre continua no clube que tem a torcida mais fiel e mais bonita do Brasil.

  • Responder

    A mesma rixa desses inúteis sugadores com essa maldita política que só afunda o meu Vasco, se quisessem o bem do clube se uniam num projeto para reerguer o gigante que hoje não passa de um anão que foi assaltado pelos canalhas que só pensam em se dá bem

  • Responder

    Boa tarde família e isso q vcs fazem atrapalha guerra e ninguém tem a solução gestão inteligente já vc as estão utrapassado vc s estão acabando com minha paixão onde uma guerra q ninguém vence só tem um perdedor nós ,🐻🐻🐻🐻🐻🐻🐻😭😭😭😭😭😭😭😭😭🚝🚝🚝🚝🚝🚝🚝🚝🚝🚝😭😭😭😭😭😭😭🚆🚝🚝🚝🚝🚝🚝🚝

Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.