Roberto Dinamite se reuniu com o presidente da Conmebol

Dinamite entregou um dossiê para Nicolás Leoz, pedindo uma ratificação quanto ao reconhecimento do título de 1948.

Robeto Dinamite desembarcou no Paraguai nessa madrugada. Logo pela manhã, o primeiro compromisso: uma reunião com o presidente da Conmebol, Nicolás Leoz. Acompanhado por outros dirigentes, o mandatário cruz-maltino entregou um dossiê pedindo uma ratificação quanto ao reconhecimento do título de 1948, além da inclusão de uma placa com o emblema do Vasco no troféu da Libertadores.

Em 1996, o Vasco já havia sido reconhecido como primeiro campeão sul-americano pelo título de 1948. Mas a diretoria pede que a conquista seja oficializada no site oficial da Conmebol. Solicitação foi prontamente atendida.

Mais do que isso, o clube tenta também que o título seja válido como o primeiro da Libertadores. Isso ainda será analisado pela entidade.

– Enregamos um dossiê, com a cobertura feita pelos chilenos na época, além do próprio reconhecimento da entidade. Pedimos que a confederação coloque no site o Vasco como primeiro campeão sul-americano. Além disso, se possível, colocar no próprio troféu da atual Copa Libeadores uma placa com a materialziação do título conquistado em 1948. Esse segundo pedido o executivo da Conmebol vai analisar e espero que tenhamos sucesso – explicou João Ernesto da Costa, vice de relações especializadas do clube.

O encontro serviu também para estreitar relações. Dinamite presenteou Nicolás Leoz e outros diretores da entidade com camisas personalizadas do Vasco. O mandatário da Conmebol também entregou lembranças aos vascaínos.

Durante a reunião, chamou atenção o toque do celular do presidente da Conmebol, como hino do Libertad (PAR), clube de seu coração e adversário do Vasco nesta noite. Em tom de brincadeira, Dinamite pediu para que alguém colocasse o hino do Vasco para tocar também.

– A Libertadores teve início anos depois do nosso título, mas foi a partir daquela disputa de 1948. E é esse reconhecimento, de forma oficial, que estamos buscando. A Libertadores começou nos anos 60, mas o nosso foi o ponto de partida – disse Dinamite, para depois comentar sobre a disputa desta noite, justamente contra o clube de coração de Leoz.

– Bom, uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa (risos). Viu que tocou até o celular dele com a musiquinha do Libertad. Hoje tem que dar Vasco. Mas foi muito legal nosso encontro, fomos bem recebidos. Esses encontros são sempre necessários, até para que possamos melhorar o futebol brasileiro como um todo. Não apenas o Vasco, mas todos. É sempre bom manter uma boa relação.

Participaram do encontro pelo Vasco, além de Dinamite, o vice-presidente geral do clube, Antonio Peralta, o vice-presidente de relações especializadas, João Ernesto da Costa, o vice-presidente social, Faues Cherene, o conselheiro João Marcelo Ferreira e o presidente da Suderj, Everardo Silva. Pela Conmebol, além de Leoz, esteve presente o secretário Francisco Brites.

Como foi o título de 1948

A competição foi disputada em Santiago, no Chile, organizada pelo Colo-Colo, e reuniu os campeões nacionais de Chile, Uruguai e Argentina, o campeão do Rio de Janeiro, além de representantes de Bolívia, Peru e Equador.

Na ocasião, todos jogaram entre si e o Vasco, que somou mais pontos (4 vitórias e 2 empates) terminou na primeira colocação.

Paticiparam River Plate, da Argetina, Litoral, da Bolívia, Colo-Colo, do Chile, Emelec, do Equador, Municipal, do Peru, Nacional, do Uruguai, além de Vasco representando o Brasil.

COMO FICARIA O RANKING DE TÍTULOS

7 títulos
Independiente

6 títulos
Boca Juniors

5 títulos
Peñarol

4 títulos
Estudiantes          
3 títulos
Nacional-URU, Olimpia, São Paulo e Santos

2 títulos
Cruzeiro, Grêmio, River Plate, Internacional e Vasco

1 título
Argentinos Juniors, Atlético Nacional-COL, Colo-Colo, Flamengo, LDU, Once Caldas, Palmeiras, Racing e Vélez Sarsfield

lancenet

Curta nossa fan page no facebook

Inscreva seu e-mail abaixo e concorra a um Celular Oficial do Vasco

Comente

Veja também
Cinco atletas assinam contrato com o Vasco
Vasco assina contrato com 5 atletas do Sub-17 e Sub-20

O Vasco da Gama assinou nesta segunda-feira contrato Fernando, Henrique e Walace do Sub-20, e Elielson e Luan Roberto do Sub-17.

André Ricardo, atacante do Sub-20 do Vasco
Vasco renova com atacante de 19 anos; multa milionária chama atenção

Destaque da base, o atacante André Ricardo, de 19 anos, teve seu contrato renovado pelo Vasco da Gama até dezembro de 2026.

Leonardo Candreva, torcedor do Vasco
Vascaíno viraliza ao colocar Vegetti no nome da filha; veja vídeo

O Vascaíno Leonardo Candreva decidiu homenagear o atacante Vegetti e registrou sua filha com o nome do atacante do Vasco.

Adson comemorando gol contra o Internacional
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.