Robert Renan sofre choque de cabeça e é substituído no clássico; veja lance

Robert Renan sofreu um choque de cabeça e foi substituído no clássico contra o Flamengo em protocolo de concussão.

Robert Renan sendo avaliado por médico
Robert Renan sendo avaliado por médico (Foto: Reprodução: ge/TV)

O zagueiro Robert Renan foi substituído no primeiro tempo de Flamengo x Vasco após um intenso choque de cabeça com o companheiro Barros, neste domingo, no Maracanã. Os médicos do Vasco avaliaram que o jogador não tinha condição de continuar na partida e acionaram o protocolo de concussões. Lucas Oliveira foi o escolhido para substituir o zagueiro contundido.

O lance ocorreu aos 33 minutos, quando Robert, Barros e Bruno Henrique entraram em dividida, e os dois vascaínos acabaram se chocando de cabeça com muita intensidade. Ao receber o atendimento, Robert não conseguiu corresponder positivamente a todos os testes aplicados pelo médico que, imediatamente, indicou a necessidade da saída do atleta.

Houve breve resistência do zagueiro e de outros jogadores do Vasco, mas o médico do clube, Rodrigo Sasson, insistiu e a substituição foi realizada. O jogador deixou o gramado consciente, caminhando e foi diretamente para o vestiário para continuar o atendimento médico. Barros também passou por avaliação, e continuou no jogo.

Além de deixar o jogo deste domingo, Robert não poderá jogar contra o Bahia no meio da semana, também pelo Brasileiro. A regra determina que jogadores com suspeita de concussão devem ficar, ao menos, cinco dias sem disputar partidas.

Veja o lance

O mecanismo foi adotado pela CBF em 2024. Após casos de choques de cabeça, times podem substituir jogadores que estejam mostrando sintomas neurológicos sem que a mudança conte nas cinco substituições originais. Para isso, basta que um membro da comissão técnica mostre um cartão vermelho no momento de sinalizar a mudança para a equipe de arbitragem. Por questões de isonomia, o time adversário também ganha uma substituição extra.

“O protocolo estabelece uma substituição extra caso um jogador sofra uma concussão devido a um choque na cabeça. Se necessário, o médico da equipe, que é o único responsável por diagnosticar a lesão, deverá informar a arbitragem utilizando um cartão vermelho.

A substituição extra prevista no protocolo só pode ser utilizada uma vez por cada time que está em campo. O atleta substituído deverá ficar afastado pelo período mínimo de 5 dias a partir do momento do traumatismo craniano.”, diz o regulamento da CBF.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Robert Renan
Comente

Veja também
Jair celebra retorno ao Vasco e faz agradecimento emocionante

Jair celebra retorno ao Vasco da Gama após 11 meses de recuperação e agradece o apoio recebido durante o período.

Racing rejeita oferta do Vasco por Santiago Sosa; veja o motivo

Vasco da Gama tem proposta por Santiago Sosa recusada pelo Racing, que pede US$ 10 milhões para negociar o volante argentino.

Luciano Rodríguez aprova volta ao Brasil e Vasco tenta empréstimo

Vasco da Gama tenta contratar Luciano Rodríguez por empréstimo. Atacante aprova retorno ao Brasil, mas clube enfrenta concorrência.

Vasco terá sequência decisiva de mata-mata e Puma faz alerta

Vasco da Gama inicia sequência de três jogos eliminatórios, e Puma destaca a importância das decisões e cobra o elenco.

Vasco bate o Fluminense nos pênaltis e conquista o Carioca Sub-17

O Vasco da Gama venceu o Fluminense nos pênaltis, conquistou o Campeonato Carioca Sub-17 e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2027.

Vasco busca novo camisa 9 e avalia 2 atacantes estrangeiros; veja jogadas

O Vasco da Gama avalia dois jogadores estrangeiros para reforçar o ataque e segue em busca de novos reforços.

Gilmar Ferreira aponta falta de identidade e faz alerta sobre o momento do Vasco

Gilmar Ferreira analisa o momento do Vasco da Gama, aponta falhas ofensivas e defensivas e faz alerta para o Clube no Brasileirão.

Vasco aguarda Deossa e Sosa e busca mais reforços para reformular o elenco

O Vasco da Gama acelera as negociações por Nelson Deossa e Santiago Sosa para iniciar a reformulação do elenco de Pedro Emanuel.

Casimiro reage à fala de Andrés Gómez no Vasco e faz alerta

Casimiro questionou a declaração de Andrés Gómez após o empate do Vasco da Gama com o Mirassol e demonstrou preocupação.

O problema do Vasco vai além do técnico e o empate escancara isso

O empate com o Mirassol mostrou que os problemas do Vasco vão além da troca de treinador. Veja a análise sobre os erros.