Revelado pelo Vasco, Bruno Cosendey vira centroavante e se destaca no Brasiliense

Volante de origem, Bruno Cosendey, revelado pelo Vasco da Gama, está se destacando como centroavante pelo Brasiliense.

Bruno Cosendey em campo pelo Brasiliense
Bruno Cosendey em campo pelo Brasiliense (Foto: Vinícius Schmidt)

Se você perguntar a um vascaíno se ele se recorda de Bruno Cosendey, provavelmente ouvirá que se tratava de um volante promissor, com passagem badalada na base há alguns anos, mas que não teve muito espaço no profissional e deixou o Vasco com poucos jogos.

Promessa badalada da base do Vasco, Bruno Cosendey subiu em 2017 ao lado de jogadores como Paulinho, Ricardo Graça e Andrey, disputou 16 partidas, fez dois gols, mas acabou sendo emprestado e saiu definitivamente em 2020. O que surpreenderá, provavelmente, é o fato de Cosendey ter se tornado centroavante com faro de gol em 2023. O ge explica abaixo.

Após passar por vários clubes do Brasil e até pelo futebol vietnamita, Cosendey chegou ao Brasiliense em maio, após disputar o Campeonato Carioca pelo Madureira. Volante durante toda sua carreira profissional, ele passou a atuar um pouco mais adiantado, como meia em 2023. O que ele não imaginava é que se tornaria um camisa 9 artilheiro em pouco tempo na capital federal.

Quando desembarcou há alguns meses em Brasília, para a disputa da Série D, Cosendey encontrou no Brasiliense um elenco recheado de centroavantes conhecidos nacionalmente, casos de Hernane Brocador, Kieza e Yuri Mamute. O primeiro se machucou e os demais acabaram saindo do clube. Foi a brecha para Cosendey.

– Joguei na base algumas poucas vezes como 9, mas desde moleque meus amigos falavam que eu tinha que ser centroavante, porque sou forte e sei jogar de costas. Mas sempre quis ter contato com a bola e não tinha paciência – disse ele, que acrescentou:

– Vim para o Brasiliense com a ideia de jogar mais adiantado, como meia. Tinham três centroavantes no elenco e fiquei quieto na minha. Mas saíram Kieza e Mamute, e o Hernane estava no sacrifício. Era a minha brecha. Falei com treinador e com auxiliar e me coloquei à disposição. Eles toparam me observas nos treinos, me escalaram em um jogo-treino e fiz dois gols. Os caras gostaram e me mantiveram.

Bruno Cosendey celebra gol pelo Brasiliense
Bruno Cosendey celebra gol pelo Brasiliense (Foto: Vinícius Schmidt)

Os gols no jogo-treino foram apenas um aperitivo. Em sua estreia oficial como centroavante, Cosendey fez um hat-trick, com três gols na goleada por 10 a 0 sobre o Interporto-TO, a maior na história da Série D. Mas não parou por aí. Desde que passou a jogar como centroavante, o ex-vascaíno marcou quatro vezes em três jogos. Ao todo já são seis gols na Série B. Mais do que Cosendey havia marcado juntando todas as temporadas de sua carreira.

– Fiz três gols no meu primeiro jogo como centroavante, o pessoal gostou e me manteve, Joguei novamente contra o Anápolis. Me senti bem e fui bem. Fiz mais um gol contra o Operário. Já estou com seis gols. É algo que penso em dar sequência. Lógico que tem uma adaptação, mas não está sendo tão difícil e vejo isso na minha carreira.

Com a mudança, hoje Cosendey tem Hernane Brocador como concorrente por posição. O ex-atacante do Flamengo, artilheiro do Brasil em 2013, leva na boa e tem aconselhado o colega na nova posição.

– O Hernane é um cara muito humilde, parceiro, sempre converso com ele. Procuro sempre observá-lo, ver a movimentação, trabalhos de finalização. É um cara que acaba me auxiliando bastante. Ele está sempre me ajudando, sempre que pode. Muito humilde, gente boa e parceiro. Está sendo muito maneiro ter ele por perto nessa minha primeira experiência como centroavante.

Classificado para segunda fase da Série B, o Brasiliense enfrenta o Athletic-MG, no domingo. Aos 26 anos, Bruno Cosendey tem contrato até o fim do Campeonato Candango de 2024.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Ramón Díaz é demitido do Vasco
Demitido pelo Twitter, Ramón Díaz reclama em esclarecimento: ‘Merecíamos respeito’

Ramón Díaz se manifesta após demissão do Vasco da Gama na noite deste sábado (27), logo após a goleada em São Januário.

Vegetti em ação pelo Vasco contra o Criciúma
Notas dos jogadores do Vasco contra o Criciúma

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida deste sábado, contra o Criciúma, pela quarta rodada do Brasileiro.

Dinamite é homenageado pelo Vasco em camisa de Payet
Vasco homenageia Dinamite em camisa de Payet

No duelo diante do Criciúma, o Vasco da Gama homenageou o ídolo Roberto Dinamite mais uma vez e personalizou a camisa 10 de Payet.

Vegetti em jogo contra o Criciúma
Vegetti perde 1º pênalti pelo Vasco

Centroavante do Vasco da Gama, Vegetti desperdiçou cobrança de pênalti na goleada sofrida para o Criciúma.

Jogadores do Vasco contra o Madureira
Próximos jogos do Vasco da Gama

Veja os próximos jogos da equipe do Vasco da Gama que serão disputados em vários campeonatos na próxima temporada.