Revelada pelo Vasco, Marta será homenageada com estátua ao lado de Pelé e Zagallo

Marta iniciou sua carreira profissional no Vasco da Gama e, após ser eleita seis vezes melhor do mundo, ganhará uma estátua em sua homenagem.

Marta Vieira em ação pela Seleção Brasileira
Marta Vieira em ação pela Seleção Brasileira

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a rainha Marta terá seu nome imortalizado na história do futebol com uma estátua ao lado de Pelé e de Zagallo, no Museu da Seleção, na Barra da Tijuca. Marta, que deus seus primeiros passos na carreira profissional atuando pelo Vasco da Gama aos 14 anos, entre os anos de 2000 e 2002, participou de 16 jogos e marcou quatro gols.

As medidas, tanto da Rainha, quanto do Velho Lobo, já foram enviadas para Londres, onde as peças serão feitas. Por conta da pandemia da Covid-19, a inauguração das estátuas ainda não tem data prevista.

Rogério Caboclo, presidente da CBF, revelou à jornalista Renata Mendonça a realização da homenagem à Marta. Caboclo disse também estar preparando uma ala para relembrar a história e as conquistas do futebol feminino, espaço este que não há atualmente no museu. O anúncio da criação da estátua e também do novo espaço pode ser o início de uma maior valorização da modalidade, que mesmo tendo uma das melhores jogadoras da história, até então era pouco lembrada.

A hexacampeão do título de melhor do mundo, jogou as divisões de base e subiu ao profissional jogando no Cruzmaltino. Após sair do Gigante, a jogadora passou pelo Santa Cruz, Umea (Suécia), Los Angeles Sol (Estados Unidos), Santos, FC Gold Pride (Estados Unidos), New York Flash (Estados Unidos), Tyreso (Suécia), FC Rosengard (Suécia) e Orlando Pride, onde joga atualmente.

Com a camisa amarelinha, Marta conquistou cinco títulos, e se tornou uma das principais personalidades na luta pela igualdade de gênero, salários e condições de trabalho no futebol entre homens e mulheres.

Comente

Veja também
Sorteio da 3ª fase da Copa do Brasil: veja possíveis adversários do Vasco

Sorteio da terceira fase da Copa do Brasil acontece nesta quinta-feira (9). Vasco da Gama está junto com outras 16 equipes no pote 1. 

Carille põe panos quentes em suposto atrito com Vegetti

Treinador do Vasco da Gama, Fábio Carille comentou sobre sua relação com o argentino Vegetti e demais atletas do elenco.

Carille é blindado por jogadores após mais uma exibição pobre do Vasco

Técnico do Vasco da Gama, Fábio Carille foi alvo de insatisfação da torcida após vitória magra na Sul-Americana.

Vegetti decide jogo para o Vasco, mas torcida não dá trégua para Carille

Centroavante argentino do Vasco da Gama, Vegetti marcou o gol da vitória Cruzmaltina sobre o Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Léo Jardim defende Carille e lamenta postura da torcida do Vasco

Léo Jardim criticou a atitude da torcida do Vasco e valorizou a vitória vascaína diante do Puerto Cabello, em São Januário.

Torcida do Vasco perde a paciência com Carille mesmo após vitória

Mesmo após vitória em São Januário contra o Puerto Cabello, a torcida do Vasco da Gama não poupou Fábio Carille.

Carille comemora vitória e critica vaias da torcida do Vasco

Fábio Carille elogiou a atuação da equipe diante do Puerto Cabello e reclamou de protestos da torcida em São Januário.

Carille analisa vitória do Vasco contra o Puerto Cabello-VEN; veja a entrevista

Fábio Carille comemora os três pontos conquistados diante do Puerto Cabello, mas diz que vais da torcida não ajuda o time.

Coutinho e Vegetti saem em defesa de Carille

Destaques do Vasco da Gama, Vegetti e Philippe Coutinho defende permanência de Fábio Carille no comando da equipe e citam a torcida.

Melhores momentos de Vasco 1 x 0 Puerto Cabello pela Sul-Americana 2025

Assista ao gol de Vegetti e todos os lances da vitória do Vasco da Gama sobre o 0 Puerto Cabello pela Sul-Americana 2025.