Revelada pelo Vasco, Marta eterniza pés na calçada da fama do Maracanã

A jogadora Marta, revelada pelo Vasco da Gama, deixou a marca de seus pés na calçada da fama no estádio do Maracanã.

Grande ícone do futebol feminino no Brasil, Marta agora está eternizada no Maracanã. Nesta segunda-feira, a camisa 10 da Seleção deixou a marca dos seus pés na Calçada da Fama, depois de ter sido eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo pela sexta vez na carreira. Apesar da concessionária que administra o estádio ter divulgado que esta era a primeira homenagem à atleta, em 2007 Marta já havia colocado os pés na Calçada da Fama – porém, a placa de gesso sumiu.

Marta, que é a única mulher com a homenagem, espera que o feito em um dos estádios mais emblemáticos do mundo seja uma forma de incentivar não só o futebol feminino, mas também as mulheres – em quaisquer que sejam seus objetivos:

– É mais uma cerejinha no bolo. Muito feliz por esse reconhecimento, não só meu, mas de todas as meninas e do futebol feminino. Em toda homenagem, a gente fica emocionada, porque é mais um passo à frente. É um incentivo para as mulheres continuarem lutando por espaço em todas as áreas. Fico muito feliz por ser no meu país, considerado o país do futebol.

O molde com os pés de Marta passará a fazer parte do tour no lendário estádio no Rio de Janeiro e ficará em um espaço exclusivo, intitulado “Rainha Marta”. Desta forma, ela se junta a outros astros que contam com o mesmo prestígio dentro do Maracanã, como o Rei Pelé, Garrincha e Zico. Atualmente, a atacante ainda tem um painel em sua homenagem na entrada da tribuna do estádio.

Durante a cerimônia na Calçada da Fama, Marta ainda deixou uma mensagem no Livro de Ouro do estádio.

– Uma grande honra deixar essa mensagem no livro do templo do nosso futebol. Obrigado pelos momentos fantásticos vividos aqui – escreveu.

A atacante, aos 33 anos, entrou para a história do futebol feminino com os seis prêmios conquistados pelas atuações com a seleção brasileira e em diversos clubes ao redor do mundo. Depois de iniciar a carreira no Vasco, a Rainha passou pela Suécia e Estados Unidos, defendendo agora o Orlando Pride.

Apesar da trajetória de conquistas, a melhor do mundo reconhece os problemas que o futebol feminino enfrenta no Brasil e pede o apoio das autoridades.

– Não só o futebol feminino, mas o esporte em geral. Outros atletas talentosos também passam por muitas dificuldades. Então, só peço em nome do esporte brasileiro que haja mais políticas de incetivo, principalmente nas escolas.

Com o Brasil, Marta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007 e a prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008. Ela é a maior artilheira da história da seleção feminina, com 100 gols marcados, e a maior goleadora da Copa do Mundo feminina, com 15 gols. Mas a atacante não quer parar por aqui. Eternizada no Maracanã, já almeja novas conquistas e espera continuar trabalhando com futebol, mesmo que fora dos gramados.

– O próximo (prêmio) é sempre a minha motivação. Sempre querendo continuar e motivar outras meninas. Daqui a cinco, dez anos, eu ainda me vejo envolvida no futebol. Não sei se vou conseguir estar jogando como a Formiga, porque ela é muito especial e única. Mas quero poder ajudar de alguma maneira.

Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.