Retrospecto mostra saldo positivo do Vasco nos Estados Unidos

O Vasco da Gama Vasco já esteve 6 vezes nos Estados Unidos, sendo um saldo de 11 vitórias, 3 empates e 3 derrotas.

Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco
Elenco campeão da Libertadores 1998 pelo Vasco (Foto: O Globo)

A passagem do Vasco pelos Estados Unidos marca a primeira excursão internacional do time na era SAF. O destino é o estado da Flórida, justamente onde fica localizada a sede da 777 Partners, empresa americana que hoje comanda o futebol vascaíno.

Mas esta não será a primeira vez do clube na terra do Tio Sam. Ao longo da sua história, o Vasco já esteve outras seis vezes nos Estados Unidos. O saldo é positivo: 11 vitórias, três empates e três derrotas. Em uma das passagens, em 1987, o time conquistou dois torneios, a Copa Ouro e a Copa TAP. A última vez nos EUA foi em 2017, no Torneio da Flórida.

1957

A primeira vez em que o Vasco pisou nos EUA foi em 1957 para um amistoso contra o New York Hakoah. O time brasileiro venceu por 6 a 2. Naquele ano, o clube havia rodado o mundo disputando torneios e amistosos e, além do pais norte-americano, visitou também a Europa e a então União Soviética.

1987

Trinta anos depois, em mais uma excursão para os EUA, o Vasco deixou o país invicto e campeão de dois torneios após cinco partidas. Dunga e Romário, que sete anos depois foram tetracampeões do mundo com a seleção brasileira, estavam com a delegação vascaína na passagem por Los Angeles. O técnico era Joel Santana.

Um dos títulos conquistados foi o da Copa Ouro. Na primeira fase, o Vasco goleou o América do México por 5 a 0 e empatou em 0 a 0 com a Roma-ITA. Na semifinal, empatou com o também mexicano Chivas Guadalajara em 1 a 1, mas se classificou nos pênaltis ao vencer por 4 a 3.

A grande final foi contra o Rosário Central, da Argentina, a quem o Vasco derrotou por 2 a 1, com gols de Vivinho e Geovani, em 21 de junho de 1987. O time da decisão foi: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Vivinho, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Dias antes da final, Dunga e Romário retornaram ao Brasil para se apresentar à Seleção.

Vasco foi campeão da Copa Ouro nos EUA em 1987
Vasco foi campeão da Copa Ouro nos EUA em 1987 (Foto: Reprodução)

Nesta mesma viagem, o Vasco enfrentou o Benfica-POR e venceu por 3 a 0, em New Jersey, sagrando-se campeão da Copa TAP.

1990

Em 1990, o Vasco foi convidado para outro torneio nos EUA, a San Jose Cup. O time brasileiro empatou em 2 a 2 com o Colônia-ALE e venceu o West Bromwich-ING por 4 a 2.

Na mesma viagem participou de dois amistosos: goleou a Seleção das Estrelas da América Central por 5 a 0 e venceu Universidad Guadalajara (México) por 1 a 0.

– Contratações do Vasco: veja quem chega e quem vai embora

1991

No ano seguinte, o elenco vascaíno voltou ao continente norte-americano para disputar a Camel Cup. Saiu derrotado por 2 a 1 do confronto contra o Monterrey-MEX e bateu o Chivas Guadalajara por 1 a 0.

1998

A passagem do Vasco pelos EUA em 1998 ainda é lembrada pelos norte-americanos. O campeonato em questão era a Copa Interamericana, entre o campeão da Libertadores e o campeão da Concacaf. O clube carioca enfrentou o DC United. Venceu a primeira partida por 1 a 0, com gol de Felipe em Washington, mas perdeu a taça ao ser derrotado por 2 a 0 na volta, em Fort Lauderdale.

Nos Estados Unidos, o DC United ainda é considerado por muitas pessoas como um dos melhores times que já passaram pela MLS e a conquista da Copa Interamericana é uma das principais de um clube da liga.

Um detalhe curioso é que o primeiro jogo foi em 14 de novembro e o segundo em 5 de dezembro, quatro dias depois de o Vasco ter perdido o Mundial para o Real Madrid, no Japão.

2017

A viagem mais recente para os EUA aconteceu em 2017, quando o Vasco disputou três jogos pelo Torneio da Flórida. O clube venceu Barcelona-EQU por 2 a 1 e River Plate por 1 a 0, e perdeu por 4 a 1 para o Corinthians. O jogo contra o time argentino valia a disputa pelo terceiro lugar, conquistada pelo Vasco com gol de Nenê. O torneio foi vencido pelo São Paulo.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Estados Unidos
1 comentário
  • Responder

    Parabéns pelo editor desta página ,muitos Vascaíno talvez desconheçam este feito do clube pelas suas andanças pela terra do Tio San ,só faltou as escalações do time desde seu primeiro jogo em 1957,sei que entre eles ,estava o meio campista Laerte,os zagueiros Beline e Orlando ,o lateral era Coronel ,o ataque acho que era Sabará ,Valter ,Vavá ,Pinga e Parodi ,não tenho certeza si estiver enganado ,favor corrigir .Sobre a antiga União Soviética ,o Vasco foi o primeiro clube do Brasil a visitar a Russia .Em 1962 ,quando de uma exposição de produtos ,artigos incluindo automóveis ,aparelhos de tv e fotografias de monumentos e de paisagens do solo russo ,foram exibidas fotos do Vasco da Gama quando de sua ida ao pais russo ,esta exposição foi realizada no Pavilhão de São Cristóvão ,que era recém inaugurado .Estive em visita a esta exposição quando servia no Colégio Militar e vibrei ao ver as fotografias em tamanhos enormes do meu Vasco da Gama nas terras dos antigos Czares .Hoje este pavilhão tem outra finalidade .

Comente

Veja também
Adson comemorando gol contra o Internacional
Adson pode voltar a jogar nesta temporada

Com uma fratura por estresse, Adson evolui bem no tratamento e pode reforçar o Vasco da Gama ainda na temporada 2024.

Edmundo é ídolo do Vasco
Edmundo banca 1º classificado para a final da Copa do Brasil

Confiante, Edmundo crava vitória diante do Atlético-MG e classificação do Vasco da Gama para a grande final da Copa do Brasil.

Josh Wander e Jorge Salgado
Contrato da 777 Partners com o Vasco é revelado

O contrato de venda da SAF do Vasco para 777 Partners é revelado após pedido por segredo de justiça ser negado.

Orellano em campo pelo Cincinnati
Saiba quais jogadores emprestados pelo Vasco podem retornar em 2025

Vasco da Gama conta com 12 jogadores que estão defendendo as cores de outros times espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Torcida do Vasco em São Januário no clássico contra o Botafogo
Reta final! Confira os últimos jogos do Vasco em São Januário antes da reforma

Previsão do Vasco da Gama é poder iniciar as obras de revitalização em São Januário imediatamente após o fim do Campeonato Brasileiro.