Retrospectiva do Vasco 2012

Retrospectiva 2012: Vasco divide o ano em antes e depois da eliminação da Libertadores.

RETROSPECTIVA 2012
ANO COMEÇA PROMISSOR E ACABA EM CRISE

ESTÁ DENTRO, ESTÁ FORA

Efetivado como treinador principal do Vasco, Cristóvão Borges conseguiu manter a regularidade positiva da equipe. Foram 23 rodadas no G-4 do Brasileirão de 2012 até o pedido de demissão, após a derrota por 4 a 0 para o Bahia, em São Januário.

A DOR DO MITO

Dedé terminou 2011 como o grande nome do Vasco, com atuações espetaculares. Mas em 2012 foi irregular, principalmente por causa de duas lesões que o afastaram dos gramados – a primeira dela por dois meses. Dessa forma, não manteve o alto nível.

FALTOU CONCENTRAÇÃO

Insatisfeitos com o atraso de salários, os jogadores decidiram não se concentrar antes de três partidas do Campeonato Carioca e da Libertadores. A situação foi contornada depois de conversas com dirigentes e da quitação de alguns dos pagamentos atrasados.

ELIMINAÇÃO E MUITO MAIS

23 de maio
O gol de Paulinho no fim da partida não determinou apenas a derrota por 1 a 0 para o Corinthians depois de chance incrível perdida por Diego Souza. A eliminação nas quartas de final da Libertadores acabou por influenciar na saída de alguns titulares e dificultou a negociação de patrocínios, aumentando a crise financeira do Vasco. 

VIRADA EM GRANDE ESTILO

22 de abril
O Vasco iniciou o clássico sofrendo um gol de Vagner Love, mas, ainda no primeiro tempo, encurralou o rival e virou o placar, com Eder Luis e Felipe. Na segunda etapa, o Maestro ampliou de pênalti e, apesar do gol de Kleberson, a equipe se classificou para a final da Taça Rio. 

GOLEADA EM SÃO JANUÁRIO

9 de setembro
Atuando de forma irreconhecível em São Januário, o Vasco sofreu uma goleada que causou revolta da torcida. No dia seguinte, em 10 de setembro, o técnico Cristóvão Borges pediu demissão e deixou o clube após pouco mais de um ano no comando da equipe. 

DEBANDADA

O Vasco negociou Romulo (Spartak de Moscou), Allan (Udinese), Diego Souza (Al-Ittihad) e Fagner (Wolfsburg) quase ao mesmo tempo, em julho. A saída de jogadores importantes teve impacto direto na queda de rendimento do time.

O PARCEIRO DE DEDÉ

No ano em que Dedé sofreu duas graves lesões e Rodolfo não convenceu, Douglas ganhou uma sequência de partidas e não decepcionou. O zagueiro de 22 anos deixou de apenas compor elenco para ser forte candidato à vaga de titular.

FRANCK… QUEM?

No dia 8 de março, Roberto Dinamite anunciou Franck Assunção como novo diretor executivo do Vasco. Desconhecido, ele disse que havia trabalhado em dois clubes europeus, que posteriormente negaram ter empregado o dirigente. Depois de dois dias, ele sumiu do clube e acabou demitido após um mês.

A BICICLETA DE ALECSANDRO

26 de maio
Logo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, Alecsandro fez o gol mais do bonito do Vasco na competição e um dos mais belos de todo o futebol nacional na temporada. O atacante marcou de bicicleta o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, no Canindé.

POLÊMICA

Em fevereiro, Bernardo entrou com uma ação contra o Vasco pedindo a tutela antecipada de seus direitos. A alegação era atraso de salários e outros pagamentos devidos. O clube quitou as dívidas, mas, com o jogador sem clima, emprestou-o ao Santos.

REIZINHO FUNDAMENTAL

Aos 38 anos, Juninho foi o jogador mais decisivo do Vasco. Terminou a temporada como vice-artilheiro da equipe, com 14 gols, quarto colocado no ranking de assistências do Brasileirão e jogador do time que mais finalizou na competição. Em dezembro, anunciou sua saída do clube para ir ao New York RB.

CAMPANHA Camapnha do Vasco em 2012

SATISFAÇÃO DA TORCIDA

Situação classificatória do Vasco em 2012

Fonte: globo esporte

Comente

Veja também
Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.