Retomada da regularidade defensiva será uma das missões do novo técnico do Vasco

Treinador que chegar para comandar o Vasco da Gama terá desafio de arrumar o setor defensivo e trazer solidez para a equipe.

Anderson Conceição e Quintero em ação pelo Vasco
Anderson Conceição e Quintero em ação pelo Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)

A regularidade do Vasco nas primeiras 14 rodadas da Série B saiu de cena e deu lugar a um time frágil, com apenas uma vitória nas últimas seis rodadas da competição, queda de rendimento que culminou na demissão do técnico Maurício Souza no último domingo. A primeira missão do novo comandante será recuperar a solidez defensiva.

Após a derrota para o Vila Nova por 1 a 0, no último sábado, o então treinador Maurício Souza defendeu que o Vasco “não abandonou uma defesa forte”. Os números, porém, mostram o contrário.

O time sofreu sete gols nos últimos seis jogos, em que conquistou apenas cinco dos 18 pontos possíveis. Antes, nas primeiras 14 rodadas, o Vasco foi vazado apenas cinco vezes. Naquela ocasião, tinha a melhor defesa da Série B. Levando em consideração as últimas oito partidas, com Maurício Souza no comando, a equipe é a terceira que mais levou gols. Foi no período que o Vasco sofreu a primeira derrota por três gols de diferença, o 3 a 1 para o Sampaio Corrêa.

Ranking dos gols sofridos nas últimas oito rodadas da Série B

  • Náutico – 9 gols
  • Operário e Novorizontino – 8 gols
  • Vasco, Chapecoense e CSA – 7 gols
  • Vila Nova, Sport, Sampaio Corrêa, Guarani, Brusque e Criciúma – 6 gols
  • CRB – 5 gols
  • Ponte Preta, Cruzeiro, Londrina e Tombense – 4 gols
  • Bahia e Ituano – 3 gols
  • Grêmio – 2 gols

O time montado por Zé Ricardo, que pediu demissão após a 10ª rodada, se garantia pelo sistema defensivo forte, que começava com a pressão dos atacantes, os quais tinham funções táticas bem definidas. O jogo propositivo de Maurício, com mais posse de bola e troca de passes, acabou não encaixando. Pelo contrário, expôs a defesa do Vasco, como apontam os números.

Internamente, entende-se que o erro foi da diretoria ao contratar um técnico com características diferentes da do elenco. Por isso, agora o foco é em trazer alguém que retome o modelo de jogo que vinha dando certo antes da mudança.

Por isso, a tarefa mais urgente do novo comandante é recuperar a boa atuação defensiva que levou o Vasco ao G-4 da Série B. O clube dará um voto de confiança ao auxiliar técnico Emílio Faro, que comandou o time no espaço entre a saída de Zé Ricardo e a chegada de Maurício Souza. O profissional conseguiu duas vitórias, contra Náutico e Cruzeiro, e não sofreu gols. Muito provavelmente estará à beira do campo na próxima quinta, às 19h, contra o CRB, em São Januário, pela 21ª rodada.

Veja como foram os gols sofridos pelo Vasco nas últimas seis rodadas da Série B:

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Tabela do Campeonato Brasileiro 2025; veja a colocação do Vasco

Veja a colocação do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro 2025, e a tabela completa atualizada em tempo real.

Vasco demite Marcelo Sant’Ana

O Vasco da Gama informou o desligamento de Marcelo Sant’Ana, diretor executivo de futebol, e agradece pelo trabalho.

Vasco vence o Resende no 1º jogo da semifinal da Copa Rio Sub-20

O Vasco da Gama venceu o Resende e leva vantagem de dois gols para o jogo de volta, pela semifinal da Copa Rio Sub-20.

Fernando Diniz inicia trabalho no Vasco nesta segunda-feira

O técnico Fernando Diniz terá apenas um treino com o elenco do Vasco antes da sua reestreia, diante do Lanús.

Atuação de Loide contra o Vitória desagrada Felipe: ‘Parece displicente’

Acionado na segunda etapa do duelo entre Vitória x Vasco da Gama, Loide Augusto tem atuação que desagrada Felipe.

Derrota do Vasco evidencia má fase nas principais vertentes do futebol

Deficiência técnica e tática e abalo mental ficam em evidência após nova derrota do Vasco da Gama na temporada.

Edmundo decreta luto após derrota do Vasco e faz duras críticas a Pedrinho

Após nova derrota do Vasco da Gama, Edmundo decreta luto e define gestão de Pedrinho como a pior da história do Clube.

Derrotas e vexames resumem curta passagem de Felipe como técnico interino

Felipe encerra passagem como técnico interino do Vasco da Gama após derrotas, vexames e abalo mental dos atletas.

Diretoria debate reformulação no departamento de futebol do Vasco

Gestão se reúne em Salvador e pode antecipar reformulação total no departamento de futebol do Vasco da Gama.

Confusão e protesto marcam desembarque do Vasco no Rio

Após três derrotas consecutivas, Vasco da Gama desembarca no Rio de Janeiro com protesto da torcida e confusão.