Resultados, convocações e mais: base do Vasco fez grande 1º semestre

A garotada do Vasco da Gama se destacou em mais de uma categoria e promete títulos para o segundo semestre.

William Batista no comando do Sub-20 do Vasco
William Batista no comando do Sub-20 do Vasco (Foto: Matheus Lima)

Não é à toa que William Batista foi o escolhido para comandar interinamente o profissional do Vasco depois da saída de Maurício Barbieri. A decisão de prestigiar o técnico do sub-20 passa pelos resultados expressivos comemorados pela base em 2023, com vitórias e convocações para as categorias inferiores da seleção brasileira.

O resultado mais recente se deu na sexta-feira passada, quando o Vasco venceu o Botafogo por 2 a 1 no Nilton Santos e abriu boa vantagem na briga por uma vaga na final do Campeonato Carioca Sub-20. Aa equipes fazem o jogo de volta da semifinal no próximo sábado.

A campanha do clube no Carioca sub-20 tem sido avassaladora. Sob o comando de William Batista, que assumiu interinamente o time principal após a saída de Maurício Barbieri, o Vasco não perdeu na competição inteira. Contra o Botafogo, a equipe foi comandada por Douglas Coelho.

Campeão carioca e finalista da Copa do Brasil no ano passado, o sub-17 do Vasco tem um aproveitamento de 73% até aqui na temporada e chegou longe nas competições que disputou: o time foi semifinalista na Copa do Brasil, onde foi eliminado pelo Palmeiras; e na Copa Rio, num confronto apertado contra o Fluminense na semifinal.

Já o sub-15 jogou apenas a Copa Rio e chegou à decisão. No sábado, venceu o Fluminense por 1 a 0 nas Laranjeiras, mas acabou ficando com o segundo lugar porque perdeu na ida por 2 a 0. As categorias sub-14 e sub-12, por sua vez, alcançaram as finais do Campeonato Metropolitano.

Seleções de base

O Vasco em 2023 soma nova convocações para as seleções de base. Andrey Santos, Marlon Gomes, Erick Marcus, Eguinaldo e JP foram chamados para a sub-20 – Andrey e Marlon conquistaram o título do Sul-Americano e disputaram a Copa do Mundo da categoria. Pela sub-17, o goleiro Philippe Gabriel, o volante Matheus Ferreira e o atacante Rayan também foram campeões sul-americanos.

Por fim, no sub-15, o zagueiro Renan Sousa e o lateral-direito Lucas Melim foram convocados em duas ocasiões este ano.

O prestígio do Vasco na base não se limita apenas aos jogadores. Matheus Famer, auxiliar do preparador de goleiros no profissional, foi o responsável por treinar os goleiros da seleção sub-17 no Sul-Americano disputado no Equador. Já o coordenador de análise de desempenho Lucas Vergne esteve com a seleção brasileira sub-20 na conquista do Sul-Americano e na disputa da Copa do Mundo.

E na seleção sub-15, o técnico Diogo Calhau e o médico Vitor Pereira, ambos funcionários do Vasco, representaram o clube.

Fonte: Globo Esporte

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Pedrinho e Josh Wander
Saiba quanto a 777 Partners e o Vasco associativo devem à SAF

O balanço da Vasco SAF de 2023 detalha os créditos com o Clube associativo e a 777 Partners devem à empresa.

Josh Wander, sócio-fundador da 777 Partners
777 pede prazo para apresentar defesa em processo movido pela Leadenhall nos EUA

A 777 Partners pediu prazo até dia 24 de maio para apresentar defesa do processo movido pelo fundo inglês Leadenhall.

Jogadores do Vasco em treino no CT Moacyr Barbosa
Paralisação do Brasileiro pode ser benéfica para o Vasco

Com duas rodadas paralisadas, o técnico Álvaro Pacheco terá tempo para desenvolver seu trabalho no Vasco da Gama.

Reunião do Conselho Deliberativo do Vasco
Oposição cobra transparência ao Vasco após reassumir controle da SAF

Conselheiros de oposição reclamaram da falta de aviso e diálogo interno no Vasco da Gama sobre a investida na Justiça contra a 777 Partners.

Lúcio Barbosa em coletiva após a permanência do Vasco
SAF negociava antecipação de aportes da 777 antes de liminar da Justiça

Com problemas de fluxo de caixa, a SAF negociava a antecipação dos aportes junto a 777 Partners para colocar as contas em dia.