Renato Gaúcho tem trabalho mais longo do Vasco no século

Alvo do Vasco da Gama, o técnico Renato Gaúcho teve duas passagens pelo Clube e já treinou Coutinho e Alex Teixeira.

Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008
Renato Gaúcho comandando treino do Vasco em 2008 (Foto: Reprodução/Internet)

Renato Gaúcho é o atual plano A do Vasco para assumir o comando técnico e pode dar início à sua terceira passagem pelo clube na próxima temporada. O treinador, que deve se reunir com a diretoria vascaína na semana que vem, já esteve à frente do time em duas oportunidades: entre 2005 e 2007 e também em 2008.

Sua primeira experiência como treinador do Vasco foi a mais longeva de um treinador pelo clube no século XXI – na ocasião, levou o clube à final de Copa do Brasil, mas perdeu o título para o Flamengo. Foram três temporadas e 111 jogos oficiais, com 46 vitórias, 35 empates e 30 derrotas. Um aproveitamento de 52%.

O seu retorno ao clube foi curto, com apenas 14 jogos na reta final de 2008, ano em que o Vasco conheceu seu primeiro rebaixamento. Relembre as passagens:

Primeira passagem longeva e vice da Copa do Brasil

Renato iniciou seus primeiros passos como treinador do Vasco em julho de 2005, ao substituir Dário Lourenço, demitido do cargo. Em seu primeiro ano, o treinador fez campanha tranquila no Brasileirão e terminou na 12ª posição, com 56 pontos. Foram 31 jogos, com 13 vitórias, oito empates e dez derrotas naquele ano.

Em 2006, o comandante viveu seu ano mais marcante na passagem. A equipe ficou em 6º lugar, a um ponto do Paraná, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores. Na Copa do Brasil, o treinador acabou com o vice-campeonato e perdeu o título para o Flamengo na final.

O período de Renato Gaúcho no Vasco chegou ao fim em abril de 2007. O comandante acabou não resistindo à pressão após eliminação para o Gama na Copa do Brasil e para o Botafogo no Campeonato Carioca e acabou demitido.

Retorno com queda e encontro com Coutinho e Alex Teixeira

O treinador voltou ao clube de São Januário em setembro de 2008 a convite do então presidente Roberto Dinamite para tentar salvar o Vasco de seu primeiro rebaixamento. Renato assumiu o Vasco no Z-4, em 17º lugar, e fez sua estreia na competição com derrota para o Palmeiras por 2 a 0, na 26ª rodada.

A queda, porém, não foi evitada e acabou sacramentada na última rodada, com derrota para o Vitória, em São Januário, no dia 7 de dezembro daquele ano. Ao todo, Renato teve 13 jogos, com quatro vitórias, dois empates e sete derrotas. Um aproveitamento de 36%.

A segunda passagem do treinador também foi marcada pelos primeiros passos de Philippe Coutinho e Alex Teixeira no profissional – então jovens da base e atuais veteranos do elenco atual. Coutinho só estreou pelo clube em 2009, mas participou de alguns treinos com o time profissional com o comandante, enquanto Alex Teixeira atuou por toda a temporada de 2008.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Renato Gaúcho
Comente

Veja também
Pedrinho fala sobre busca por novo técnico e revela futuro de Payet e Coutinho

Pedrinho afirmou que não tem nada definido sobre a venda da SAF e garantiu o Vasco autossustentável até março de 2025.

Vasco faz sondagem por Thiago Carpini, técnico do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, revelou que o Vasco da Gama fez sondagem para saber situação do técnico Thiago Carpini.

Cláudio Castro declara São Januário patrimônio histórico do Rio e comemora

O governador Cláudio Castro declarou São Januário, estádio do Vasco, patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio.

Pedrinho afirma que tem interesse na venda da SAF do Vasco e revela 5 interessados

O presidente Pedrinho não deu muito detalhes de quem são os interessados na compra da SAF do Vasco, mas diz que são cinco.

Secretário de Esportes do Rio detalha próximos passos para reforma de São Januário

O Vasco da Gama já pode concretizar a venda do potencial construtivo para viabilizar a reforma de São Januário.

Sair da versão mobile