Renato Gaúcho analisa vitória do Vasco contra o Grêmio; veja a entrevista

O técnico Renato Gaúcho avalia desempenho do Vasco da Gama e afirma que o time soube sofrer contra o Grêmio.

Renato Gaúcho em Vasco x Grêmio em São Januário
Renato Gaúcho em Vasco x Grêmio em São Januário (Foto: André Durão)

O bom momento vivido por Renato Gaúcho no Vasco continua. Desde que o treinador assumiu o clube, são 10 pontos conquistados em 12 possíveis. Neste domingo, venceu o Grêmio por 2 a 1, em São Januário, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na coletiva, em tom bem humorado, o treinador classificou a atuação vascaína como alguém que “soube sofrer”, mas brincou quanto ao desempenho dentro de campo.

— Futebol, acima de tudo é resultado. Não adianta jogar bonito e perder o jogo. Claro que quero que meu time jogue bem, mas que vença a partida. Se eu puder escolher, quero os três pontos. No Brasileirão, todo mundo sofre. Independentemente da equipe. Hoje entramos bem mais atentos do que no Fla-Flu (no Vasco x Fluminense). Mas falhamos e colocamos o Grêmio na partida. No segundo tempo, sabíamos que íamos trocar com o Grêmio e eles iam deixar espaços. Mas o Vasco mereceu a vitória. Tem horas que tem que fechar a casinha, tem que ter a leitura do jogo para saber onde seu time está sofrendo — brincou.

Renato também explicou as substituições que fez no segundo tempo. Em especial, a saída de Thiago Mendes, que mudou o panorama da partida e fez o Grêmio crescer de produção. O treinador também explicou a oportunidade dada para Matheus França, que estava encostado no elenco do Vasco e aproveitou para valorizar seus atletas.

Outra resposta bem humorada de Renato Gaúcho foi sobre Andrés Gómez, que teve duas chances para marcar diante do Grêmio, mas não conseguiu devido a erros na tomada de decisão. O treinador indicou seu “DVD” para o atacante colombiano, além de citar Romário para dizer que “gol de bico também vale”.

— Você não quer eu dê o meu DVD para ele? (risos) O terço final dele tem que ter um pouco mais de tranquilidade para definir. Muitas vezes ele pode cruzar e ele dribla, as vezes ele dribla quando é para cruzar. Agora que poderia ter um tempo maior, ele vai viajar (para a Data-Fifa). Mas, no primeiro tempo quando ele fez uma bela jogada, eu brinquei dizendo que o Romário fez 1000 gols com um monte sendo de bico. Ele precisa melhorar as decisões para se dar bem. A área protege o atacante. Gol de bico também vale. Feio é não fazer gol. Não sendo com o braço, é válido. Se a oportunidade aparecer, faz — completou.

Com a vitória, o Vasco sobe para a 9ª colocação do Campeonato Brasileiro com 11 pontos marcados. A equipe do técnico Renato Gaúcho agora volta a campo só depois da Data-Fifa para enfrentar o Coritiba, no dia 1º de abril, às 20h30, no Couto Pereira.

Veja outras respostas de Renato Gaúcho

Como parar de sofrer tantos gols? “Futebol é isso. O duro no futebol é você tomar gol e não fazer. Meu time tá fazendo. Você vê quantos gols meu time fez nesses últimos jogos. Você treina para não tomar gols, hoje nós falhamos. O que não pode é proporcionar chance para o adversário. Essa atenção é que precisamos ter. O Vasco tomou nos quatro jogos, mas fizemos 10 pontos. Quero tomar dois e fazer três, tomar quatro e fazer cinco. Tem a entrega. Se tá mal em campo, ajuda o companheiro. É por isso que temos conseguido os resultados positivos”

Marino e maratona: “O Marino vem treinando bem. Quando eu cheguei no Vasco, me falaram que ele não estava tão bem fisicamente, tentando recuperar a forma física. Recuperou. Brinquei com ele durante a semana: “Quando eu cheguei, você falou que não estava bem. Agora, de 1 a 10 você está quanto? Ele falou 11. Então se prepara porque domingo você vai ter a oportunidade”. Ele entrou normal, não está com o ritmo de jogo todo ainda, mas pode ter certeza que vai nos ajudar. As oportunidades vão aparecer pra ele, como pra qualquer outro jogador. O importante é eles aproveitarem. Esse ritmo ele vai adquirindo conforme vai entrando nos jogos, ou começando uma partida. Vai nos ajudar bastante. Vamos curtir a folga, a vitória, aí na volta já estou com uma programação na minha cabeça. Vou discutir com a diretoria, o Pedrinho e a gente vai tomar as melhores decisões para o clube”

Planejamento na Copa do Brasil e Sul-Americana: “Não fala isso, que o Vasco está livre do rebaixamento. Eu penso grande, o Vasco é muito grande, tem uma grande torcida, a gente pensa grande aqui, mas pode ter certeza que qualquer time que disputa o Campeonato Brasileiro busca fazer logo os 45 pontos. Eu tenho conversado bastante com eles. Eu passei pra eles que todo time que tem 50% de aproveitamento, ele está na parte de cima da tabela, está sempre entre os primeiros. Todo time que tem 12 vitórias, estou fazendo seu trabalho (risos), não cai. “Ah, mas 12 vitórias são 36 pontos”. Sim, 12 vitórias é o mínimo. Mas um empate ali, um empate aqui, vai fazer os 45. Não cai. O Vasco já tem 3 vitórias. A gente pensa sim na parte de cima da tabela, como a gente já está chegando aos pouquinhos, mas a gente não vai se desligar da parte de baixo. Pode ver que no Campeonato Brasileiro, as equipes estão muito próximas. O Vasco conseguiu o feito de enfrentar, sob o meu comando, clubes que vão brigar certamente pelo título. Sem ter tido muito tempo para treinar, o Vasco disputou 12 pontos e ganhou 10. Poderíamos ter ganho 12, por tudo que aconteceu no Mineirão, com um jogador a menos, merecíamos aquela vitória, mas acontece. 10 pontos em 12, no Campeonato Brasileiro, é bastante coisa, mas não é o suficiente para o que a gente pretende. Fugir de vez lá de baixo, e pensar grande lá na frente. Jogo a jogo, degrau a degrau, vamos sempre buscando as vitórias”

Brasileirão é prioridade? “O Campeonato Brasileiro é prioridade, nunca vou me desligar. E não é (prioridade) minha, é do clube. Já vi a tabela, na volta a gente vai estudar, conversar com o Pedrinho e a diretoria para tomar algumas decisões, e tem a Copa do Brasil, mas a prioridade é o Campeonato Brasileiro”

Trabalho na Data-Fifa: “O tempo é maior, mas não é esse tempo todo também não. Eles vão ter folga amanhã e terça, voltam na quarta, e na outra quarta-feira já tem jogo. Tem dois jogadores que estão servindo a seleção, o Puma e o Gómez, o que a gente precisa treinar? Um pouco de tudo. A gente não pode se descuidar de nada, vamos treinar parte física, técnica, tática, já que vamos ficar 10 dias praticamente sem um jogo, mas não é esse tempo todo. Vamos treinar um pouco de tudo. O importante é a equipe vem obtendo os resultados positivos, o grupo já assimilou nossa maneira de trabalhar. Agora é ajustar um pouco aqui, um pouco ali, pra gente caminhar”.

Assista à entrevista

Entrevista coletiva de Renato Gaúcho após Vasco x Grêmio (Fonte: Vasco TV)

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Renato Gaúcho deixa recado ao explicar entrada de Matheus França no Vasco

Treinador do Vasco da Gama reforça meritocracia no elenco, afirma que todos terão oportunidades e destaca: “O jogador é que se escala”.

Assista aos gols de Mendes e David contra o Grêmio por outro ângulo

Ângulos diferentes mostram os gols do Vasco da Gama em São Januário, que foram marcados por Thiago Mendes e David; assista.

Thiago Mendes atribui resultados a trabalho e empenho do time

O volante garante que o elenco está empenhado em dar alegria ao torcedor do Vasco da Gama, que está comparecendo aos jogos.

Notas dos jogadores do Vasco contra o Grêmio

Notas dos jogadores do Vasco da Gama na partida contra o Grêmio neste domingo, em São Januário, pelo Brasileiro.

Andrés Gómez não enfrenta o Coritiba na próxima rodada

Advertido com o terceiro cartão amarelo contra o Grêmio, Andrés Gómez é desfalque certo do Vasco da Gama na próxima rodada.

Vasco segue invicto com Renato e se aproxima do G4 do Brasileiro

O Vasco venceu a 3ª partida em 4 seguidas e continua invicto no Campeonato Brasileiro com o técnico Renato Gaúcho.

Embalado! Vasco encontra o equilíbrio ideal com Renato Gaúcho

Vasco da Gama vence Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, mostra equilíbrio na formação e segue invicto com Renato Gaúcho.

Atuação de jogador do Vasco contra o Grêmio enlouquece torcida; veja reações

O lateral Cuiabano fez um gol e deu uma assistência na vitória do Vasco contra o Grêmio e foi bastante elogiado pelos vascaínos.

Melhores momentos de Vasco 2 x 1 Grêmio pelo Brasileiro 2026

O Vasco da Gama abre dois de vantagem no placar ainda na etapa complementar, Grêmio desconta, mas a rede não balança no segundo tempo.

Payet anuncia aposentadoria do futebol

Ex-Vasco da Gama, o meia Dimitri Payet anunciou sua aposentadoria do futebol neste domingo, às vésperas dos 39 anos.