Relembre os jogos do Vasco na altitude nos últimos 10 anos

O Vasco da Gama enfrenta o Melgar nesta quarta-feira (02/04), em Peru, pela 1ª rodada da Sul-Americana; veja últimos confrontos na altitude.

Jogadores do Vasco em São Januário
Jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Matheus Lima/Vasco)

O Vasco estreia na Sul-Americana diante do Melgar nesta quarta-feira, em Arequipa, no Peru. O duelo será realizado no estádio Monumental de la UNSA, localizado a 2.300 metros acima do nível do mar.

Os últimos jogos do Vasco na altitude, porém, reservaram grande dose de sufoco e de emoção ao torcedor vascaíno. Desde 2015, o clube carioca só esteve em estádios acima dos 2 mil metros em duas oportunidades, ambas em 2018. Relembre os jogos abaixo:

Jorge Wilstermann (Libertadores, 2018)

Após vencer o jogo de ida contra o Jorge Wilstermann por 4 a 0, em São Januário, o Vasco tinha um cenário tranquilo para o duelo de volta, válido pela terceira fase da pré-Libertadores. A equipe comandada por Jorginho podia perder por até três gols de diferença para garantir uma vaga na fase de grupos da competição em 2018.

O jogo foi realizado no estádio Olímpico Pátria, em Sucre, na Bolívia, a 2.800 metros acima do nível do mar.

A tranquilidade, porém, durou pouco. O confronto ganhou contornos dramáticos para os vascaínos. Com apenas 16 minutos de jogo, o time boliviano já vencia por 3 a 0. A pressão pelo quarto gol aumentava cada vez mais, mas o resultado se manteve assim durante a primeira etapa.

Após o intervalo, mesmo mais organizado, o Vasco começou a sentir os efeitos da altitude de Sucre. O atacante brasileiro Serginho vivia noite inspirada e anotou sua quarta assistência, dessa vez para Zenteno marcar para os donos da casa e levar a disputa para os pênaltis.

Foi o momento do goleiro Martín Silva brilhar e salvar o Vasco de uma dura eliminação. O uruguaio defendeu três pênaltis, e o time carioca garantiu a classificação no sufoco das penalidades. Lucas Gaúcho, Meleán e Alex Silva desperdiçaram suas cobranças para o Jorge Wilstermann.

LDU (Sul-Americana, 2018)

Após classificação sobre o Jorge Wilstermann, o Vasco terminou a fase de grupos da Libertadores de 2018 em 3º lugar e não conseguiu chegar à fase de mata-mata. A colocação, no entanto, garantiu uma vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana daquele ano.

O adversário seria a LDU, com o jogo de ida no estádio Casa Blanca, em Quito, a 2.734 metros do nível do mar.

O resultado na altitude novamente não foi favorável: 3 a 1 para os equatorianos. Anangonó, duas vezes, e Jhojan Julio marcaram para a LDU, enquanto Thiago Galhardo balançou as redes para o Vasco.

O gol fora de casa permitia o Vasco vencer por 2 a 0 em São Januário para assegurar a vaga à próxima fase. No jogo de volta, porém, faltou pontaria. Embora com domínio da partida e com as melhores chances, o time vascaíno só conseguiu vencer por 1 a 0, novamente com gol de Thiago Galhardo, e deu adeus à competição.

Agora, o Vasco terá pela frente um novo compromisso na altitude para mudar o retrospecto desfavorável dos últimos anos. A partida diante do Melgar acontece nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), no estádio Monumental de la UNSA, no Peru, válida pela primeira rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana.

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.

Irmã Elaine fala sobre seu amor pelo Vasco após conquistar a torcida vascaína

A freira Elaine, natural de Santarém, no oeste do Pará, realizou o sonho de conhecer São Januário e presenteou o atacante Vegetti.

Alex Sandro deve desfalcar o Flamengo contra o Vasco

Alex Sandro sofreu um edema na região posterior da coxa esquerda e não deve ficar à disposição para o clássico contra o Vasco.

Veja os objetivos e como será realizado o Censo Cruzmaltino

Carlos Amodeo, CEO da SAF do Vasco da Gama, explicou como pretende realizar o levantamento e seus principais objetivos.

Vasco fecha setor Leste Superior do Maracanã para o clássico; veja motivo

Com o setor fechado, a capacidade do Maracanã para o clássico entre Vasco e Flamengo cairá em quase 10 mil torcedores.