Relembre os rebaixamentos do Vasco no Brasileiro em menos de 15 anos

O Vasco da Gama venceu o Goiás nesta quinta-feira, mas sofreu um novo rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Jogadores do Vasco deixando o gramado cabisbaixos após jogo no Brasileiro 2020
Jogadores do Vasco deixando o gramado cabisbaixos após jogo no Brasileiro 2020(Foto: André Durão)

Rebaixado pela quarta vez, o Vasco tornou-se o grande com mais rebaixamentos para a Série B do Campeonato Brasileiro. Uma triste realidade que o torcedor vascaíno conviveu pela primeira vez em 2008 e que voltou a sofrer em 2013 e 2015.

Ou seja, nas últimas 13 edições do Brasileirão, o Vasco participou de 10 delas e acabou rebaixado em quatro. Um número que não condiz com a sua gigantesca história, mas que tem sido a triste realidade.

A primeira queda em 2008

Como não podia deixar de ser, a primeira queda foi a mais traumática na centenária história do clube e ficou marcada pelo torcedor que subiu à marquise de São Januário e ameaçou pular após a derrota em casa por 2 a 0 para o Vitória, que sacramentou o até então rebaixamento inédito.

Para chegar àquela queda, o Vasco viveu um ano de 2008 conturbado. A começar pela politica, assim como em 2020, com a troca de presidência em julho, saindo Eurico Miranda e assumindo Roberto Dinamite após uma batalha judicial e denúncia de fraude na eleição do fim de 2006.

Em campo, a situação não foi diferente. Para disputar o Torneio de Dubai, o Vasco não fez uma pré-temporada e sofreu com maus resultados desde o início, com muitas trocas de técnico. Alfredo Sampaio começou a temporada, Romário chegou a assumir o comando enquanto jogava e depois Antônio Lopes e Tita também treinaram a equipe, que terminou o ano com Renato Gaúcho.

A primeira queda tinha no elenco ídolos como Edmundo e Pedrinho, além de velhos conhecidos como Odvan, Jean e Beto, e promessas como Alex Teixeira. O time que perdeu para o Vitória em são Januário teve: Rafael, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Odvan e Johnny (Leandro Bomfim); Jonílson, Mateus (Faiolli), Madson e Alex Teixeira; Leandro Amaral e Edmundo.

A segunda vez, em 2013

Cinco anos depois, o Vasco voltaria a cair, acabando com o clima de otimismo após a conquista da Copa do Brasil de 2011 e a boa campanha na Libertadores de 2012. Se não houve crise política grave, a crise financeira e a má gestão de Roberto Dinamite foram determinantes.

Salários atrasados foram uma constante em 2013, o que culminou no pedido de demissão de Paulo Autuori. O treinador foi um dos quatro que passaram por toda a temporada, que começou com Gaúcho, ainda teve Dorival Junior antes da queda com Adilson Batista.

Para piorar, a maioria das 23 contratações foi equivocada e apenas Fagner, Cris, Guiñazu, Pedro Ken e Edmílson foram mais aproveitados. Para completar, nenhum dos três goleiros foi bem, num rodízio entre Michel Alves, Diogo Silva e Alessandro, com todos errando em momentos cruciais.

Para completar a temporada trágica, o rebaixamento veio após uma goleada sofrida por 5 a 1 para o Athletico-PR, pela última rodada, numa partida marcada pela briga generalizada entre as torcidas em cena triste, o que paralisou o duelo por mais de uma hora. O time que entrou em campo na queda foi: Alessandro, Fagner, Renato Silva, Cris e Yotún; Abuda, Wendel (Bernardo), Pedro Ken e Marlone (Tenorio); Thalles (Reginaldo) e Edmílson.

A terceira, em 2015

Mal voltou à elite do futebol brasileiro e o Vasco voltou a ser rebaixado, desta vez na gestão de Eurico Miranda, que na época chegou a dizer que iria para a Sibéria caso o clube fosse rebaixado. Mais uma vez, o mau planejamento fez a diferença em um elenco que teve 32 contratações, sendo que alguns nem chegaram a estrear (casos de João Carlos, Bruno Telles e Jeferson).

Entretanto, houve um outro fator importante para a queda, que foi o racha no departamento de futebol, entre o gerente Paulo Angioni e Eurico Brandão, o Euriquinho, filho do presidente e com poder de decisão. Isso desestabilizou o clima no elenco, que teve três técnicos ao longo da temporada: Doriva, Celso Roth e Jorginho.

Além disso, a péssima campanha no primeiro turno, quando o Vasco fez apenas 13 pontos foi determinante. Nem mesmo a reação com a chegada de Jorginho foi suficiente para compensar o prejuízo de uma equipe que contava com muitos experientes, casos de Martin Silva, Rodrigo, Julio Cesar, Diguinho, Andrezinho e Nenê.

A terceira queda foi sacramentada na última rodada com um empate melancólico em 0 a 0 com o Coritiba, no Couto Pereira. Mesmo se vencesse, cairia porque dependia de outros resultados que não aconteceram. O time que entrou em campo foi: Martin Silva; Madson, Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Diguinho (Mateus Pet), Serginho, Bruno Gallo (Leandrão) e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Rafael Silva).

Fonte: O Dia

Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Gary Medel celebra a permanência no Vasco
Volta importante! Vasco não sofreu gol no Brasileiro com Medel em campo

Capitão do Vasco da Gama, Medel voltou ao Rio após passar alguns dias no Chile visitando a mãe que está com problemas de saúde.

Payet em jogo contra o América-MG
Payet avança na recuperação e deve ser relacionado contra o Criciúma

Camisa 10 do Vasco da Gama, o francês Payet não joga com a camisa Cruzmaltina desde as semifinais do Campeonato Carioca.

Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, em sua época de jogador
Relembre vitórias do Vasco sobre o Criciúma com shows de Dinamite, Romário e Edmundo

Vasco e Gama e Criciúma se reencontram neste sábado (27), às 16h, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Hugo Moura durante a apresentação pelo Vasco
Hugo Moura explica escolha pelo Vasco e projeta casa cheia contra o Criciúma

Apresentado de forma oficial no Vasco da Gama, Hugo Moura revelou que está feliz de retornar ao Rio e projetou encontro com a torcida.

Torcedores eternizam o ídolo Dinamite na pele
Torcedores eternizam Dinamite na pele em tatuagem; Vasco TV mostra

Dois torcedores do Vasco da Gama visitaram o Studio da Colina para homenagear o ídolo Roberto Dinamite na pele.