6 ídolos rivais já vestiram a camisa do Vasco por breve período; veja
Seis ídolos de outros clubes brasileiros já vestiram a camisa do Vasco da Gama por um curto período, em diferentes gerações.
A camisa do Vasco já foi vestida por craques de diferentes gerações. Mas também por ídolos de rivais, mesmo que por um curto período. O LANCE! lembra seis nomes importantes do futebol brasileiro que passaram brevemente pelo clube de São Januário.
No dia 25 de março de 1993, o maior ídolo do Flamengo vestiu a camisa do Vasco. Por amizade. Os laços criados com Roberto Dinamite fizeram que, por ocasião da aposentadoria do mais emblemático cruz-maltino, o Galinho tivesse voado do Japão para o Brasil para a despedida do meia-atacante.
Em janeiro de 1992, outro ídolo rubro-negro vestiu a camisa vascaína. Júnior, multicampeão como lateral e volante, apareceu com a cruz de malta num amistoso beneficente, no Maracanã. Na ocasião, um combinado de jogadores de Flamengo e Vasco duelaram com um combinado de Corinthians e Palmeiras. Em cada etapa, uma camisa.
Em julho de 1967, Garrincha havia sido contratado pelo Vasco por empréstimo junto ao Corinthians. Num amistoso contra a Seleção de Cordeiro (RJ), antes da Taça Guanabara, ele até fez um gol, mas agravou uma contusão pré-existente. Terminou ali o período no Cruz-Maltino do ponta-direita eternizado no Botafogo.
Em 1957, o ainda menino Pelé foi um dos oito jogadores do Santos na equipe combinada com o Vasco que disputaria o Torneio do Morumbi – a delegação principal do Cruz-Maltino estava em excursão na Europa. Entre o Rio de Janeiro e São Paulo, aquele que se tornaria o Rei disputou não um, mas três jogos pelo time de São Januário. Marcou cinco gols.
Quando se aposentou dos gramados, o então jogador Telê Santana, extremamente identificado com o Fluminense, virou comentarista de rádio, treinador, mas voltou a ser atleta durante um breve período em 1969. Atuou no Vasco.
Dono de longa carreira como jogador do Flamengo, Zizinho disputou, em dezembro de 1955, dois amistosos pelo Vasco – contra os argentinos do Racing e do Independiente. Ele esteve, àquela altura, emprestado pelo Bangu.
Lancenet