Relembre o dia que Dinamite voltou ao Vasco e detonou o Corinthians

Em 1980, Roberto Dinamite retornou ao Brasil para o Vasco da Gama e marcou cinco vezes em goleada sobre o Corinthians.

Roberto Dinamite
Roberto Dinamite (Foto: Gabriel Suares/Vasco)

O jogo deste domingo será a primeira final do Vasco após a morte de Roberto Dinamite, maior ídolo da história do clube. O adversário da decisão é o Corinthians. O palco é o Maracanã. Os mesmos personagens do histórico reencontro de Dinamite com a torcida que sempre o idolatrou, há 45 anos, em uma atuação que marcou a memória de vascaínos para sempre.

Em 1980, Dinamite voltou ao Vasco após uma curta passagem pelo Barcelona. O craque vascaíno fez sua reestreia contra o Corinthians, no Maracanã, para cerca de 107 mil pessoas. Roberto fez os cinco gols da vitória por 5 a 2 contra os paulistas pelo Brasileirão daquele ano.

Caçapava abriu o placar no Maracanã para o Corinthians, tentando estragar a festa vascaína. Mas Roberto, no primeiro tempo, impediu e transformou a derrota parcial em vitória de goleada. Dinamite fez quatro belos gols ainda antes do intervalo. Sócrates diminuiu de pênalti para os corinthianos, mas Dinamite fez o quinto e fechou a conta no segundo tempo. Uma das maiores atuações da história do Maracanã.

Veja abaixo, na matéria produzida pelo Esporte Espetacular, os relatos de Dinamite sobre a vitória contra o Corinthians.

Balão no Flamengo e reencontro com a torcida

A volta de Roberto, por si só, já mobilizava a torcida do Vasco completamente. No entanto, a negociação ficou ainda mais especial depois do balão vascaíno em seu maior rival. O Flamengo chegou a assinar um pré-contrato com Dinamite, mas o cartola Olavo Monteiro de Carvalho enviou Eurico Miranda a Barcelona, que atravessou a negociação.

— Minha volta ao Vasco começou a partir do interesse do Flamengo. O Marcio Braga foi a Barcelona para me contratar. Em um primeiro momento, o Vasco não demonstrou interesse na volta, mas no Brasil começou uma pressão grande. Foi um fim de semana inteiro, todo mundo falando disso. E eu no meio da confusão. Com a pressão do torcedor, o Vasco mudou de ideia, me ligou, entrou em contato com o Barcelona e mandou o Eurico Miranda para Espanha. Eles conversaram e a decisão de voltar para o Vasco foi minha — recordou Roberto.

O curioso é que o Flamengo, que havia tentando sua contratação, fez a preliminar contra o Bangu, na noite do reencontro de Dinamite com a torcida do Vasco. Muitos rubro-negros permaneceram para a volta de Dinamite. Havia faixas escritas “Fla-Fiel”. Eles não deram sorte, mas presenciaram uma das maiores atuações individuais que o Maracanã já viu.

Dinamite e o título da Copa do Brasil de 2011

Roberto era o presidente do Vasco no último título nacional vascaíno. Em 2011, o clube de São Januário conquistou pela primeira vez a Copa do Brasil.

Dinamite não conheceu muitos jogadores deste elenco. O ídolo vascaíno faleceu em janeiro de 2023, enquanto a maior parte dos atletas que formam a equipe finalista da Copa do Brasil de 2025 foram contratados a partir dali.

Roberto, enquanto presidente do Vasco, conheceu Philippe Coutinho. Apesar de ele ter anunciado a venda do meia, em 2008, para a Inter de Milão, o jogador foi vendido pela gestão de Eurico Miranda. Hoje, é Coutinho quem carrega consigo a camisa 10 que Roberto honrou em campo.

Dinamite, em 2016, conheceu outra referência do Vasco de 2025. Em visita a São Januário, o eterno ídolo conversou e deu conselhos a Rayan, que ainda tinha apenas 11 anos.

— Vai aparecer um bando de gente, mas tenha como referência o seu pai e a sua mãe, que estão com você. Eles que gostam realmente de você. Se você for bem, o Vasco vai te chamar e fazer o melhor contrato. Se você for mal, vai fazer contrato nenhum. Pé no chão… até perguntei, tem 11 anos mesmo? Depende só de você. Tem uma trajetória longa aí. Abraço e sucesso para você.

— Quero estar vivo quando você fizer gols pelo Vasco — completou Dinamite.

Em 2022, no dia do aniversário de 68 anos de Roberto Dinamite, o maior ídolo da história do Vasco celebrou a data com amigos e familiares em solenidade na Sede Náutica da Lagoa, quando recebeu o título de sócio Benemérito do clube. Rayan, que ainda era da base, foi o jogador escolhido pelo clube para entregar um pôster com os dizeres “Dinamite O maior de todos”, entre outras informações que exaltavam a história do artilheiro do Vasco.

Roberto Dinamite foi muito homenageado em vida pelo Vasco e também após a morte. Mas um título da Copa do Brasil — repetindo o feito de 2011 — em cima do Corinthians, no Maracanã, com duas crias da base como protagonistas, seria uma das mais belas homenagens ao maior ídolo da história do clube. A grande final é neste domingo, às 18h (de Brasília).

Fonte: Globo Esporte

Comente

Veja também
Vasco fecha patrocínio pontual  para a final contra o Corinthians

O Vasco da Gama anunciou um patrocínio pontual com a Álamo para a grande final da Copa do Brasil, contra o Corinthians.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Corinthians

Confira a lista dos jogadores relacionados do Vasco da Gama para o jogo contra o Corinthians neste domingo, pela Copa do Brasil.

Romário revela que Vasco tentou vetar acerto com rival no retorno ao Brasil

Romário contou que recebeu ligação de Eurico Miranda para tentar convencê-lo de desistir de fechar com o Flamengo.

Aposta do Vasco, atacante sonha com 1º título da carreira

O atacante Rayan foi destaque do Vasco na temporada e busca o 1º título da carreira neste domingo, no Maracanã.

Léo Jardim e Hugo Souza podem ser protagonistas na final entre Vasco e Corinthians

Léo Jardim e Hugo Moura foram determinantes para que Vasco e Corinthians chegassem à final da Copa do Brasil.

Bernardo reafirma carinho pelo Vasco e sonha com o bi da Copa do Brasil

Bernardo não esconde seu carinho pelo Vasco da Gama e reforça torcida para o Vasco em final contra o Corinthians.

Vasco pode ter prêmio maior do que o Corinthians se conquistar a Copa do Brasil

O Vasco pode terminar a sua campanha na Copa do Brasil com uma premiação maior que a do Corinthians se for campeão.

Vasco planeja grande festa em caso de título da Copa do Brasil

O Vasco da Gama prepara festa com grupo de pagode e um Dj para a próxima segunda-feira, caso conquiste a Copa do Brasil.

Nuno Moreira está a um passo de marca histórica no Vasco

O atacante Nuno Moreira pode se tornar o primeiro jogador europeu campeão da Copa do Brasil pelo Vasco da Gama.

Germano compara título de 1997 com a Copa do Brasil 2025, e exalta Léo Jardim

O ex-goleiro Carlos Germano torce por título do Vasco na Copa do Brasil e não poupa elogios ao goleiro Léo Jardim.