Relembre o desempenho do Vasco em 2010, 2015 e 2017, anos em que voltou à Série A

O Vasco da Gama alternou bons e maus momentos nas temporadas em que voltou a disputar a Série A do Brasileiro.

Mateus Vital comemorando gol pelo Vasco contra a Ponte Preta em 2017
Mateus Vital comemorando gol pelo Vasco contra a Ponte Preta em 2017 (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

O Vasco volta à Série A após duas temporadas cercado de expectativa. Com recursos da 777 Partners, o clube promete se reforçar e montar um elenco competitivo para todas as competições. Entre elas o Campeonato Brasileiro, principal campeonato que disputará em 2023.

O clube não fala abertamente sobre metas, mas tem como objetivo conseguir uma vaga na Libertadores de 2024. A ideia é ter um time forte para brigar na parte de cima da tabela. Seria muita ousadia para uma equipe que está há duas temporadas na Segunda Divisão? Há precedentes. Não seria algo inédito na história do Vasco.

Em 2017, após subir da Série B, o Vasco terminou o Brasileiro na sétima colocação e conseguiu uma vaga na Libertadores. Histórico animador, embora o clube também já tenha sido rebaixado um ano após conseguir o acesso, em 2015.

Listamos abaixo as campanhas do Vasco no Campeonato Brasileiro nos anos em que retornou à elite.

2010

Após seu primeiro acesso, o Vasco retornou à elite como campeão da Série B e fez uma campanha correta. Não brigou na parte de cima, mas também não correu risco de cair. Terminou o Brasileirão na 11ª colocação, com 49 pontos.

Foi uma campanha de altos e baixos, com muitos treinadores. Vagner Mancini iniciou a temporada. O clube trouxe Celso Roth em seguida, mas o treinador permaneceu por poucos jogos e aceitou um convite do Inter. PC Gusmão assumiu até o fim da competição.

Durante a competição o Vasco trouxe por empréstimo dois jogadores do Benfica: Éder Luis e Felippe Bastos, nomes que fariam parte do elenco campeão da Copa do Brasil no ano seguindo. O atacante, inclusive, foi o artilheiro do clube no Brasileirão de 2010, com nove gols.

Esse foi o único Campeonato Brasileiro da Série A que Philippe Coutinho disputou. Ele iniciou a competição pelo Vasco, marcou um gol, mas saiu no meio do campeonato, negociado com a Inter de Milão.

2015

O vascaíno não guarda boas recordações do Brasileirão de 2015. O clube iniciou a competição com confiança após conquistar o Campeonato Carioca daquele ano, sob o comando de Doriva. No entanto, o início da campanha foi um desastre, e o time terminou o primeiro turno com um pé na Série B.

Após Doriva, Celso Roth teve uma rápida passagem, mas foi Jorginho que levou o time à reação. Com o treinador, chegaram reforços, entre eles Nenê, que iniciava ali sua história no Vasco. Curiosamente os dois foram personagens do acesso em 2022.

O Vasco reagiu, fez uma boa campanha no segundo turno, mas não deu tempo de evitar o rebaixamento. Com 41 pontos, o time foi rebaixado na última rodada, após empatar com o Coritiba por 0 a 0 no Couto Pereira. Nenê, que chegou com o campeonato em andamento, foi o artilheiro da equipe carioca, com nove gols.

2017

No Campeonato Brasileiro de 2017 o Vasco teve o seu melhor retorno da Série B. Foi uma campanha de altos e baixos, com turbulências, mas uma arrancada na parte final, sob o comando de Zé Ricardo, assegurou uma vaga na Libertadores de 2018 – a última do Vasco.

O Vasco terminou a competição na sétima colocação, com 56 pontos, empatado com o Flamengo. Milton Mendes e Zé Ricardo comandaram a equipe ao longo da campanha, que teve Nenê e Luis Fabiano como artilheiros, com cinco gols.

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:Série A
Comente

Veja também
Vasco tenta reverter péssimo retrospecto recente contra o Flamengo

São apenas duas vitórias, com 11 empates e 17 derrotas nos últimos 30 jogos entre Vasco da Gama e Flamengo, retrospecto péssimo.

Vegetti busca 1º gol contra o Flamengo em 2025

O atacante do Vasco da Gama enfrentou o Flamengo em três oportunidades, não venceu nenhuma delas, nem balançou as redes.

Saiba quantas vezes o Vasco fez mais de 60 pontos no BR de pontos corridos

Marca muito negativa, que demonstra que o Vasco da Gama pouco conseguiu ser competitivo desde o início do formato de disputa.

Preço médio de ingressos para jogos do Vasco é um dos maiores no BR; veja ranking

O Palmeiras lidera a lista de clubes que cobra ingressos mais caros no Brasileiro, e o Vasco da Gama também cobra caro.

Carille terá dura tarefa em duelo contra o Flamengo

Fábio Carille terá que vencer o Flamengo para dar fim a um jejum de 10 anos sem vencer o rival no Brasileiro e se garantir no cargo.

Diego Souza manda recado ao elenco do Vasco antes de clássico

Torcedor do Vasco, Diego Souza é sincero ao mandar forte recado aos jogadores do Clube, antes do clássico.

Relembre a última vez que Vasco venceu o Flamengo no Brasileiro

A última vez que o Vasco da Gama venceu o Flamengo pelo Brasileiro foi em 2015, com gols de Nenê e Rodrigo.

Confira o que está em jogo para o Vasco no clássico deste sábado

Vitória do Vasco diante do Flamengo colaria fim a um jejum de quase 10 anos e daria sobrevida ao técnico Carille.

Paulo Nunes aponta fragilidade e projeta posição do Vasco no Brasileiro

Paulo Nunes apontou as dificuldades que o time do Vasco enfrenta e demonstra preocupação com o time no Brasileiro.

Rayan sobe de produção e briga por posição no Vasco

O jovem atacante Rayan vem entrando bem nos jogos e começa a brigar por vaga no time titular do Vasco da Gama.