Relembre confrontos históricos entre Vasco x River Plate

Vasco e River Plate, que se enfrentam nesta terça-feira (17), mantêm uma rivalidade de mais de um século no futebol.

River Plate x Vasco pela final do Campeonato Sul-Americano de 1948
River Plate x Vasco pela final do Campeonato Sul-Americano de 1948 (Foto: Centro de Memória Vasco)

O adversário desta terça-feira, em Orlando, nos Estados Unidos, é um velho conhecido do Vasco. A rivalidade que começou na década de 1930 ficou ainda mais forte no final do Século 20.

Primeiro desafio de Maurício Barbieri, o River Plate é o time argentino que mais marcou a história do clube brasileiro – são 14 confrontos. A partida entre os dois está marcada para as 21h30 (de Brasília).

Adversário à altura

O River promete ser um teste à altura do que o Vasco precisa para colocar à prova o primeiro mês de trabalho do técnico Maurício Barbieri. Os argentinos, inclusive, estão treinando no centro de treinamentos do Inter Miami, o mesmo dos brasileiros. Cada clube usou um campo do complexo em Fort Lauderdale nos últimos dias.

A equipe do técnico Martín Demichelis está nos Estados Unidos desde o dia 4 de janeiro e vai encerrar sua pré-temporada em solo americano após o amistoso contra o Vasco.

O time argentino já venceu dois adversários nos EUA. A primeira partida foi contra o Monterrey-MEX, no Texas, com vitória por 1 a 0 – gol de Lucas Beltrán. No último sábado, bateu o Millonarios-COL por 2 a 0, em Fort Lauderdale, com gols de Emanuel Mammana e Miguel Borja.

Demichelis tem aproveitado a pré-temporada para fazer testes. O primeiro amistoso foi disputado com a equipe principal, enquanto na segunda partida os reservas foram escalados.

A tendência é que contra o Vasco o treinador escale uma equipe similar à que venceu o Monterrey, com grande parte dos titulares em campo. Nos dois jogos, o River Plate jogou melhor no segundo tempo após uma primeira etapa morna. Com Demichelis, a equipe ganhou consistência defensiva como um dos pontos mais fortes.

Há três jogadores adversários para Barbieri ficar de olho: Enzo Pérez, exímio marcador; Paradela, que vive bom momento no clube; e Nacho, que retornou recentemente ao River e é a cabeça pensante. O meia vem de duas temporadas pelo Atlético-MG e conhece bem o futebol brasileiro.

O provável time do River Plate: Armani; Herrera, Maidana, Pirez, Casco; Enzo Pérez, Aliendro; Paradela, Nacho, Solari e Borja.

Orellano participou de eliminação do River na Libertadores

Um dos reforços do Vasco para a temporada 2023, o argentino Luca Orellano tem histórico recente com o adversário do clube em Orlando. No ano passado, o atacante estava em campo quando o Vélez eliminou o rival nas oitavas de final da Libertadores.

Orellano não marcou o gol da vitória do Vélez por 1 a 0, mas foi um dos destaques da partida de ida no Estádio José Amalfitani. O gol foi marcado por Lucas Janson.

O reforço vascaíno também esteve em campo no empate em 0 a 0 pelo jogo de volta. Pode ser um trunfo de Barbieri para enfrentar o adversário argentino nesta terça.

O atacante tem sido elogiado internamente e agrada à comissão técnica. Sua escalação como titular, porém, ainda não é certa. Orellano foi utilizado no time principal por Barbieri, mas o treinador tem feito muitos testes a fim de definir a equipe ideal.

Rivalidade de quase um século

Os jogos mais marcantes do Vasco contra o River Plate são, sem dúvidas, os da semifinal da Libertadores de 1998. O time brasileiro passou pelos argentinos e se sagrou campeão do torneio.

Em São Januário, na ida, venceu por 1 a 0, com gol de Donizete. Só que foi a volta que marcou: o River vencia por 1 a 0, no Monumental de Núñez, mas Juninho Pernambucano calou o estádio com um gol “monumental” de falta no fim (relembre no vídeo abaixo). Na final, a equipe vascaína venceu o Barcelona de Guayaquil duas vezes para levantar a taça.

Ao longo da história foram 14 partidas, com seis vitórias do Vasco, três do River e cinco empates.

Em 1948, no Chile, as equipes disputaram o título do Campeonato Sul-Americano, que reuniu os principais clubes do continente. O “Expresso da Vitória” precisava apenas de um empate para levantar a taça e conseguiu: o jogo terminou empatado sem gols.

Os times se encontraram em mais uma semifinal, a da Copa Mercosul, em 2000. Na ida, com estrela de Romário na Argentina, os cariocas golearam por 4 a 1 (relembre no vídeo abaixo). Na volta, venceram novamente, mas por 1 a 0. O torneio ficou marcado pela “virada do século” na final, quando o Vasco venceu o Palmeiras por 4 a 3. A equipe que tinha Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano saiu atrás no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 3 a 0.

O confronto mais recente contra o River Plate aconteceu também nos Estados Unidos, em 2017, pelo Torneio da Flórida. As equipes disputaram o terceiro lugar da competição, e o Vasco venceu por 1 a 0, com gol de Nenê, que estará em campo novamente nesta terça.

Os confrontos entre Vasco x River Plate:

  • 1935: Vasco 1 a 4 River Plate – amistoso em São Januário
  • 1947: Vasco 1 a 1 River Plate – Copa Atlântico no Uruguai
  • 1948: Vasco 0 a 0 River Plate – Campeonato Sul-Americano no Chile
  • 1961: Vasco 1 a 2 River Plate – Torneio Octogonal de Verão na Argentina
  • 1980: Vasco 3 a 2 River Plate – Troféu Joan Gamper na Espanha
  • 1997: Vasco 1 a 5 River Plate – fase de grupos da Libertadores em São Januário
  • 1997: River Plate 2 a 0 Vasco – fase de grupos da Libertadores na Argentina
  • 1998: Vasco 1 a 0 River Plate – semifinal da Libertadoresem São Januário
  • 1998: River Plate 1 a 1 Vasco – semifinal da Libertadores na Argentina
  • 2000: River Plate 1 a 1 Vasco – fase de grupos da Mercosul na Argentina
  • 2000: Vasco 0 a 0 River Plate – fase de grupos da Mercosul em São Januário
  • 2000: River Plate 1 a 4 Vasco – semifinal da Mercosul na Argentina
  • 2000: Vasco 1 a 0 River Plate – semifinal da Mercosul em São Januário
  • 2017: Vasco 1 a 0 River Plate – disputa pelo 3° lugar do Torneio da Flórida em Orlando

Fonte: Globo Esporte

Mais sobre:River Plate
Estamos no Google NotíciasSiga-nos!
Comente

Veja também
Kleber em ação pelo Vasco em 2014
Kleber Gladiador detona Villani por exaltar aplausos irônicos da torcida do Vasco

O ex-atacante do Vasco da Gama, Kleber Gladiador, não gostou nada do que disse o narrador Gustavo Villani na goleada para o Criciúma.

Jogadores no protesto da organizada no CT Moacyr Barbosa
Organizadas protestam no CT do Vasco ouvem promessa de Lúcio Barbosa

Torcedores do Vasco da Gama sobem o tom na cobrança aos jogadores, Pedro Martins presencia e Lúcio Barbosa faz promessa.

Pedro Martins e Paulo Pezzolano no Cruzeiro
Com Pedro Martins, Cruzeiro teve 5 técnicos e 3 foram gringos; veja os perfis

Novo executivo de futebol do vasco da Gama, Pedro Martins contratou cinco técnicos em dois anos no Cruzeiro.

Paulo Pezzolano em treino do Cruzeiro
Vasco descarta manter Ramón e mira contratação de Pezzolano

Com a decisão final sobre a não permanência de Ramón Díaz no comando, o Vasco da Gama busca outro nome no mercado; uruguaio é o favorito.

Mauro Beting é um renomado jornalista brasileiro
Mauro Beting avalia trabalho de Ramón Díaz e cenário incerto do Vasco

O jornalista Mauro Beting fez uma análise sobre o trabalho do técnico Ramón Díaz, além do cenário que se encontra o Vasco da Gama.